Como é trabalhar na Vale?

Desabafo

Técnico EletroeletrônicoEx-funcionário, saiu em 2010

Parauapebas, PA

Prós: Salário compatível com o mercados com bônus anual, não atrasa e plano de saúde, ônibus em bom estado de conservação, treinamentos constantes

Contras: Falta de interação entre as hierarquias, supervisão desqualificada para função meditando pressão exagerada e desnecessária aos coloboradores

Conselhos para presidência: O chão de fábrica pode gerar mais lucro se atentarem em off as suas reclamações com a chefia emediata

Só que temos pra hoje

Mecânico

Parauapebas, PA

Prós: Empresa com boas referências .jornada de trabalho flexixivel e programa cargos e carreiras .apoio ao ensino como faculdade paga pela empresa

Contras: Empresa com alto índice de comprometimento na área da saúde do trabalhador apoio a funcionários acidentados não há. Empresa com gestores insuficientes

Conselhos para presidência: Verificar a saúde mental e física do trabalhador

Nao indico

MecânicoEx-funcionário, saiu em 2016

Itabira, MG

Prós: Os beneficios sao muito bons, por isso muita gente permace na empresa. Valev Refeição Plano vde vsaude Transporte

Contras: O vslario é muito euim Muito

Somente aparências, mas a realidade da área operacional é pessima

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2015

Canaã dos Carajás, PA

Prós: Status perante a sociedade, mais nada. Empresa que explora funcionários, não paga hora extra. Não oferece nenhum tipo de qualidade de vida para quem trabalha na Vale. Esta empresa dissemina a cultura da exploração entre os líderes e liderados. Pessoas trabalhando mais de 13 h por dia e sem receber horas extras. Muita cobrança e pouquíssima qualidade de vida. Não recomendo nem para o meu pior inimigo. A empresa faz muita propaganda para manter boas aparências entre a sociedade civil, porém só quem trabalha lá sabe o quanto é explorado. Local ideal para solteiros que não tem filhos nem família nenhuma, pois quem trabalha na Vale, vive para o trabalho sem vida social.

Contras: Transporte muito ruim, onibus quebrava constantemente. Pessimas condições de trabalho, pois em Carajás faltava uniforme básico para trabalhar. Não tinha plano de carreira, e só era promovido quem fazia uso de bebidas alcóolicas com o Gerente.

Conselhos para presidência: Visite as áreas operacionais e reduza a diferença entre as condições de trabalho entre os escritórios corporativos e as áreas operacionais. Esta última é largada as traças.

Falta muita coisa

Soldador

Canaã dos Carajás, PA

Prós: Vale alimentação que ajuda bastante preocupação com a saúde do funcionário e condução para o trabalho lavagem do uniforme pela empresa refeitório excelente

Contras: Salário muito baixo ambiente de trabalho difícil não existe uma política de de pra subir de nível falta de material para para executar serviços

Conselhos para presidência: Olhar mais para os funcionarios

Empresa podre

Assistente IEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Plano de saúde ótimo, Vale Alimentação bom. O problema é a disparidade salarial. A má educação e a ignorância imperam na empresa. Muita gente ganha altíssimo salário sem merecer e sem a empresa precisar de ter esse funcionário

Contras: Altíssimo salário para quem não faz nada. Patriarcalismo e puxa-saquismo são diferenciais para se dar bem. A empresa te massacra o máximo possível para depois te demitir. Só vale a pena trabalhar lá se for do cargo Assistente Administrativo III em diante, caso contrário seu salário será de fome e, além disso, será massacrado diariamente por pessoas mal educadas em sua maioria que pensam que têm o rei na barriga, nunca te escutam, você está sempre errado e eles sempre certos. Demitem sem feedback, de uma hora pra outra. 90% dos funcionários são gente da pior espécie, riquinhos da nova classe média que não valem nada.

Conselhos para presidência: Rever cargos e salários, evitar a má educação dos supervisores com os subordinados

Boa empresa para se trabalhar

Engenheiro

Mariana, MG

Prós: Visibilidade profissional, Benefícios , Valorização da vida , Foco em acidente zero, equipe altamente capacitada, atendimento a comunidade.

