Como é trabalhar na VivaReal?

Um ótimo ambiente de trabalho

Analista de Treinamento Pleno

Prós: Ambiente de Trabalho, agilidade em que as coisas acontecem, investimento em treinamento e desenvolvimento pessoal, liberdade e autonomia para realizar as atividades. Proximidade com os gestores e os principais executivos, programas de comunicação, transparência.

Contras: As coisas mudam muito rápido e a todo momento isso acaba dificultando a comunicação entre todas as áreas envolvidas. Mas, de um modo geral, para quem gosta de mudança isso não é um problema.

Ok

Gerente

Prós: A Cultura dos valores e a mentalidade do fundador são bem presentes na empresa, o projeto de crescimento e as ambições da empresa para posicionamento no mercado são bem interessantes, autonomia e liberdade são os pontos positivos também.

Contras: Pode evoluir a comunicação interna por ser uma empresa relativamente nova, oportunidades mais democráticas, excesso de politica e fofocas exageradas.

Empresa jovem e com ambiente muito bom

Prós: A empresa tem uma cultura muito legal, as pessoas são receptivas, o ambiente é muito agradável, temos muitos benefícios no ambiente de trabalho (manicure, massagista, espaços de descompressão).

Contras: No momento não existem promoções. Em muitas áreas é normal ver colaboradores sem aumento de salário ou promoção de cargo a muito tempo. Por mais que falem que quem faz o plano de carreira é o próprio colaborador, a empresa poderia ajudar neste ponto.

Deslumbra no início, mas não dura.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A primeira impressão da empresa é muito boa. Tem área de descompressão, equipamentos novos e um ambiente amigável. As ações de endomarketing são constantes e desestressam. Você aprende, principalmente, a lidar com pessoas.

Contras: Com o tempo, aparecem os problemas. A empresa tem aquela cultura americana de grandes eventos internos, com o CEO showman e se você não participa, cantando e dançando, passa a ser visto como um outsider. Para fazer parte da liderança, tem que ser amigo de alguém de cima, não precisa necessariamente entender do assunto. Consequentemente, não existe retenção de pessoas, pois ninguém é valorizado. Se você não se encaixa, vão te deixando de lado até que você desiste ou te desligam. A organização interna é uma confusão. Presenciei pelo menos 4 grandes reorganizações, com danças de cadeiras na diretoria, criação e extinção de áreas e novas tarefas.

Conselhos para presidência: Faça gestão, conheça as áreas, fale com os funcionários, principalmente o "baixo clero", faça avaliações 360° e traga pessoas que agreguem conhecimento.

Melhor empresa que já trabalhei

Analista de Marketing Júnior

Prós: Pessoas jovens, com bom humor, e sempre dispostos a ajudar! Ambiente colorido e aconchegante. Recebemos frutas em alguns dias da semana, e a empresa adotou uma cachorrinha super fofa, que alegra à todos

Contras: A empresa cresceu muito rápido, mas como toda empresa grande, as burocracias e processos mal desenhados estão atrapalhando nas atividades do dia a dia

Valeu a experiencia

Executivo de RelacionamentoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Cultura da empresa

Contras: Planejamento da empresa muito ruim

Foco em consumidor e no produto mas falta de visão técnica atrapalha

Gerente de EngenhariaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Foco no consumidor, liberdade para evoluir soluções técnicas de alto impacto, a empresa está disposta a mudar e sabe a importância de ser líderes em tecnologia para conseguir evoluir o produto e tenta ir atras de conseguir isso

Contras: A empresa tem culturas bem diferenciadas dependendo da área onde você trabalha, gostam de trazer pessoas especializadas em 'gestão' de pessoas mas que muitas vezes não tem a experiência técnica que se precisa para lidar com a gestão de pessoas em áreas mais especializadas e que consigam dar uma direção alto nível com objetivos técnicos claros, os gestores terminam sendo pessoas que não são inspiradoras nem pessoas que você respeita por ter atingido objetivos grandes na sua área de experiência, terminam sendo 'pessoas boas' que tem a sua carreira e o futuro da empresa nas mãos deles mas não tem a bagagem que se precisa para fazer as decisões que a empresa precisa sejam feitas

Conselhos para presidência: Contratar um gerente de engenharia que traga o diferencial técnico que falta e que consiga colaborar na estratégia da empresa trazendo uma visão técnica forte

Ambiente de startup

Analista de Planejamento

Prós: Ambiente de aprendizado Desafios Remuneração compatível Benefícios bem estruturados Cultura de reconhecimento Avaliação de desempenho frequente

Contras: Processos em estruturação Muitas mudanças Troca de lideranças e estratégias Plano de carreira pouco claro Poucas promoções internas Falta de alinhamento entre areas

Analista de Marketing PlenoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente é legal, informal, alegre e descontraído. Você trabalha brincando. Bons benefícios, vr, vt, convênio médico, auxilio creche e outros mais.

Contras: A empresa cresceu muito rápido e pessoas despreparadas foram contratadas para gerir grandes times. Gente de área oposta a qual foi contratada para trabalhar- resultado - alta rotatividade de pessoal. É tão absurdo que em 2 anos de empresa eu já não conhecia mais ninguém. Isso cria receio de crescimento e carreira dentro da empresa.

De mal a pior

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa já foi muito boa para se trabalhar, mas cada vez mais está se distanciando da sua essência e fugindo dos valores que prega. Alguns benefícios, como manicure na empresa, por exemplo, são bons.

Contras: A rotatividade no VivaReal é absurda. A gestão é de longe é a pior coisa na empresa e isso se agrava a cada dia. Gestores despreparados, sem inteligência emocional e bem distantes dos valores que a empresa diz ter são cada vez mais comuns. Muitas pessoas ocupando cargos para os quais não estão preparadas. A situação é tão crítica que a VP de Pessoas chega a ameaçar os colaboradores em reuniões dizendo para não usarem pronto-socorro porque senão vão começar a cobrar co-participação na assistência médica, entre outros absurdos que não condizem com uma empresa que diz querer construir um bom ambiente para se trabalhar. Demissões em massa também são comuns na empresa, já que o planejamento lá não é feito pensando no médio e longo prazo.

Conselhos para presidência: Tenham mais cuidado na escolha para cargos de gestão, acompanhem de perto os setores com um número maior de turnover voluntário e cuidem para que as pessoas que procuram soluções e ajuda no RH não sofram mais represálias dentro dos seus times.

VivaReal

Descrição:O VivaReal é a maior plataforma de busca de imóveis online, conectando as pessoas que procuram imóveis com mais de 20.000 corretores e imobiliárias e 4 milhões de imóveis cadastrados no nosso site. Somos uma das empresas de internet que mais cresce no Brasil, com mais de 15 milhões de visitas ao nosso site web e mobile todo os meses. E com todo esse crescimento, nossas equipes não param de ter novos desafios.