Como é trabalhar na Vale?

Empresa que traz segurança e dinheiro, mas mata a carreira.

Analista MasterEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa pagava muito bem no passado. O bônus era um diferencial. É possível ter um horário mais flexível para trabalho dependendo da gestão.

Contras: A empresa é extremamente hierárquica, inchada e politizada. A meritocracia é aparente uma vez o bônus é praticamente alto para todos os funcionários. As promoções não seguem uma lógica e as avaliações de performance são duvidosas. As decisões são tomadas seguindo a flutuação do preço do minério, que a própria empresa sendo um dos maiores players do mercado não consegue influenciar.

Conselhos para presidência: Enxugar e renovar o middle management, limpar a DE e colocar uma cultura mais dinâmica e orientada para resultado avaliando custo e ganhos reais

Grande, com estrutura pesada

GerenteEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ótima estrutura física e organizacional, ótimo valor de Segurança do Trabalho, ótimos benefícios, a frente da maioria das empresas em termos de gestão empresarial. Apesar do tamanho, movimenta-se e se adéqua rapidamente às mudanças.

Contras: Corporativismo. Promete possibilidade de carreira internacional mas são raras as oportunidades. Tem o péssimo hábito do terrorismo corporativo: algumas áreas sofrem anualmente com a ameaça de demissões gerando um stress e um péssimo clima de trabalho.

Conselhos para presidência: Gerenciar talentos, incentivar o crescimento e desenvolvimento de pessoas e novas tecnologias e não focar somente em custos. Menos pesquisas automatizadas de clima e mais treinamento para os gestores no trato com as pessoas.

Ja foi boa.

Maquinista

Ipatinga, MG

Prós: Benefícios sao bons... salario compativel. Condicoes de trabalho adequadas. No mais atende as expectativas em partes. Boa empresa atualmente.

Contras: Liderança nao atende diretamente o empregado. So faz o que faz por status. O funcionário ja foi muito mais valorizado do qie é atualmente. So tem nome...

ótima empresa para se trabalhar, reconhece seus empregados tanto com oportunidades ou remuneração.

Supervisor Administrativo

Araxá, MG

Prós: Reconhecimento e oportunidades para seus empregados, bom trabalho em equipe, proximidade com liderança, empresa para crescer e desenvolver suas atividades.

Contras: poderia melhorar um pouco seu cartão alimentação e voltar ajuda para estudos, são os pontos negativos que vejo como melhoria para todos os empregados.

Conselhos para presidência: Ótimo relacionamento com todos empregados, e valorização profissional

Ótima empresa, mas com pontos de melhoria sérios.

Analista de Orçamento Júnior

Prós: Um dos melhores pacotes de benefícios do mercado. Clima do trabalho ótimo no ambiente corporativo. Horário flexível, possibilidade de movimentação para outras áreas.

Contras: Costuma valorizar quem é de fora, ou seja, salários maiores para quem vem de outra área ou outra empresa. Não deixa claro critérios meritocráticos de alimentos e promoções. Lentidão nos processos pelo tamanho da empresa. Altamente hierarquizada, ou seja, mais diretores do que necessário.

Conselhos para presidência: Rever atendimento dos BP's de RH ao staff, pois são focados nos líderes. Valorizar quem faz a empresa.

A Vale é mais bonita de fora.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Benefícios como cartão alimentação, plano de saúde, reembolso educacional, participação nos resultados, transporte para o trabalho e cartão Vale presente no natal para as crianças.

Contras: Pressão por resultados, burocracia, muita resistência da parte da empresa na hora de negociar aumento de salário e melhorias nos benefícios, gestão sempre ameaçando demissão tornando o ambiente de trabalho muito pesado e estressante.

Conselhos para presidência: Por favor! Valorizem mais seus funcionários.

Desafios Diários

Engenheiro Pleno

Parauapebas, PA

Prós: Desenvolvimento técnico rápido. Contato com novas tecnologias. Ambiente de companheirismo frente aos desafios. Excelente pacote de beneficio.

Contras: Crescimento Lento. Forte Hierarquização. Baixo reconhecimento profissional. Gestores pouco capacitados. Grande Pressão por resultados. Localização.

Vale estagiário

Itabira, MG

Prós: Gerentes bons, empresa muito rende e diversidade de atividades. Aprendi bastante coisa na empresa. Os benefícios são bastante bons tambem.

Contras: O salário é um povo baixo, a empresa não se importa com o funcionário como outras importam. Raramente um estagiário é contratado, o que não empolga muito

Um grande empresa

Gerente de ContabilidadeEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Em função da diversidade de negócios, o profissional tem acesso a ótimas informações e tecnologias modernas (atuais). Sem dúvida um ambiente de crescimento profissional.

Contras: Estrutura pesada principalmente na alta gestão, excesso de politica e mudanças constante quando ocorre a substituição de CEOs ou Diretores.

Lugar para crescer.

Trainee OperacionalEx-funcionário, saiu em 2013

Parauapebas, PA

Prós: Cultura que valoriza o trabalho em equipe a segurança dos processos. A Vale não deixa nada a desejar no quesito benefícios extras, os empregados realmente se sentem valorizados e trabalham felizes.

Contras: O esquema de escalas deixa pouco tempo disponível pra aproveitar a vida. Mas o trabalho vale mesmo a pena! O desafios constantes, dependendo do perfil pessoal de cada um, podem acabar sendo desconfortável. No meu caso ajudou muito no meu desenvolvimento profissional.

Vale

Descrição:A Vale SA é uma empresa de metais e mineração cujo portfólio de produtos inclui níquel, minério de ferro e pellets de minério de ferro, minério de manganês, ferroligas, alumínio, fertilizantes, cobre e carvão, dentre outros. A empresa atua na exploração mineral em 24 países em todo o mundo.
Além disso, opera sistemas de logística no Brasil, incluindo ferrovias, terminais marítimos e portos, os quais estão integrados com suas operações de mineração e possui um portfólio de frete marítimo para transporte de minério de ferro. Através de afiliadas e joint-ventures, a Vale também opera na geração e fornecimento de energia e no setor siderúrgico.