Como é trabalhar na VivaReal?

De mal a pior

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa já foi muito boa para se trabalhar, mas cada vez mais está se distanciando da sua essência e fugindo dos valores que prega. Alguns benefícios, como manicure na empresa, por exemplo, são bons.

Contras: A rotatividade no VivaReal é absurda. A gestão é de longe é a pior coisa na empresa e isso se agrava a cada dia. Gestores despreparados, sem inteligência emocional e bem distantes dos valores que a empresa diz ter são cada vez mais comuns. Muitas pessoas ocupando cargos para os quais não estão preparadas. A situação é tão crítica que a VP de Pessoas chega a ameaçar os colaboradores em reuniões dizendo para não usarem pronto-socorro porque senão vão começar a cobrar co-participação na assistência médica, entre outros absurdos que não condizem com uma empresa que diz querer construir um bom ambiente para se trabalhar. Demissões em massa também são comuns na empresa, já que o planejamento lá não é feito pensando no médio e longo prazo.

Conselhos para presidência: Tenham mais cuidado na escolha para cargos de gestão, acompanhem de perto os setores com um número maior de turnover voluntário e cuidem para que as pessoas que procuram soluções e ajuda no RH não sofram mais represálias dentro dos seus times.

VP de Pessoas, Renata Lorenz da VivaReal da VivaReal respondeu:

Obrigada pelo feedback. Sinto muito que sua experiência não foi tão positiva. Estamos investindo em um programa intenso de treinamentos para todos os níveis de liderança, pois acreditamos que levar conhecimento para gestão é a melhor maneira de termos líderes alinhados a cultura e valores do VivaReal.
    Crescemos muito nos últimos anos, e realmente tivemos que fazer ajustes em alguns times da empresa e apesar de fazermos isso pelo bem do coletivo e pelo futuro da empresa, sentimos muito por causar desconforto e transtorno a algumas pessoas.
    Sobre o benefício do convênio médico, a minha intenção foi conscientizar o time sobre a melhor utilização do plano de saúde e incentivar as pessoas a terem um acompanhamento médico regular ao invés de reagir em casos de emergência. Atitudes preventivas nos ajudam a diminuir o número de entradas no pronto-socorro, o que contribui para uma vida mais saudável para o colaborador além da redução nos custos com convênio médico, o que nos possibilita manter o padrão da nossa assistência médica e/ou direcionar esse investimento em outras iniciativas de bem estar para os nossos colaboradores. Acredito que se houve esse ruído na informação, foi porque naquele momento não me comuniquei da melhor forma e peço desculpas por isso.
    Obrigada pelo conselho. Nosso time de RH está orientado a ajudar e contribuir para o sucesso das pessoas e estou acompanhando ainda mais de perto o desenvolvimento do time de gestão.

Não sinto saudades.

Gerente ComercialEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os valores antigos e a antiga gestão do CEO, criavam engajamento e senso de propósito, muito diferente do que acontece hoje em dia na empresa.

Contras: Não se vive mais os valores. Os valores da empresa foram esquecidos e distorcidos com o passar do tempo, bem como com as novas lideranças. Gestores despreparados que não se encaixam com a antiga cultura da empresa criaram um péssimo ambiente de trabalho.

VP de Pessoas, Renata Lorenz da VivaReal da VivaReal respondeu:

Fico chateada que você tenha saído com uma percepção ruim do VivaReal. Nossos valores continuam orientando as nossas decisões e sinto eles presente todos os dias. Buscamos constantemente evoluir e criar um bom ambiente onde as pessoas se sintam desafiadas e em constante aprendizado.
    Te desejo sucesso na sua trajetória profissional.
    Um abraço

Falsa imagem de melhor empresa para trabalhar

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: A empresa cresce bastante, é interessante acompanhar esse ritmo, pois há muito o que se aprender. Benefícios bacanas, infraestrutura de trabalho também é muito boa.

Contras: As pessoas são tratadas como números. Rotatividade de funcionários extremamente alta, pois a gestão é muito ruim. Não sabem lidar com pessoas, não sabem lidar com opiniões diferentes, vi pessoas ficando doentes por conta da pressão da gestão. Pior empresa em que já trabalhei, talvez por conta dos gestores diretos.

Conselhos para presidência: É preciso uma gestão mais humana. Lembrar que existem pessoas e não robôs trabalhando para buscar as metas da empresa.

