Como é trabalhar na Vale?

"Do céu ao inferno"

Soldador

Itabirito, MG

Prós: Benefícios, ganhos curriculares, ganho de conhecimentos, política da empresa.
    A vale é uma empresa com ótimos benefícios, cartão alimentação, plano de saúde e odontológico. Ela é uma empresa muito bem vista no mercado e geralmente os seus ex e atuais funcionários são bem vistos e desejados por outras empresas. Sua política, suas crenças e valores, são inspiradoras, más apenas ilusórias, não é aplicada aos funcionários de base.

Contras: Gestão, não condiz com as políticas da empresa. Logística, não funciona. Cultura, a empresa acredita que os funcionários tem que sentir honrados em prestar serviço para ela e este já é um reconhecimento e tanto. Salário baixo em vista o mercado, se for por na ponta do lápis o salário e os benefícios dados pela vale o valor total é muito bom, porém deve ser levado em conta o fato de que em algumas funções o risco é muito alto, risco de morte, acidente e doenças ocupacionais falta, se pode ganhar valores compatíveis em outras empresas em cargos menos perigosos. Equiparação salarial, em uma mesma unidade pode -se deparar com dois funcionários que executam o mesmo cargo com diferenças de até 100%. Plano de carreira não funciona, na unidade que trabalho é bem assim, se você for um bom profissional você ficará estagnado na sua função dentro desta empresa, pois se te remanejar você fará falta, então as oportunidades são dadas aos funcionários que não atendem a expectativa do atual cargo, sendo assim estas tem carreira dentro da vale. Desvalorização dos funcionários, acredita-se que só o fato do funcionário trabalhar para a vale ele já tem que estar satisfeito e caso não esteja tem muitos profissionais fora da empresa esperando por oportunidade. Falta de oportunidade, só cresce os que não atendem as expectativas de seu cargo, se surgir uma vaga, ao se candidatar o gestor do funcionário o avalia e se considerar que o funcionário atende suas expectativas ele barra a vaga e diz que o funcionário irá fazer falta na função que executa atualmente.
    PPR, embora seja um benefício traz muita insatisfação na unidade em que trabalho, pois os funcionários de base recebem pouco, enquanto os chefões recebem fortunas, a percepção que tenho é que os principais responsáveis pelos resultados são a alta cúpula e o resto são só meros detalhes.

obs: EXPLICANDO O TÍTULO QUE DEI, este título " Do céu ao inferno", refere-se ao fato de trabalhar em uma empresa muito boa, reconhecida e cheia de benefícios, esta é a parte que me refiro ao céu, o inferno descrevo quando vejo, gestores arrogantes, dia-dia de ameaças, pressão constante, nepotismo. A empresa em si é séria e zela pela vida, porém ainda tem a barreira dos seus gerentes e gestores que não conseguem enxergar esta visão e focam na produção a qualquer custo.

Conselhos para presidência: Levar as pesquisas de clima mais a sério e parar de acreditar que ela é apenas mais uma meta a ser cumprida. Treinar seus gestores e capacitá-los para lidar com o ser humano e liderar pessoas e não números, pois quando os funcionários estão satisfeitos rendem mais. Abolir a PPR e criar a PL, onde todos ganham o mesmo tamanho da fatia do bolo, a empresa terá uma economia real e os funcionários de base irão ficar mais satisfeitos em saber que o resultado é mérito de todos.

Experiências verdadeiras na maior mineradora do Brasil

Analista de Manutenção

Parauapebas, PA

Prós: A empresa possui um plano de saúde extraterrestre, ótimo se comparado com os padrões de outras empresas, conheço várias pessoas que estão fazendo ou fizeram tratamentos em outros estados e até em outros países, a empresa arca com as despesas de transporte e acomodação e o plano com os cuidados médicos, simplesmente TOP, a empresa ainda fornece um plano de participação nos lucros que anda meio ameaçado pelos dirigentes e acionistas, mais ainda é um dos melhores no mercado, estudos através de cursos técnicos, superior e até pós (especializações), para os empregados.

Contras: Ameaças constantes de demissão por parte dos gerentes e supervisores de algumas áreas, muitas falhas de comunicação. Excesso de pressão no dia a dia, a cobrança é rotina no trabalho mas na VALE é exageradamente cruel. Ameaças de cortes de alguns benefícios cruciais como a diminuição da abrangência do plano de saúde e revisão do plano de participação nos lucros da empresa. A empresa sofre muito com as mudanças políticas, depende ainda muito de quem está no planalto; Ainda não existe um plano de cargos e salários (desenvolvimento de carreira) eficiente. A empresa apoia muito o "gerente" e acaba prejudicando o "funcionário".

Conselhos para presidência: Caro presidente, no momento de cortar custos de produção, não corte pessoas, não reduza a qualidade da comida nos restaurantes, o que chega a ser cruel, mas corte o excesso de carros alugados nas áreas e que ficam estacionados a semana inteira esperando gerentes que vivem viajando a serviço, repense na estratégia de logística das minas até os portos. Por favor escute mais a população da empresa e tome medidas pensando no bem comum.

Pagando bem que mal tem

Prós: Excelente pacote de Remuneração, sendo possível conciliar vida pessoal e profissional.

Contras: Sua herança de estatal ainda permanece no dia a dia. Empresa muito política e formal com processos muito burocráticos. Decisões racionais e Meritocracia não estão em pauta.

Conselhos para presidência: Cada empregado também é um stakeholder e deve ser levado em consideração na tomada de decisão. A empresa trabalha exclusivamente para o governo e acionistas e se esqueceu do empregado.

