Como é trabalhar na Vale?

Precisa deixar de ser estatal e se tornar uma grande empresa

Analista de Suprimentos Sênior

Nova Lima, MG

Prós: Benefícios. Os únicos pontos positivos e que mantem a grande maioria dos profissionais na Vale são os benefícios que estão começando a ser revistos pelo novo presidente. Os benefícios ainda são do tempo de estatal e são excelentes, porém fora da realidade de uma empresa normal. Provavelmente isso deverá ser revisto nos próximos anos devido a entrada do novo CEO.

Contras: Pouca valorização de profissionais com vários silos dentro da empresa e péssimos gestores. Empresa ainda se comporta como uma estatal e o corpo gerencial precisa melhore em muito. Ambiente ruim de trabalho e processos muito burocráticos. Falta cultura de resultados. A meritocracia é feita na base da amizade e do churrasco. Acredito que o novo presidente terá muito trabalho, mas esta no caminho.

Conselhos para presidência: Mudem o sistema de meritocracia colocando desdobrando as metas no nível operacional. Sejam transparentes como o novo presidente esta sendo. Substituam os gestores nível médio (Gerentes de área e gerentes gerais) com urgência por pessoas de mercado.

Lavagem cerebral

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Oportunidade de aprendizado, contato com muitos colegas, vivencia em uma multinacional e conhecimento de como funciona a mineração no Brasil.

Contras: Falta de oportunidade de carreira, grupos fechado privilegiados, sentido de exclusão, promessas vazias e muito trabalho para pouco reconhecimento.

Conselhos para presidência: Sr. presidente, Enquanto o minério de ferro estiver em alta e a Vale continua vendendo por um preço ínfimo para a China, esses funcionários que são " Políticos" podem ter utilidade para a inflar o ego dos diretores e gerentes gerais. Quando o mercado mudar ( o que sempre muda), são os competentes e esforçados que fazem a diferença na hora da turbulência. Por que não valorizar o profissional que faz a diferença nas épocas boas?

Desabafo

Técnico EletroeletrônicoEx-funcionário, saiu em 2010

Parauapebas, PA

Prós: Salário compatível com o mercados com bônus anual, não atrasa e plano de saúde, ônibus em bom estado de conservação, treinamentos constantes

Contras: Falta de interação entre as hierarquias, supervisão desqualificada para função meditando pressão exagerada e desnecessária aos coloboradores

Conselhos para presidência: O chão de fábrica pode gerar mais lucro se atentarem em off as suas reclamações com a chefia emediata

Só que temos pra hoje

Mecânico

Parauapebas, PA

Prós: Empresa com boas referências .jornada de trabalho flexixivel e programa cargos e carreiras .apoio ao ensino como faculdade paga pela empresa

Contras: Empresa com alto índice de comprometimento na área da saúde do trabalhador apoio a funcionários acidentados não há. Empresa com gestores insuficientes

Conselhos para presidência: Verificar a saúde mental e física do trabalhador

Nao indico

MecânicoEx-funcionário, saiu em 2016

Itabira, MG

Prós: Os beneficios sao muito bons, por isso muita gente permace na empresa. Valev Refeição Plano vde vsaude Transporte

Contras: O vslario é muito euim Muito

Somente aparências, mas a realidade da área operacional é pessima

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2015

Canaã dos Carajás, PA

Prós: Status perante a sociedade, mais nada. Empresa que explora funcionários, não paga hora extra. Não oferece nenhum tipo de qualidade de vida para quem trabalha na Vale. Esta empresa dissemina a cultura da exploração entre os líderes e liderados. Pessoas trabalhando mais de 13 h por dia e sem receber horas extras. Muita cobrança e pouquíssima qualidade de vida. Não recomendo nem para o meu pior inimigo. A empresa faz muita propaganda para manter boas aparências entre a sociedade civil, porém só quem trabalha lá sabe o quanto é explorado. Local ideal para solteiros que não tem filhos nem família nenhuma, pois quem trabalha na Vale, vive para o trabalho sem vida social.

