Como é trabalhar na Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB)?

A empresa e boa. Quem administra e que e ruim.

Técnico Mecânico

Prós: Alguns benefícios, salario pago em dia, transporte, cooperativa de ajuda mutua, alimentação e alguns poucos programas sociais. Empresa solida.

Contras: Não possui politica clara, permite chefias arrogantes, que visam beneficio próprio, não tem plano de carreira claro. Pessoas amigas de chefes são classificadas sem ao menos serem avaliadas, enquanto os demais passam por rigorosos questionários e quando não têm mais como justificar para o funcionário o porque de não promovê lo, transferem de área e a justificativa e que por se novo na área deverá aguardar uma oportunidade.

Conselhos para presidência: Verificar melhor as pessoas que são promovidas a cargos de chefia, e se quem eles estão promovendo estão realmente qualificados. Muitos promovidos não fazem jus estarem trabalhando nesta empresa.

Empresa mediana

Engenheiro

Jeceaba, MG

Prós: Empresa nova, com tecnologia de ponta. Empregados da região com vontade de fazer a diferença. Geradora de empregos para a região.

Contras: Níveis de gestão não estão preparados para lidar com pessoas. Há alguns cursos de capacitação em liderança, mas Tenho a impressão que o RH não cobra desenvolvimento de gerentes, pois não existe evolução.

Conselhos para presidência: Estruturar processo real de desenvolvimento de pessoas que funcione. Restruturação dos níveis de gestão a partir de supervisores e gerentes, pois há muita indicação para subir na empresa, mas falta uma cobrança séria para que essas pessoas correspondam a seus cargos.

Vsb

Prós: Ambiente de trabalho, interação com diversas equipes

Contras: Política de Cargos e Salários, Gestão

Perspectiva do estagiário do setor de pesquisa da empresa

Estagiário Superior

Prós: Bolsa de estágio compatível com o mercado, vale alimentação. Possibilidade de conhecimento de várias áreas da empresa e do processo siderúrgico. Nome forte no mercado.

Contras: Meritocracia deficiente. Possibilidade mínima de efetivação. Burocracia muitas vezes exacerbada e processos ineficientes e desorganizados. Machismo presente em diversas situações.

Estágio na Vallourec

Prós: Remuneração .

Contras: Cultura organizacional .

VSB evaluation

Engenheiro EletricistaEx-funcionário, saiu em 2017

Jeceaba, MG

Prós: Remuneração, capacidade de caixa e investimento, segurança do trabalho, clima organizacional em algumas áreas (resultado do trabalho/gestão).

Contras: Falta de direção e uniformidade de decisões da alta, media liderança. Notável deficiência de nível gerencial quanto a gestão técnica, organizacional (resultados) e sobre tudo gestão de pessoas.

Empresa com grande potencial estragada pela influencia e funcionários VBR.

Operador de Produção lVEx-funcionário, saiu em 2016

Jeceaba, MG

Prós: Tecnologia de ponta, remuneração razoável para a região. Valorização da segurança do trabalho. Inicialmente era uma boa empresa. A Coovall é um ponto positivo com certeza.

Contras: Inicialmente era uma ótima empresa com grandes perspectivas porém, se tornou de difícil promoção e valorização do funcionário. Não tem um plano de carreira claro talvez por isso só vi promoção para pessoas que puxavam saco dos chefes. Estão trocando as pessoas da região para trazer pessoal da VBR, o clima organizacional está horrível. Uma pena. Vi muitas injustiças cometidas pelos funcionários da VBR que chegavam achando que éramos inferiores à eles. Chegaram demitindo aos montes e trazendo seus peixes de lá.

Conselhos para presidência: Meu conselho é que valorizem a mão de obra da região ao invés de ficar trazendo funcionários que não prestam para a empresa. Estão estragando-a com esse jogo de cadeiras.

Frustrado

Operador de Ponte Rolante II

Jeceaba, MG

Prós: Tecnologia dos equipamentos do processo produtivo; Ambiente de trabalho; Estabilidade. A diversidade de cultura e troca de conhecimentos com empresas que ficam fora do Brasil.

Contras: Plano de carreira ; Cesta básica ; PLR; O restaurante ; Os ónibus. Falta de clareza no plano de carreira, impossibilitando progressão do profissional ; Desrespeito com o esforço individual na conquista de títulos acadêmicos.

Conselhos para presidência: Reconhecimento profissional honesto.

Boa empresa porem pode melhorar

Inspetor de QualidadeEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa boa para trabalhar preza muito pela segurança e qualidade nos processos e serviços benefícios razoável pelo tamanho da companhia.

Contras: Nepotismo em alta falta de transparência com os operários gestores de chão de fábrica mal preparados apesar de serem treinados

Conselhos para presidência: E uma boa empresa porem falha em algumas areas .

Boa para formar profissionais, mas não possuiu sistema de retenção de profissionais

Técnico

Prós: A média salarial na área técnica salário e o maior da região, possui plano de cargos e salários

Contras: Falta de clareza na atitudes dos profissionais, complacência com funcionários de baixo desempenho,

Conselhos para presidência: Capacitar o RH de forma a melhorar a seleção de profissionais e retenção dos funcionários com avalição de desempenho superior

Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB)

Descrição:O complexo siderúrgico da VSB está instalado no município de Jeceaba, a 100 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e possui uma área industrial de 2,5 milhões de m². Utilizando o que há de mais avançado em tecnologia, o complexo possui uma Aciaria com capacidade anual de 1 milhão de toneladas de aço bruto e uma Laminação capaz de produzir 600 mil toneladas de tubos de aço sem costura. Os tubos produzidos pela VSB possuem alto valor agregado, atendendo à demanda do setor petrolífero mundial.