VP de Pessoas, Renata Lorenz da VivaReal da VivaReal respondeu:

Agradeço seu feedback e fico feliz de saber que se sentia bem com a nossa estrutura de trabalho e com os nossos benefícios.
    Fico chateada que sua experiência não foi tão positiva no VivaReal e que a sua percepção é que vemos as pessoas como números. As pessoas são o nosso maior ativo e por isso procuramos cuidar e oferecer um ambiente de melhoria contínua. Estamos em constante evolução e de 2015 até hoje, implementamos ações para desenvolvimento da liderança e tenho acompanhado de perto o desempenho de cada gestor. Te desejo sucesso em seus novos desafios profissionais.
    Um abraço.

Plano de carreira

Engenheiro

Prós: Ter como objetivo contribuir para a sociedade. Ambiente descontraído. Benefícios e valores. Localização.

Contras: Plano de carreira confuso e injusto. Cultura da empresa não condiz com decisões da gerência. Panelinhas: times pequenos sem sinergia. Baixa mobilidade entre times ou cargos. Ideia de hierarquia 'plana' não se confirma no dia a dia. Líderes ausentes a maior parte do tempo.

Conselhos para presidência: Antes de demitir um funcionário, procurar saber se o mesmo está enfrentando algum problema ou doença. Não esquecer que somos todos seres humanos.

CEO da VivaReal respondeu:

Lamento que você tenha uma percepção negativa do VivaReal.

Estamos trabalhando duro para construir um plano claro de carreira ao longo dos últimos seis meses e fizemos bons progressos. Nosso objetivo é ser 100% transparente sobre isso. Nosso processo de avaliação está evoluindo rapidamente e temos uma grande equipe dedicada a melhorar isso. Aqui estão algumas coisas que estamos comprometidos a fazer agora: 1) Adicionar membros à equipe de engenharia para ser capaz de ter mais flexibilidade. Aumentar nossas equipes permitirá o movimento mais lateral onde podemos misturar e combinar diferentes pessoas. Estamos convictos de que os nossos engenheiros são capazes de se movimentar e participar de diferentes projetos. Isto garante um ambiente de trabalho dinâmico. 2) Acreditamos que o plano de carreira Y em engenharia é extremamente importante. Temos um monte de contribuintes individuais talentosos e, na verdade, existem casos em que temos engenheiros de software que fazem mais dinheiro do que os gerentes de engenharia, esta é uma realidade no VivaReal. Nós concordamos que o plano de carreira pode tornar-se mais claro e tem havido discussões sobre como podemos ajudar a nossa equipe a entender as oportunidades. 3) No que diz respeito a liderança ausente, fizemos recentemente algumas mudanças e eu, pessoalmente, estou envolvido com as equipes, bem como gerentes de engenharia para garantir que estamos fornecendo suporte sólido.

Obrigado pelo seu feedback sobre demissão. No VivaReal, não fazemos isto sem antes analisar e demitir alguém não é algo que gostamos de fazer. Seus comentários são provavelmente voltados à uma pessoa recentemente demitida da equipe. Se você é esta pessoa, eu sinto muito por você não ter se sentido apoiado. Nós profundamente nos preocupamos com as pessoas no VivaReal e sempre fazemos o nosso melhor para fazer a coisa certa (# Fazemosoqueécerto). Se por acaso você não é a pessoa e você não gostou da forma como foi gerida, você sabe onde eu me sento (provavelmente muito perto de sua mesa). Como todos na equipe de engenharia sabem, eu sou muito acessível. Costumo participar dos almoços ou conversar com pessoas no corredor. Se você tem um feedback construtivo que nos ajudaria a ser melhor como uma empresa, não hesite em me procurar (#MelharmosSempre).

Mudanças

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: A cultura antiga da empresa que buscava a valorização e do funcionario era ótima. Haviam palestras e eventos com ações diferenciadas. Programas de treinamentos.

Contras: Após a fusão com o Zap se tornando o Grupo Zap VivaReal a qualidade decaiu muito, houveram várias demissões em massa onde a propria diretoria informou não ter havido critério, apenas foram "sorteados" alguns nomes havendo o desligamento, tendo sendo dito ainda o seguinte: "Com certeza alguma demissão acabou sendo injusta, mas erros são cometidos e não há nada que possa se fazer"

Era muito melhor, mas decaiu.