Contras: Transporte muito ruim, onibus quebrava constantemente. Pessimas condições de trabalho, pois em Carajás faltava uniforme básico para trabalhar. Não tinha plano de carreira, e só era promovido quem fazia uso de bebidas alcóolicas com o Gerente.

Conselhos para presidência: Visite as áreas operacionais e reduza a diferença entre as condições de trabalho entre os escritórios corporativos e as áreas operacionais. Esta última é largada as traças.

Falta muita coisa

Soldador

Canaã dos Carajás, PA

Prós: Vale alimentação que ajuda bastante preocupação com a saúde do funcionário e condução para o trabalho lavagem do uniforme pela empresa refeitório excelente

Contras: Salário muito baixo ambiente de trabalho difícil não existe uma política de de pra subir de nível falta de material para para executar serviços

Conselhos para presidência: Olhar mais para os funcionarios

Empresa podre

Assistente IEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Plano de saúde ótimo, Vale Alimentação bom. O problema é a disparidade salarial. A má educação e a ignorância imperam na empresa. Muita gente ganha altíssimo salário sem merecer e sem a empresa precisar de ter esse funcionário

Contras: Altíssimo salário para quem não faz nada. Patriarcalismo e puxa-saquismo são diferenciais para se dar bem. A empresa te massacra o máximo possível para depois te demitir. Só vale a pena trabalhar lá se for do cargo Assistente Administrativo III em diante, caso contrário seu salário será de fome e, além disso, será massacrado diariamente por pessoas mal educadas em sua maioria que pensam que têm o rei na barriga, nunca te escutam, você está sempre errado e eles sempre certos. Demitem sem feedback, de uma hora pra outra. 90% dos funcionários são gente da pior espécie, riquinhos da nova classe média que não valem nada.

Conselhos para presidência: Rever cargos e salários, evitar a má educação dos supervisores com os subordinados

Boa empresa para se trabalhar

Engenheiro

Mariana, MG

Prós: Visibilidade profissional, Benefícios , Valorização da vida , Foco em acidente zero, equipe altamente capacitada, atendimento a comunidade.

Contras: Meritocracia Participação nos resultados Morosidade nos processos Muita teoria e pouca pratica, Muita vaidade entre os colegas Falta de alinhamento com os gestores.

Conselhos para presidência: Melhorar a meritocracia

Empresa para inglês ver

Soldador I

Mariana, MG

Prós: Programas de prevenção de acidentes,incentivo estudo,plano de saude AMS,cartao alimentação,mais nada.

Contras: A gerencia trabalho no mode de coronelismo,tudo é motivo de demiçao,trabalham a mente do empregado para q ele tenha medo de ser demitido a todo momento,clima dentro da empresa é ruim,principalmente nas areas operacionais,muita fofoca e conversa fiada,um querendo derubar o outro,não valorizam a mão de obra,no mesmo dia que demite10,contrata 20 para exercer a msm função dos demais q saíram porem com o misero salsrio base,poderia ficar o dia todo falando dos pontos ndgativos desta que já foooi uma empresa seria.

Conselhos para presidência: Prezar quem realmente faz o minerio chegar no porto,ou seja a area operacional, o gestão é treinada pra botar terror nos empregados e produzir na base do medo de demissão,muito ruim trabalhar ai,empresa global multinacional com salarinho pior que de contratada

Vale

Descrição:A Vale SA é uma empresa de metais e mineração cujo portfólio de produtos inclui níquel, minério de ferro e pellets de minério de ferro, minério de manganês, ferroligas, alumínio, fertilizantes, cobre e carvão, dentre outros. A empresa atua na exploração mineral em 24 países em todo o mundo.
Além disso, opera sistemas de logística no Brasil, incluindo ferrovias, terminais marítimos e portos, os quais estão integrados com suas operações de mineração e possui um portfólio de frete marítimo para transporte de minério de ferro. Através de afiliadas e joint-ventures, a Vale também opera na geração e fornecimento de energia e no setor siderúrgico.