Como é trabalhar na VivaReal?

De mal a pior

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa já foi muito boa para se trabalhar, mas cada vez mais está se distanciando da sua essência e fugindo dos valores que prega. Alguns benefícios, como manicure na empresa, por exemplo, são bons.

Contras: A rotatividade no VivaReal é absurda. A gestão é de longe é a pior coisa na empresa e isso se agrava a cada dia. Gestores despreparados, sem inteligência emocional e bem distantes dos valores que a empresa diz ter são cada vez mais comuns. Muitas pessoas ocupando cargos para os quais não estão preparadas. A situação é tão crítica que a VP de Pessoas chega a ameaçar os colaboradores em reuniões dizendo para não usarem pronto-socorro porque senão vão começar a cobrar co-participação na assistência médica, entre outros absurdos que não condizem com uma empresa que diz querer construir um bom ambiente para se trabalhar. Demissões em massa também são comuns na empresa, já que o planejamento lá não é feito pensando no médio e longo prazo.

Conselhos para presidência: Tenham mais cuidado na escolha para cargos de gestão, acompanhem de perto os setores com um número maior de turnover voluntário e cuidem para que as pessoas que procuram soluções e ajuda no RH não sofram mais represálias dentro dos seus times.

Não sinto saudades.

Gerente ComercialEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os valores antigos e a antiga gestão do CEO, criavam engajamento e senso de propósito, muito diferente do que acontece hoje em dia na empresa.

Contras: Não se vive mais os valores. Os valores da empresa foram esquecidos e distorcidos com o passar do tempo, bem como com as novas lideranças. Gestores despreparados que não se encaixam com a antiga cultura da empresa criaram um péssimo ambiente de trabalho.

Falsa imagem de melhor empresa para trabalhar

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: A empresa cresce bastante, é interessante acompanhar esse ritmo, pois há muito o que se aprender. Benefícios bacanas, infraestrutura de trabalho também é muito boa.

Contras: As pessoas são tratadas como números. Rotatividade de funcionários extremamente alta, pois a gestão é muito ruim. Não sabem lidar com pessoas, não sabem lidar com opiniões diferentes, vi pessoas ficando doentes por conta da pressão da gestão. Pior empresa em que já trabalhei, talvez por conta dos gestores diretos.

Conselhos para presidência: É preciso uma gestão mais humana. Lembrar que existem pessoas e não robôs trabalhando para buscar as metas da empresa.

Plano de carreira

Engenheiro

Prós: Ter como objetivo contribuir para a sociedade. Ambiente descontraído. Benefícios e valores. Localização.

Contras: Plano de carreira confuso e injusto. Cultura da empresa não condiz com decisões da gerência. Panelinhas: times pequenos sem sinergia. Baixa mobilidade entre times ou cargos. Ideia de hierarquia 'plana' não se confirma no dia a dia. Líderes ausentes a maior parte do tempo.

Conselhos para presidência: Antes de demitir um funcionário, procurar saber se o mesmo está enfrentando algum problema ou doença. Não esquecer que somos todos seres humanos.

Se houver oportunidade faça parte: ótima escola.

Prós: Trabalho duro mas de grande aprendizado, em todos os setores, fazemos mais com menos e isso nos dá muita bagagem e experiencia, vc assume grandes responsabilidades, participação ativa nos processos, conseguimos sair da caixa e nos desenvolver. Houve muito mais possibilidades de crescimento do que há hoje, mas ainda acontece. O produto nos ajuda (vende fácil e esta ganhando share), e o mercado é desafiador.

Contras: Carga horaria exagerada, te deixa sem possibilidades de resolver assuntos pessoais, fazer o mais com menos é bom, mas com o tempo te esgota, os benefícios + salario e comissões poderiam ser maiores e melhores. O produto é bom, mas pode ser muito mais melhorado (esta defasado em relação aos concorrentes, isso gera internamente, alguns conflitos). Falta de interação entre os departamentos, parecem empresas distintas com visões diferentes dentro da mesma.

Conselhos para presidência: Escute e valorize os funcionários mais experientes, podemos ser muito melhor juntos, mas de forma direta: procure, sente, escute...