Uma empresa que estrutura sua vida, porém ainda não te realiza

Prós: Ótimos benefícios e boa remuneração, nessa empresa consegui me estruturar financeiramente e a aprender a trabalhar em equipe. Ela te proporciona boa visibilidade em relação ao mercado. Sistemas avançados de gestão são proporcionados a quem se dispõe a aprender.

Contras:  Não valoriza tanto os talentos internos. É preciso "re-entrevistar " os funcionários, para saber seus atuais anseios, desejos e potenciais, a fim que possam continuar proporcionando a empresa o mesmo "desempenho" de quando entraram. Tudo muda o tempo todo; quem trabalha na VALE sabe disso; as pessoas também mudaram e evoluíram. Vamos tratar cada profissional como um investimento único, especial e de grande retorno e teremos resultados extraordinários.

Conselhos para presidência: Observar de perto se realmente a política de meritocracia, carreira e sucessão entre outras avaliações estão sendo aplicadas realmente de maneira adequada. As ferramentas de incentivo e avaliação de desempenho são boas, porém quem as utiliza esta distorcendo e transformando as mesmas em frustração aos que anseiam crescimento colocando a politica antes do interesse comum.

Oportunidades

Prós: Ótima remuneração acima do mercado, tanto fixa quanto variável. O pacote de beneficios também é bastante atraente em relação ao mercado. Há oportunidade de executar mudanças devido a cultura e imaturidade de determinados processos internos. Outro ponto positivo é a capilaridade de países onde atuamos, proporcionando contato com culturas, realidades e formas de gestão diferentes.

Contras: Os processos são imaturos, há carência sistêmica para gerir esses processos, KPIs e indicadores em geral. A Comunicação também sofre para ser efetiva em seu cascateamento devido a presença em países diversos e a forte cultura hierarquica. O ritmo é acelerado, mas não sinto paixão das pessoas no que fazem. Falta paixão, falta garra.

Conselhos para presidência: Investimento em Comunicação, sistemas integrados, engajamento e maior interação dos altos líderes da Cia. com o corpo de funcionários.

Desmotivado

Maquinista de Pátio

Parauapebas, PA

Prós: Uma empresa que te da inúmeros benefícios

Contras: As pessoas que compõe a chefia usam critérios de avaliação difíceis de se entender

Conselhos para presidência: Avalia as pessoas que compõe a chefia sem levar em consideração quem as indicou

Vale a pena por um tempo

Analista de Suprimentos Sênior

Prós: A empresa tem um bom pacote de benefícios. E uma das maiores empresas brasileiras o que valorize o curriculo e, por ser uma empresa grande, tem várias áreas interessantes, e boas oportunidades de aprendizado.

Contras: Extremamente política, não se exerce a meritocracia, não tem uma cultura unica pois trabalha-se por feudos/silos, processos desorganizados e complexos. Consequencia da politica e da falta de meritocracia, muitos lideres, gestores, são despreparados.

Conselhos para presidência: Ter uma área de recursos humanos menos figurativa, que favoreça a meritocracia no processo de avaliação de desempenho.

Real

Gerente de Operação de Mina

Parauapebas, PA

Prós: Oportunidade de crescimento, carteira de benefícios, solidez da empresa, plano de remuneração variável.

Contras: Gerenciamento centralizado em crenças pessoais e não em crenças da instituição, desvalorização dos empregados nos momentos de crise.

Conselhos para presidência: Criar uma cartilha de condutas gerenciais para a linha de comando eliminando assim o gerenciamento pelo ego.

Do deslumbramento ao entrar ao desencantamento atual

Simões Filho, BA

Prós: A empresa como um todo é ótima, os benefícios a nível Brasil que integram todas as unidades, auxilio educacional para o empregado, entre outras ajudas que a empresa fornece.

Contras: O gerenciamento da unidade da qual eu trabalho poderia ter uma visão mais ampla, cuidar melhor do seu funcionário, fornecer oportunidades de melhora e treinamento para aprimoramento do empregado, colaborando com isso para uma melhor produtividade e acolhimento de seu empregado, fazendo-o se sentir mais valorizado.

Conselhos para presidência: Acho que deveria haver uma maior fiscalização em unidades como a Vale Manganês SA por parte da Vale SA, querendo ou não, carregamos o nome Vale no peito e a imagem e condições que vivemos na empresa hoje não são das melhores.

Operador Mantenedor Eletromecânico

Vitória, ES

Prós: Todo dia um novo desafio. Abrange várias cidades, facilitando a escolha de onde morar. Benefícios medianos em comparação como mercado. Transparência com os empregados.

Contras: Excesso de burocracias, dificultando a execução das atividades, inclusive às prestadoras de serviço terceirizado. Não valoriza quem faz a produção. Salários defasados. Não paga adicional de insalubridade, obrigando os empregados a entrar na justiça.

Conselhos para presidência: Valorizar quem realmente faz a nossa empresa.

Vale

Descrição:A Vale SA é uma empresa de metais e mineração cujo portfólio de produtos inclui níquel, minério de ferro e pellets de minério de ferro, minério de manganês, ferroligas, alumínio, fertilizantes, cobre e carvão, dentre outros. A empresa atua na exploração mineral em 24 países em todo o mundo.
Além disso, opera sistemas de logística no Brasil, incluindo ferrovias, terminais marítimos e portos, os quais estão integrados com suas operações de mineração e possui um portfólio de frete marítimo para transporte de minério de ferro. Através de afiliadas e joint-ventures, a Vale também opera na geração e fornecimento de energia e no setor siderúrgico.