Analista de Conteúdo DigitalEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O time de marketing (minha área) era muito unido, nunca havia trabalhado em uma empresa cujo time era tão amigo. A boa localização do escritório também ajuda. Andar de "descompressão" muito bonito e bem montado.

Contras: Liderança indecisa e que muda de ideia constantemente sem motivos ou explicações. Grande projetos foram desenvolvidos por meses e derrubados sem maiores explicações. O VivaReal que eu conheci quando cheguei não é o mesmo VivaReal de quando saí. A empresa não soube lidar com o próximo crescimento e nunca aprendeu a valorizar o time que tem. A empresa perdeu diversos funcionários bons por conta da nula política de retenção. Muitos benefícios eram dados apenas ao time de Engenharia e o RH tentava ocultar isso dos outros times, cortando essas informações de materiais de divulgação. O RH talvez seja a melhor decepção. Eu e colegas de trabalho fizemos uma reclamação formal sobre nosso gestor à BP e desde então passaram a fazer de nossas vidas um inferno, sem nenhum suporte.

Conselhos para presidência: Voltar à cultura da empresa e olhar para ela com mais carinho. Ela é muito bem escrita, mas muitas vezes parecia ser ignorada. E olhar com mais carinho para as necessidades da equipe, inclusive as emocionais. Muitas vezes o time acaba desmoralizado por decisões que derrubam meses de trabalho.

Ambiente muito agradavel.

Analista de Treinamento Pleno

Prós: Clima, cultura, pessoas. Ambiente muito agradável e incentivador a uma cultura de inovação. Possibilidade de fazer muitas coisas, empresa aberta para o novo.

Contras: Ao mesmo tempo as coisas mudam muito, acaba dificultando e aumentando o volume de trabalho. De resto é bem positivo o clima e isso acaba compensando os pontos negativos.

Se houver oportunidade faça parte: ótima escola.

Prós: Trabalho duro mas de grande aprendizado, em todos os setores, fazemos mais com menos e isso nos dá muita bagagem e experiencia, vc assume grandes responsabilidades, participação ativa nos processos, conseguimos sair da caixa e nos desenvolver. Houve muito mais possibilidades de crescimento do que há hoje, mas ainda acontece. O produto nos ajuda (vende fácil e esta ganhando share), e o mercado é desafiador.

Contras: Carga horaria exagerada, te deixa sem possibilidades de resolver assuntos pessoais, fazer o mais com menos é bom, mas com o tempo te esgota, os benefícios + salario e comissões poderiam ser maiores e melhores. O produto é bom, mas pode ser muito mais melhorado (esta defasado em relação aos concorrentes, isso gera internamente, alguns conflitos). Falta de interação entre os departamentos, parecem empresas distintas com visões diferentes dentro da mesma.

Conselhos para presidência: Escute e valorize os funcionários mais experientes, podemos ser muito melhor juntos, mas de forma direta: procure, sente, escute...

Muito a melhorar

Prós: Empresa com bom ambiente e as pessoas se ajudam. Empresa realmente entrega resultados para o cliente, e tem uma ferramenta referência no mercado.

Contras: Processos burocráticos, e mudanças constantes trazem instabilidade para os funcionários. Turn-over altíssimo e vendas sem qualidade, demonstram uma fraqueza da empresa.

Boa empresa com péssimos gestores

Assistente de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os benefícios são bons, é fornecido frutas duas vezes na semana, procuram sempre realizar interação entre os colaboradores e fica em uma boa região

Contras: A gestão é muito ruim, se sua opinião não for favorável ao que dizem você é mandado embora, local muito desorganizado, rotatividade de funcionários é enorme, você precisa sempre sorrir e sempre concordar com tudo imposto, parece que a empresa é divida entre o atendimento e demais áreas.

Conselhos para presidência: Procurar rever sua gestão no atendimento para que seja vivido aquilo que é pregado aos funcionários quando entra nela.

VivaReal

Descrição:O VivaReal é a maior plataforma de busca de imóveis online, conectando as pessoas que procuram imóveis com mais de 20.000 corretores e imobiliárias e 4 milhões de imóveis cadastrados no nosso site. Somos uma das empresas de internet que mais cresce no Brasil, com mais de 15 milhões de visitas ao nosso site web e mobile todo os meses. E com todo esse crescimento, nossas equipes não param de ter novos desafios.