Contras: Meritocracia Participação nos resultados Morosidade nos processos Muita teoria e pouca pratica, Muita vaidade entre os colegas Falta de alinhamento com os gestores.

Conselhos para presidência: Melhorar a meritocracia

Empresa para inglês ver

Soldador I

Mariana, MG

Prós: Programas de prevenção de acidentes,incentivo estudo,plano de saude AMS,cartao alimentação,mais nada.

Contras: A gerencia trabalho no mode de coronelismo,tudo é motivo de demiçao,trabalham a mente do empregado para q ele tenha medo de ser demitido a todo momento,clima dentro da empresa é ruim,principalmente nas areas operacionais,muita fofoca e conversa fiada,um querendo derubar o outro,não valorizam a mão de obra,no mesmo dia que demite10,contrata 20 para exercer a msm função dos demais q saíram porem com o misero salsrio base,poderia ficar o dia todo falando dos pontos ndgativos desta que já foooi uma empresa seria.

Conselhos para presidência: Prezar quem realmente faz o minerio chegar no porto,ou seja a area operacional, o gestão é treinada pra botar terror nos empregados e produzir na base do medo de demissão,muito ruim trabalhar ai,empresa global multinacional com salarinho pior que de contratada

Excelente empresa para trabalhar

Engenheiro

Prós: Compromisso com os funcionários, ambiente saudável e equilibrado. Oportunidade para trabalhar com projetos multidisciplinar. Escritório bem localizado.

Contras: Grande número de chefes, falta de visão estratégica, alguns departamentos funcionam de forma isolada, comunicação não é legal, estrutura físic.

Boa marca, péssima empresa

Eletricista

Nova Lima, MG

Prós: A empresa tem status no mercado; Oferece uma bolsa de auxílio para fazer faculdade; É uma empresa multinacional com vários ramos de atuação.

Contras: Quando eu entrei na empresa ela era um excelente lugar para se trabalhar, pois havia bastante diferenciais para o dia a dia. Porém a tendência da empresa é só piorar. Ex: a comida servida no restaurante era bastante farta, porém a empresa renovou o contrato e piorou muito a comida além de limitar sua porção de carne, frutas, doces, etc.; A empresa oferece reembolso para a faculdade, porém ela também revisou seu plano e agora ela restringe qual curso o funcionário pode fazer e não reembolsa matérias repetidas (até aí tudo bem, porém antes dela restringir o reembolso para matérias repetidas, um dos argumentos dos gestores era que como a empresa pagava sua faculdade você poderia fazer hora extra, faltar aulas para cobrir horários que eles decidiam, etc.); Apesar de estudar e formar dentro da empresa não há oportunidades para promoções dentro dela, a preferência é contratar alguém de fora para ocupar um cargo de engenheiro e deixar o funcionário que tem essa formação trabalhando na área operacional; A PL era anualmente correspondente de 3 a 6 salários, porém a empresa renovou e agora passou a ser de 0 a 7 salários (o argumento foi que daria 1 salário a mais na proposta, no fim das contas o resultado foi 0); Todo aquele marketing visto por quem não trabalha na empresa não passa de marketing; Esta piora constante da empresa vêm sendo reclamação de funcionários com mais de 20 anos na empresa.

Vale

Descrição:A Vale SA é uma empresa de metais e mineração cujo portfólio de produtos inclui níquel, minério de ferro e pellets de minério de ferro, minério de manganês, ferroligas, alumínio, fertilizantes, cobre e carvão, dentre outros. A empresa atua na exploração mineral em 24 países em todo o mundo.
Além disso, opera sistemas de logística no Brasil, incluindo ferrovias, terminais marítimos e portos, os quais estão integrados com suas operações de mineração e possui um portfólio de frete marítimo para transporte de minério de ferro. Através de afiliadas e joint-ventures, a Vale também opera na geração e fornecimento de energia e no setor siderúrgico.