Como é trabalhar na Vicunha Têxtil?

Ótima empresa.

Jovem Aprendiz AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2017

Natal, RN

Prós: Empresa Organizada que proporciona aos seus colaboradores ótimas oportunidades de crescimento, como também tem uma boa atenção para o bem estar dos funcionários oferecendo ajudas sociais e treinamentos.

Contras: Ter politicas menos rígidas, que as vexes ao invés de ajudar torna as coisas mais complexas, criando regras que são desnecessárias e que são quebradas constantemente.

Muito a melhorar

Estagiário de Engenharia Civil

Maracanaú, CE

Prós: Tem os processos fabris bem definidos, porém, faltam padrões, ou seja, gera-se espaço para atividades não conformes e consequentemente abre espaço para acidentes.

Contras: Empresa com Estrutura Organizacional Matricial Forte, por isso, é muito rígida. Existe uma grande resistência na inserção de pessoas jovens com papel de líderes. Não tem plano de carreira

Ótimo aprendizado para trabalho em equipe

Ex-funcionário, saiu em 2013

Itatiba, SP

Prós: Uma excelente empresa para aprendizado no trabalho em equipe, organização na hierarquia apesentada, pessoas com comprometimento para o crescimento profissional em conjunto com a empresa.

Contras: Muitos pontos negativos estão relacionados aos cargos administrativos em excesso por acabando em burocratizar a empresa, desta forma engessando e perdendo toda a flexibilidade que uma empresa precisa no atual mercado de trabalho.

Vicunha Têxtil: Introdução Para Uma Grande Carreira

Jovem Aprendiz

Natal, RN

Prós: A Vicunha Têxtil torna-se um excelente ambiente para adquirir experiência pois trata-se de uma indústria, entretanto não só por este fato, mas por possuir funcionários com amplo conhecimento em suas áreas de atuação, o que torna a experiência ainda mais rica.

Contras: Apesar de ser uma indústria de grande porte, a Vicunha Têxtil ainda possui falhas na comunicação o que torna o funcionamento um pouco mais difícil. Além disso, grande parte da organização é afetada por não reconhecer os talentos de seus funcionários e manter o padrão arcaico das diferenças hierárquicas.

Conselhos para presidência: Deixar menos evidente as relações de hierarquia séria de fato um avanço para que a Vicunha Têxtil possa ser introduzida no mundo moderno dos negócios, ou seja, buscar jovens talentos, informatizar atuais colaboradores e escutar mais os ideais dos funcionários pode ser essencial na mudança cultural arcaica a qual a Vicunha está inserida atualmente. Grandes benefícios podem ser adquiridos com esses esforços, principalmente no quesito reconhecimento de público. Além disso, conscientizar funcionários sobre a importância da informação pode extinguir um problema evidente na Vicunha atualmente que é a falha na comunicação. Informações importantes que deixam de ser repassadas podem ser fatais no desenvolvimento da indústria.

Prós: As pessoas são atenciosas (filial Pacajus), o ambiente de trabalho é fraterno e aberto às conversas. A empresa oferece rota, plano de participação.

Contras: Estrututa de recursos humanos precária, obsoleta. Sem política de cargos e salários, sem muitas posições a serem galgadas. Salário muito baixo.

Razoável

Prós: Ambiente agradável de se trabalhar, todos muito dispostos a ensinar sobre os processos existentes. Boas vantagens de crescimento, tanto no departamento que esta como em outros.

Contras: A faixa salarial não é compatível com outras indústrias, ficando só um pouco acima do piso. Os benefícios também não são muito atraentes em comparação a outras empresas.

Ótima oportunidade de aprendizagem

Jovem Aprendiz Administrativo

Natal, RN

Prós: A vicunha Têxtil possui um amplo espaço de aprendizagem, onde possui funcionário preparados e com disposição para ajudar, além de possuir programas de formação pessoal com palestras e aulas interativas para o desenvolvimento pessoal do aprendiz.

Contras: É certo que empresas tradicionais como a Vicunha Têxtil não possuem um espaço para que seus colaboradores possam propor melhorias, entretanto esta é uma cultura que não deixa de ser ultrapassada e que deveriam permanecer no passado, pois hoje em dia as empresas mostram muito mais vantagens quando seus colaboradores fazem parte da equipe de desenvolvimento interno, assim, melhorando o ambiente de trabalho e reconhecendo os colaboradores por sua contribuição.

Conselhos para presidência: Fazer com que os colaboradores não notem a presença de um chefe e sim de um líder nos departamentos da industria é um passo essencial para que a Vicunha atualmente possa modernizar-se, posteriormente abrindo o espaço para que esses colaboradores possam opinar nos processos e no funcionamento da empresa como um todo e de forma menos burocrática. Além disso, modernizar: sistemas, maquinário e funcionários poderiam fazer da Vicunha um excelente ambiente de trabalho saindo da cultura do século passado e fazendo enorme diferença no produto final ou até mesmo na popularidade da empresa.

uma empresa ótima para se trabalhar

Aprendiz AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2017

Natal, RN

Prós: essa empresa da bastante oportunidade para aprendizado, fazendo com que o funcionário sempre cresça dentro da empresa, fazendo várias seleções internas.

Contras: quando termina o contrato de aprendiz, não contrata, tinham que aproveitar mais os aprendizes bons, dando uma oportunidade para que podessem ser contratados.

Ótima e posso dar mais um pouco de mim.

Estudante

Maracanaú, CE

Prós: É uma empresa que da oportunidades para jovens que precisam entra nessa área de trabalho, e que ajuda os jovens e que na empresa as pessoas se dar o máximo possivel

Contras: Nada, conheço pessoas que trabalham e não reclamam e nem falam mal desta empresa que é uma empresa que presta serviços ótimos nunca escultei ninguém falando mal.

Conselhos para presidência: Por da várias oportunidades

Empresa ótima para adquirir experiência

Assistente de Escrita Fiscal

Maracanaú, CE

Prós: Salários sem pre em dias. Participação nos resultados. Oportunidades para crescimento, politica de recrutamento interno, administrativo com salas bem climatizadas e equipadas.

Contras: Alguns benefícios deixam a desejar, a diretoria ameaça retirar algum benefício sempre que o sindicado briga por uma melhoria salarial, Alguns gastos desnecessários onde o valor poderia ser revertido em melhorias para os colaboradores

Conselhos para presidência: Falta investimento na parte que faz a empresa dar resultado, os funcionários, a politica de redução de custos funciona, porém até certo ponto, chegamos em um momento que há uma fuga de capital intelectual para outras empresas que me faz pensar se realmente vale a pena essa guerra por migalhas, por mais que a máxima de que uma pessoa não é insubstituível, temos alguns funcionários que realmente fazem a diferença.

Vicunha Têxtil

Descrição:Com mais de 45 anos no mercado, a Vicunha é uma das maiores indústrias têxteis do mundo e líder em diversos segmentos. Possui unidades em três estados, como Ceará, São Paulo e Rio Grande do Norte, além de uma fábrica na Argentina e outra no Equador, e filiais de vendas na Argentina e na Suíça. Atualmente, possui oito mil profissionais trabalhando na companhia.