Como é trabalhar na Valeo?

Foi uma boa experiência

Ex-funcionário, saiu em 2016

Itatiba, SP

Prós: Os benefícios, a integração e os processos. Além de que na área de comunicação os setores se integram. O programa de estágio é bem voltado desenvolvido.

Contras: Existia muita competição entre as diferentes áreas e muitas vezes, a parte da linha de produção era deixada de lado . Um ponto estratégico a melhorar é que na planta em que trabalhei não tinha um setor específico em comunicação!

Excesso de Procedimentos

Engenheiro Pleno

Prós: Ótima estrutura no desenvolvimento de produtos e processos, ferramentas de engenharia e expertise global.

Contras: Excesso de Procedimentos e documentos para preencher, tirando o foco da parte técnica e prática.

Conselhos para presidência: Aplicar a utilização dos procedimentos e documentação na cultura dos colaboradores como auxílio no desenvolvimento do trabalho, e não somente como papelada para preencher.

Boa empresa para aprender.

Prós: Em algumas área é muito presado o aprendizado. A empresa oferece fretado para facilitar a mobilidade e se existem chances de crescer no grupo internacionalmente.

Contras: O estagiário por vezes fica a cargo de tarefas mecânicas que não exigem raciocínio. O aprendizado fica em segundo plano em algumas áreas onde a correção dos problemas que aparecem diariamente é o foco.

Excelente empresa para fazer carreira

Key Account

Campinas, SP

Prós: Oportunidades de crescimento, autonomia, benefícios, treinamento, dinamismo, exposicao internacional, ótimo ambiente para pessoas con perfil "hands-on".

Contras: empresa trabalha com número de funcionários muito reduzido, muita pressão para atender toda a demanda, alta rotatividade na alta hierarquia etc.

pontos a melhorar

Prós: Boa empresa, bons salários, relativa estabilidade, mobilidade interna e internacional.

Contras: Rh fraquissimo, sem confraternizações , pressão excessiva sobre os funcionários, mas gestão e falta de metas e objetivos claros.

Conselhos para presidência: Seguir o plano ambev, 5 metas claras e atingiveis para cada funcionário. melhorar o setor de recursos humanos.

Globalmente boa, muito a melhorar no nacional

MarketingEx-funcionário, saiu em 2017

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Relação entre os funcionários é bastante amigável, benefícios não ultrapassam em nada o que já é oferecido no mercado, com o básico garantido.

Contras: RH operacional, não existe RH estratégico. O processo de reembolso de despesas é extremamente desrespeitoso com o funcionário. Não há cartão corporativo, e o financeiro faz o reembolso quando bem entende, às vezes levando 60, 90 dias para reembolsar, às vezes com milhares de reais a reaver no relatório de despesas.

Conselhos para presidência: Funcionários de níveis Médio e Sênior bastante insatisfeitos com atuação do RH e do Financeiro. Eu ficaria mais de olho nessas duas áreas.

quadro de funcionários enxuto

Engenheiro de Aplicação Sênior

Campinas, SP

Prós: Dinamismo, relação com clientes, boa localização, facil acesso a Diretoria, desenvolvimento profissional e carreira, bom contato com a matriz na Europa.

Contras: Workload, quadro de funcionários muito enxuto, muito burocrática e engessada por conta disso, muito focada em lucro, economiza nos investimentos em recursos e treinamentos

Precisa ser mais cuidada

Técnico

Prós: O pacote de benefícios é bastante atraente. A possibilidade de trabalhar com diversos equipamentos também é um grande diferencial. Boa parte dos funcionários são agradáveis tornando o ambiente diferenciado.

Contras: o chão de fábrica é apertado e mal dimensionado devido ao pouco espaço. também a falta de cuidado com os maquinários também é um ponto a ser bastante melhorado.

Conselhos para presidência: Grandes mudanças são necessárias para fazer a empresa crescer.

Uma verdadeira escola, ótima oportunidade para grandes desafios.

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Proximidade com todos os níveis da empresa, excelente oportunidade para aprendizado, reconhecimento pelo trabalho realizado. Na empresa, se você desempenha um bom trabalho, é recompensado com mais responsabilidades.

Contras: Conforme dito nos pontos positivos, o estagiário tem proximidade com todos os níveis da empresa e é depositado responsabilidades cada vez maiores sobre ele, gerandouma grande carga de trabalho que por diversas vezes deixa de aproveitar para implementar algumas oportunidades de melhoria.

Conselhos para presidência: Melhorar qualidade dos benefícios dado aos estagiários.

Bom custo/benefício, pra quem não quer muitas aventuras ou mobilidade.

Gerente de Produtos

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Sistema de bonus é atrativo e há opções para compra de ações da companhia. Esse é o único ponto fora da curva com relação a extraordinariedades.

Contras: RH da divisão Service é basicamente operacional (Depto. Pessoal), não existe RH estratégico, plano de carreira, e não há mobilidade - seja lateral ou vertical - em menos de 3 anos. 3 anos na mesma função para poder cogitar mudar de depto/função.

Conselhos para presidência: Implementação de um RH estratégico, programa de gestão, retenção e movimentação de talentos, e eliminar fator limitador de mobilidade somente com mais de 3 anos na função.

Valeo

Descrição:Valeo é um grupo independente, totalmente focado na concepção, produção e venda de componentes, sistemas integrados e módulos para a indústria automotiva, principalmente para a redução das emissões de CO2. Afirmam que em uma indústria automotiva que é muito dinâmica, a sua estratégia é dupla: tornar-se parceiro para as montadoras na redução das emissões de CO2, e acelerar o seu desenvolvimento nos países emergentes e na Ásia.