Muito a melhorar

Prós: Empresa com bom ambiente e as pessoas se ajudam. Empresa realmente entrega resultados para o cliente, e tem uma ferramenta referência no mercado.

Contras: Processos burocráticos, e mudanças constantes trazem instabilidade para os funcionários. Turn-over altíssimo e vendas sem qualidade, demonstram uma fraqueza da empresa.

Boa empresa com péssimos gestores

Assistente de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os benefícios são bons, é fornecido frutas duas vezes na semana, procuram sempre realizar interação entre os colaboradores e fica em uma boa região

Contras: A gestão é muito ruim, se sua opinião não for favorável ao que dizem você é mandado embora, local muito desorganizado, rotatividade de funcionários é enorme, você precisa sempre sorrir e sempre concordar com tudo imposto, parece que a empresa é divida entre o atendimento e demais áreas.

Conselhos para presidência: Procurar rever sua gestão no atendimento para que seja vivido aquilo que é pregado aos funcionários quando entra nela.

Deslumbra no início, mas não dura.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A primeira impressão da empresa é muito boa. Tem área de descompressão, equipamentos novos e um ambiente amigável. As ações de endomarketing são constantes e desestressam. Você aprende, principalmente, a lidar com pessoas.

Contras: Com o tempo, aparecem os problemas. A empresa tem aquela cultura americana de grandes eventos internos, com o CEO showman e se você não participa, cantando e dançando, passa a ser visto como um outsider. Para fazer parte da liderança, tem que ser amigo de alguém de cima, não precisa necessariamente entender do assunto. Consequentemente, não existe retenção de pessoas, pois ninguém é valorizado. Se você não se encaixa, vão te deixando de lado até que você desiste ou te desligam. A organização interna é uma confusão. Presenciei pelo menos 4 grandes reorganizações, com danças de cadeiras na diretoria, criação e extinção de áreas e novas tarefas.

Conselhos para presidência: Faça gestão, conheça as áreas, fale com os funcionários, principalmente o "baixo clero", faça avaliações 360° e traga pessoas que agreguem conhecimento.

O que se divulga não é a verdade

Gerente ComercialEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Benefícios, localização da empresa, infraestrutura da matriz e pagamentos pontuais.

Contras: A empresa prega valores que não são reais, são apenas para se projetar bem na mídia. O turn over da empresa e altíssimo e isso se deve aos péssimos gestores e ao tratamento cheio de excessos e ao egocentrismo. Mudanças ridículas e processos que mudam a todo o tempo também é um dos pontos que prejudicam a permanência dos bons profissionais na empresa. Com as diversas mudanças que foram para a pior perdeu um de seus maiores valor que era atender bem os seus clientes e ser íntegra. O clima na empresa é péssimo vivíamos em um cenário de terror diariamente.

Conselhos para presidência: Voltar aos valores iniciais, pois após a saída do fundador como CEO tudo começou a degringolar, pois as pessoas são vistas apenas como número e só é levado em consideração os números e resultados.

Bons princípios, aplicação tem que ser m,uito melhorada

Analista de MarketingEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente descontraído, com pessoas muito dedicadas que se esforçam para ver o melhor da empresa, infelizmente alguns chefes fazer o trabalho inverso e acabam desmotivando toda a equipe.

Contras: O planejamento é pensado a curto prazo, não tendo tempo hábil para colocar em pratica a estratégia da empresa, e construi-lá da forma correta.

Conselhos para presidência: Ouvir mais as necessidades de quem realmente esta com os projetos em mãos e não apenas ouvir o superior destes.

VivaReal

Descrição:O VivaReal é a maior plataforma de busca de imóveis online, conectando as pessoas que procuram imóveis com mais de 20.000 corretores e imobiliárias e 4 milhões de imóveis cadastrados no nosso site. Somos uma das empresas de internet que mais cresce no Brasil, com mais de 15 milhões de visitas ao nosso site web e mobile todo os meses. E com todo esse crescimento, nossas equipes não param de ter novos desafios.