Como é trabalhar na VAGAS.com?

Fase de grande aprendizado profissional (inclusive pessoal)

Prós: O ambiente de trabalho é flexível, leve e divertido. Pessoas muito bacanas e engajadas na cultura horizontal da empresa. Grande possibilidade de aprendizado. Grandes parcelas de autonomia para todos os colaboradores. Ótimo equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Ambiente compreensivo e flexível com horários. Bons benefícios, como auxílio desenvolvimento, café da manhã e café da tarde. Proximidade com os fundadores da empresa (pessoas acesíveis e interessadas).

Contras: A gestão horizontal traz problemas como dificuldades em medir o crescimento profissional dos colaboradores (devido à inexistência de cargos e promoções). Remuneração não é excelente. Ambiente exige muita maturidade. Às vezes, em situações delicadas, falta uma pessoa de referência para orientações.

Cultura falsa e forçada

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: Flexibilidade quase completa é a serventia da casa. Horários flexíveis que é ampliada até para as entregas. Ambiente geral agradável e pessoas bonitas.

Contras: Definitivamente não é um lugar onde gente verdadeiramente experiente fica muito tempo. Horizontalidade forçada onde o dono manda em tudo e em todas. A cultura é bem forçada e não é verdadeira.

Conselhos para presidência: Se preocupe menos com a tal da cultura e deixe os bons profissionais produzirem, os líderes assumirem seus verdadeiros papeis e pare de dar tanto ouvido a mulecada que ainda não faz idéia do que estão fazendo.

Será que precisa dizer que é horizontal?

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Empresa tranquila, clima informal, café da manhã e da tarde e home office para algumas áreas. Não tem metas. Há alguns bons profissionais que estão realmente afim de fazer a coisa andar.

Contras: A gestão não é horizontal. O dono é o dono, age como dono, manda em tudo e em todos. E todo mundo sabe disso e comenta "por baixo dos panos" mas continuam vivendo esse teatro. Muita gente incompetente em todas as áreas. A empresa não tem nenhum diferencial, a maioria está insatisfeita com a empresa. Quem está há mais tempo certamente está cansado de ver tudo mudar todo ano, mas no final, nada mudar.

Conselhos para presidência: Esse ciclo de feedback aberto não evidencia os problemas. A maioria prefere guardar as críticas para si e assim evitar um constrangimento ou até um desligamento por vingança, como já aconteceu.

Prós: A empresa oferece um ambiente onde as pessoas podem exercer amplamente sua autonomia e participar dos processos de tomada de decisão, tudo com bastante liberdade, o que é incrível.

Contras: São cerca de 150 pessoas opinando sobre tudo. Uma simples ideia ganha status de projeto em segundos, basta ela ser proferida em uma reunião, mesmo por uma pessoa que não entende nada do assunto ou sequer estudou para isso. Os funcionários precisam fazer tudo: do operacional à gestão estratégica. A falha na comunicação entre as equipes é grande, não existe sincronia entre elas.

Conselhos para presidência: É contraditório perceber que, em um ambiente tão propício ao alcance da realização profissional, os funcionários são consumidos pelo desgaste emocional das mudanças constantes, da falta de orientação e da indefinição de papéis.

Empresa bacana para quem deseja estabilidade profissional

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Empresa muio gostosa de trabalhar
    ótimos benefícios e salário compatível com o mercado
    Várias festinhas e presentes em datas comemorativas
    Você tem voz ativa na empresa (na maior parte das vezes)

Contras: A cultura acaba amarrando muito as decisões
    O produto principal não evolui
    Pessoas acomodadas
    Pessoas que só falam, mas não fazem
    Pessoas que querem mudanças mas não querem mudar

Experiências contínuas

Analista de Marketing

Prós: A cultura horizontal e toda a responsabilidade e maturidade que ela nos oferece ao longo de nossas carreiras.

Contras: A remuneração ainda não é estruturada, o que acaba elevando o nosso turnover.

Conselhos para presidência: Que melhorem a remuneração para que os funcionários sejam ainda mais motivados a trabalharem em uma empresa tão boa quanto a VAGAS.

Pode melhorar!

Assistente de Marketing

Prós: Clima organizacional bom, tem café da manhã e lanche da tarde, festas de aniversário todo mês, as equipes tem autonomia para criar, discutir, discordar (inclusive do dono, mesmo que às vezes não funcione).

Contras: A gestão horizontal acaba deixando algumas coisas bagunçadas, como falta de metas e projetos sem datas de entrega. Aliás, é horizontal até a página dois, pois quem bate o martelo final é sempre o dono.

Bom lugar para trabalhar

Gerente de Marketing

Prós: Seu modelo de gestão mais flexível que a média

Contras: Ainda sofre com falta de lideranças e entregas. Ambiente fácil de se acomodar.

Prós: Todos são envolvidos em algum momento nas decisões estratégicas e a liberdade pra discutir assuntos entre áreas (sem chefes) é boa, sabemos o "porquê" de fazer o que estamos fazendo. Os fundadores são de fácil acesso e contribuem com a visão de mercado.

Contras: Por não ter chefe você precisa correr por conta própria pra entender como organizar seu trabalho. Não dá pra ser reativo, pró-atividade o tempo todo (o que não é ruim, é um ponto de atenção pra quem entra)

Somos bons, mas poderíamos ser ótimos

Analista de Marketing

Prós: Possibilidade de engajamento em muitos projetos e liberdade para aprendizado

Contras: Expectativas fora da realidade, salários baixos e falta de transparência

Conselhos para presidência: Prestar mais atenção ao ambiente e esquecer um pouco os próprios preconceitos

VAGAS.com

Descrição:O Vagas é muito mais do que um site com um montão de vagas gratuitas.
Eles promovem encontros online por meio da tecnologia. Como?
Por trás desse botãozinho “candidatar-se” tem um software super parrudo que ajuda mais de 3 mil empresas a encontrar os talentos certos em todo o Brasil e mais de 400 mil candidatos que acessam nosso site diariamente em busca das melhores oportunidades.
O modelo de gestão é completamente horizontal. O que isso significa? Não há chefes! Mas não é porque não há chefes que é bagunça. Além de por a mão na massa, todos os 160 funcionários têm a responsabilidade de fazer a gestão de suas equipes, ou seja, participam das demissões, contratações, dos feedbacks e até podem se envolver no planejamento estratégico da empresa.