Como é trabalhar na VivaReal?

Recomendaria sim, mas com ressalvas!

Prós: Salários e benefícios compatíveis com o mercado de trabalho, flexibilidade de horário (para algumas áreas), ambiente de trabalho agradável.

Contras: Falta de organização e processos claros e bem definidos, faz com que os funcionários sintam-se perdidos. Além disso, há grande rotatividade de funcionários - e gestores - o que acarreta em avaliações de desempenho falhas, fora a falta de plano de carreira estruturados, onde sempre os mesmos funcionários (envolvidos nas panelinhas) é que são promovidos. Algumas áreas - Engenharia - são super valorizadas (sem querer desmerecer o trabalho de ninguém, mas não vejo motivos para isso), enquanto outras são esquecidas. E outra, colocar joguinhos, manicure e afins não é qualidade de vida e sim tapa buraco para a carga horária exagerada.

Conselhos para presidência: Olhar o que realmente acontece dentro da organização, ouso dizer que metade da empresa está insatisfeita e ninguém faz nada para melhorar isso. "Pregar" que somos a melhorar empresa para se trabalhar só serve para os funcionários novos, que não conhecem ainda como as coisas funcionam de verdade. Chega de panelinhas e promoções para pessoas que nem sempre merecem, passe a observar seus funcionários e as outras áreas, além da Engenharia.

CEO da VivaReal respondeu:

Agradeço por ter usado o seu tempo para compartilhar esse feedback comigo. Como o fundador e CEO do VivaReal, eu me importo profundamente com o que os membros do nosso time pensam. Gostaria de abordar o seus comentários em três partes:

1) Processos/Carreira - Eu creio que a cultura é mais importante do que o processo. No entanto, uma vez que a nossa empresa tem escalado massivamente e contratou 170 novas pessoas para a equipe nos últimos 12 meses, naturalmente existem algumas avarias no processo. 2016 será um ano onde nós contrataremos menos pessoas (porém continuaremos em crescimento) e poderemos nos concentrar no processo de fortalecimento. O RH por exemplo, tem priorizado iniciativas importantes para se concentrar no desenvolvimento de carreira. Aqui estão alguns dos principais focos para 2016: Melhorar o processo de contratação, treinamento de liderança / desenvolvimento, melhor feedback e avaliações. Estou confiante na nossa equipe e eu, particularmente tenho passado bastante tempo com a Renata Lorenz, nossa vice-presidente de Pessoas. Se você tiver comentários ou ideias específicas, por favor, procure a nossa equipe.

2) Carga horaria - Meu conselho é que você não faça horas extras. Se você se sentir pressionado para fazer, por favor, fale com os nossos business partners do RH. Nós desenvolvemos um mecanismo de feedback que protege sua identidade. Você pode procurá-los e compartilhar sua experiência sem se preocupar que eles comentarão com seu chefe. Em relação a jogos e outros benefícios, tentamos nos divertir no VivaReal. O objetivo não é ter estes tipos de benefícios para compensar outras coisas. Na verdade, gostamos de ser um lugar legal para se trabalhar e esta é apenas uma pequena parte disto.

3) Engenharia - Valorizamos todas as áreas do VivaReal. Deixe-me criar um contexto para ajudar você a entender melhor como eu penso. Historicamente, a engenharia tem tido alguns grandes desafios. Em anos anteriores, tivemos escritórios de engenharia espalhados por Bogotá, Florianópolis, São Paulo e Bangalore .... sim, tivemos um escritório na Índia! Nós também tivemos uma grande rotatividade em engenharia e meu co-fundador Thomas Floracks que liderava a engenharia nos deixou no início de 2015. Além disso, nós originalmente investimos pouco em engenharia, porque por sermos uma startup tivemos muito pouco capital para investir em produto. Agora que estamos bem capitalizados, tomei a decisão de compensar a falta de atenção que a área recebeu anteriormente. Para a sua pergunta sobre por que investir tanto em engenharia. Somos uma empresa de tecnologia. Esta questão poderia igualmente ser aplicada a empresas como o Facebook ou o Google. A resposta é que os ganhos de longo prazo ao construir a melhor plataforma de tecnologia permitem que você resolva os principais pontos de preocupação dos nossos clientes e pessoas que buscam uma propriedade. Minha hipótese para o VivaReal é que entregar as melhores soluções através da tecnologia nos ajudará a solidificar a nossa liderança. Olhando de fora, isso pode ser mais difícil de se enxergar, mas eu peço que você confie em meu julgamento como CEO. Por último, concordo que todas as áreas no VivaReal são importantes. Temos o compromisso de investir em pessoas e garantir que nossos líderes em cada departamento sejam capazes de resolver todos os problemas que possam surgir.

Obrigado pelos seus comentários. Espero que isso ajude a esclarecer como eu vejo as coisas.

VivaReal

Descrição:O VivaReal é a maior plataforma de busca de imóveis online, conectando as pessoas que procuram imóveis com mais de 20.000 corretores e imobiliárias e 4 milhões de imóveis cadastrados no nosso site. Somos uma das empresas de internet que mais cresce no Brasil, com mais de 15 milhões de visitas ao nosso site web e mobile todo os meses. E com todo esse crescimento, nossas equipes não param de ter novos desafios.