Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Vale?

Ver todas as avaliações

  • Há quase 3 anos

    "Do céu ao inferno"

    Soldador

    Itabirito, MG


    Prós: Benefícios, ganhos curriculares, ganho de conhecimentos, política da empresa.
    A vale é uma empresa com ótimos benefícios, cartão alimentação, plano de saúde e odontológico. Ela é uma empresa muito bem vista no mercado e geralmente os seus ex e atuais funcionários são bem vistos e desejados por outras empresas. Sua política, suas crenças e valores, são inspiradoras, más apenas ilusórias, não é aplicada aos funcionários de base.

    Contras: Gestão, não condiz com as políticas da empresa. Logística, não funciona. Cultura, a empresa acredita que os funcionários tem que sentir honrados em prestar serviço para ela e este já é um reconhecimento e tanto. Salário baixo em vista o mercado, se for por na ponta do lápis o salário e os benefícios dados pela vale o valor total é muito bom, porém deve ser levado em conta o fato de que em algumas funções o risco é muito alto, risco de morte, acidente e doenças ocupacionais falta, se pode ganhar valores compatíveis em outras empresas em cargos menos perigosos. Equiparação salarial, em uma mesma unidade pode -se deparar com dois funcionários que executam o mesmo cargo com diferenças de até 100%. Plano de carreira não funciona, na unidade que trabalho é bem assim, se você for um bom profissional você ficará estagnado na sua função dentro desta empresa, pois se te remanejar você fará falta, então as oportunidades são dadas aos funcionários que não atendem a expectativa do atual cargo, sendo assim estas tem carreira dentro da vale. Desvalorização dos funcionários, acredita-se que só o fato do funcionário trabalhar para a vale ele já tem que estar satisfeito e caso não esteja tem muitos profissionais fora da empresa esperando por oportunidade. Falta de oportunidade, só cresce os que não atendem as expectativas de seu cargo, se surgir uma vaga, ao se candidatar o gestor do funcionário o avalia e se considerar que o funcionário atende suas expectativas ele barra a vaga e diz que o funcionário irá fazer falta na função que executa atualmente.
    PPR, embora seja um benefício traz muita insatisfação na unidade em que trabalho, pois os funcionários de base recebem pouco, enquanto os chefões recebem fortunas, a percepção que tenho é que os principais responsáveis pelos resultados são a alta cúpula e o resto são só meros detalhes.

    obs: EXPLICANDO O TÍTULO QUE DEI, este título " Do céu ao inferno", refere-se ao fato de trabalhar em uma empresa muito boa, reconhecida e cheia de benefícios, esta é a parte que me refiro ao céu, o inferno descrevo quando vejo, gestores arrogantes, dia-dia de ameaças, pressão constante, nepotismo. A empresa em si é séria e zela pela vida, porém ainda tem a barreira dos seus gerentes e gestores que não conseguem enxergar esta visão e focam na produção a qualquer custo.

    Conselhos para presidência: Levar as pesquisas de clima mais a sério e parar de acreditar que ela é apenas mais uma meta a ser cumprida. Treinar seus gestores e capacitá-los para lidar com o ser humano e liderar pessoas e não números, pois quando os funcionários estão satisfeitos rendem mais. Abolir a PPR e criar a PL, onde todos ganham o mesmo tamanho da fatia do bolo, a empresa terá uma economia real e os funcionários de base irão ficar mais satisfeitos em saber que o resultado é mérito de todos.

    Recomenda a empresa: Sim

Informações da empresa

Vale

Descrição:A Vale SA é uma empresa de metais e mineração cujo portfólio de produtos inclui níquel, minério de ferro e pellets de minério de ferro, minério de manganês, ferroligas, alumínio, fertilizantes, cobre e carvão, dentre outros. A empresa atua na exploração mineral em 24 países em todo o mundo.
Além disso, opera sistemas de logística no Brasil, incluindo ferrovias, terminais marítimos e portos, os quais estão integrados com suas operações de mineração e possui um portfólio de frete marítimo para transporte de minério de ferro. Através de afiliadas e joint-ventures, a Vale também opera na geração e fornecimento de energia e no setor siderúrgico.

Site

RH: quer atrair bons talentos?