Como é trabalhar na Venturus?

Empresa muito boa para iniciar a carreira

Analista de Testes Pleno

Campinas, SP

Prós: Ambiente muito bom, e estão sempre preocupado em melhorar. Oportunidades de mudar de conta e assim mudar totalmente a area de atuação se preferir

Contras: Não tem um plano de carreira muito claro. Muitas vezes aumentos e promoções não são dado as pessoas mais merecedoras, tem alguns problemas nessa parte de avaliação e recompensas

Uma boa empresa para se trabalhar

Analista Programador Java Pleno

Campinas, SP

Prós: Salário competitivo, ótimo pacote de benefícios, horário semi-flexível, ambiente muito agradável e inovador, treinamentos constantes, inglês in-company (50% pago pela empresa), ótimas oportunidades de crescimento, bolsas de estudo e certificação, home-office 1x por semana.

Contras: O plano de carreira precisa melhorar bastante, alguns projetos não tem muita relevância e acaba desmotivando as vezes. Em alguns projetos falta dinâmica as vezes, pressão demais é ruim, mas pressão de menos também é ruim.

Conselhos para presidência: Plano de carreira precisar ser mais constante e assertivo, cobrança deveria ser por resultados e não horas trabalhadas, portanto total flexibilização do horário de trabalho e política de home-office seria muito bem vinda. O gerentes deveriam receber mais treinamentos em lideranças para motivar melhor seus liderados. É necessário algumas mudanças culturais na empresa agora que está se posicionando de forma mais competitiva no mercado, mais dinamismo.

É um bom lugar pra trablhar, mas que vem se perdendo em superficialidades com o passar dos anos.

Desenvolvedor Sênior

Campinas, SP

Prós: Projetos em diferentes áreas de conhecimento, ambiente descontraído, pacote de remuneração e benefícios, transparẽncia com os números financeiros do instituto (embora as metas sejam obscuras) , comunidade interna movimentada com eventos e troca de conhecimento, flexibilidade do horário de trabalho (poderia ser melhor) além do recém adicionado home office.

Contras: Programa de plano de carreira sério inexistente, gestão atual muito preocupada em produtividade a todo o custo, metas obscuras que mais parecem terem sido escolhidas de forma aleatória, rusga interna entre contas retendo profissionais bons em projetos ruins tem contribuido bastante para a saida de gente boa da empresa, programas de contribuição em outras áreas sem objetivo claro e desorganizado, programas de reposicionamento de mercado superficial.

Conselhos para presidência: No lugar de impor o foco no cliente, que tal impor o foco no bem estar do corpo de trabalho e deixar que eles cuidem bem do cliente?

Uma boa empresa com pontos a melhorar

Analista Desenvolvedor Júnior

Campinas, SP

Prós: Uma empresa que está tentando se renovar. Possui bons benefícios. Sempre há TechTalks internas sobre temas interessantes! Caso o profissional deseje, há muitos projetos com tecnologias diferente nas quais é possível atuar.

Contras: O plano de carreira é inexistente. Falta visibilidade na progressão do profissional. Ainda é um pouco arcaica com questões de Home Office e ponto eletrônico.

Conselhos para presidência: Flexibilizar o trabalho remoto, elaborar um acompanhamento de carreira com mais frequência. Considerar novos benefícios para os colaboradores.

Excelente lugar para carteira técnica.

Analista de Desenvolvimento Pleno

Campinas, SP

Prós: Ambiente colaborativo, respeito com funcionários, investimento em cursos e certificação, grande esforço de alocação de recursos, ponte nos feriados e também muito aprendizado.

Contras: Dificuldade em evoluir na carreira, único restaurante no local é razoável, dificuldade em mudar de projeto, home Office desorganizado e localização distante de tudo.

Conselhos para presidência: Clareza nos investimentos, menos barreiras entre clientes e adoção de pool de competências.

Um bom lugar para trabalhar.

Campinas, SP

Prós: A empresa permite ter uma conciliação com a vida pessoal, feriados com ponte são compensados em minutos durante a semana e possui um clima amistoso e colaborativo. Possui um bom pacote de benefícios apesar do plano de saúde.

Contras: Nível gerencial está defasado de acordo com o mercado, não possui um programa de avaliação do desempenho dos funcionários sério e eficaz. Falta uma política de trabalho remoto transparente assim como um plano de saúde bom.

Conselhos para presidência: Atualizar corpo gerencial e a mentalidade dos cargos mais altos.

Ideal para um trabalho temporário

Analista de Desenvolvimento PlenoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente descontraído, horário flexível, enquanto o projeto está precisando do funcionário ele é bem treinado, pessoal bem diversificado e amistoso.

Contras: O instituto já tem uma base de funcionários e só contrata para cumprir demanda , alta rotatividade de funcionários, poucos clientes com contratos curtos.

Conselhos para presidência: Abrir os olhos para o protecionismo dentro da empresa e valorizar os bons funcionários que passam por lá.

Grandes oportunidades de trabalhar com tecnologias de ponta, e ótimo ambiente.

Analista de Testes

Campinas, SP

Prós: Ótimo ambiente, boa remuneração, e benefícios excelentes. Incentiva inovação e oferece treinamentos e cursos para os colaboradores. Grande chances de aprendizado e crescimento. Tem horário flexível. Gerencia é acessível e normalmente tem bom relacionamento com colaboradores.

Contras: A empresa possui vários clientes, e para cada cliente acabam existindo algumas regras específicas, o que acaba fazendo com a empresa seja dividida em "micro empresas", como se cada cliente fosse uma empresa diferente com algumas diretivas próprias. Quando você entra pra trabalhar em um cliente, em vários casos, você acaba ficando alocado somente naquele cliente, fazendo todos os projetos que só aquele cliente pede. Ainda precisa melhorar nos planos de carreiras e promoção costuma ser lenta.

Ótima empresa!

Campinas, SP

Prós: Ambiente de trabalho é muito bom, pensamento na qualidade de vida do funcionário, benefícios compatíveis com o mercado e o compartilhamento de conhecimento entre funcionários faz toda diferença.

Contras: Possui pontos que deveriam ser melhorados como toda empresa, porém até o momento não encontrei nenhum ponto negativo que não pudesse ser resolvido facilmente.

Conselhos para presidência: Plano de carreira poderia ser mais claro.

O melhor lugar que eu já trabalhei!

Gerente de Projetos (GP)

Campinas, SP

Prós: A liberdade com responsabilidade que o Venturus permite é certamente o maior diferencial na minha visão. Poucos lugares permitem ao colaborador explorar todo o seu potencial criativo como o Venturus.

Contras: Como em todos os lugares, sempre existem pontos se melhoria. Integração maior entre desenvolvedores de contas diferentes, quando possível, já seria um bom passo inicial.

Venturus

Descrição:O Venturus, fundado em 1995, é um dos mais reconhecidos institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil. Localizado em Campinas, cidade no interior de São Paulo, atende empresas e indústrias de diversos segmentos do mercado nacional e internacional, como telecomunicações, tecnologia da informação, manufatura, água e energia, entre outros. Atualmente, o Venturus possui mais de 200 colaboradores.