Como é trabalhar na Usiminas?

Foi uma escola, tive aprendizado, mas...

Operador de Ponte RolanteEx-funcionário, saiu em 2012

Sorocaba, SP

Prós: A empresa seleciona os funcionários de forma meio rigorosa, os testes, avaliações e entrevistas faz com que o funcionário entre com uma imagem positiva da empresa.

Dá qualificação profissional aos seus colaboradores(SENAI), mesmo que sem experiência ou curso profissionalizante.

Tem projetos sociais, apóia ONG's.

Contras: Aciaria - Setor de Transformação da Matéria Prima - Intermediária (Gusa) e Produção de Aço.

Muitos equipamentos velhos, muito desgaste, manutenção preventiva muita das vezes não é eficiente, fazendo com que as perdas por paradas de equipamentos sejam significativas.

Muitos casos de abuso e desrespeito por parte dos superiores (Supervisores, líderes de área), muito funcionário fica acoado mediante a pressão moral que alguns superiores fazem aos funcionários, tratamento inadequado, sem possibilidade do funcionário opinar em relação á qualidade do serviço.

A remuneração muita das vezes é estática, reconhecimento é difícil, progressão e crescimento fica prejudicado por conta de uma cultura organizacional que está intrínseca nos setores e faz com que um funcionário execute a mesma atividade por longo tempo, gerando assim uma certa exclusividade de uma certa atividade.

Conselhos para presidência: Colocar em prática os modelos das Teorias Administrativas que foram eficazes, e focar no Bem Estar e Segurança dos colaboradores, passar às supervisões que deve deixar de praticar a rudimentar forma de tratamento dos colaboradores.

Pensar mais na remuneração, bônus e benefícios que possam gerar uma boa satisfação dos colaboradores.

Fazer com que as progressões funcionais ocorram de forma mais notória, dar espaço ao "NOVO", profissional novo, qualificar e não prender somente na mesma função por muito tempo.

Técnico de Segurança II

Canaã dos Carajás, PA

Prós: Salários acima do mercado, planos de Saúde familiar, salários sempre são pagos antes do dia definidos pela empresa dia 20 e dia 1 de cada mês, nunca atrasou um dia do pagamento, as passagens das folgas de campo sempre são marcadas com antecedência, os reembolso gastos são todos pagos conformes apresentação das notas das despesas. E na atuação minha como Técnico em Segurança do Trabalho, tudo que eu solicito a empresa e as equipe de trabalho sempre sou atendido de imediato. Estou muito satisfeito em fazer parte desta Equipe da Usiminas.

Contras: Os hotéis fornecidos pela Usiminas são de má qualidade e atendimento, eu estava em um hotel bom em Canaã dos Carajás e me transferiram para o hotel 14, ruim de péssimas condições deu vontade de pedir as contas e ir embora. Mas o sofrimento foi por pouco tempo, hoje estou no alojamento da vale que não tem reclamações para serem feitas, tudo 100%.

Conselhos para presidência: Ver a possibilidade de conseguir junto a Vale a liberação para os próprios funcionários da Usiminas que tiverem o interesse em instalar uma televisão e um aparelho de antena SKY e ou Parabólica nos quartos do alojamento da Vale por conta própria, pois chego do serviço e fico trancado no quarto e gosto de exclusividade e sossego.

Trabalhar na Usiminas

Supervisor

Cubatão, SP

Prós: Nunca atrasou os salários, possui fretados e refeição na empresa.

Contras: Não há plano de carreira e nem política para cargos e salários.

Uma excelente escola

Auxiliar TécnicoEx-funcionário, saiu em 2010

Cubatão, SP

Prós: Uma verdadeira Escola, você aprende pra caramba.

Contras: Poucas chances de crescimento baixo salário.

Prós: Bom relacionamento entre os funcionários e estabilidade no emprego relativamente grande.

Contras: Gestão centralizadora, pouca autonomia aos funcionários, plano de carreira não é empregado, planejamento/execução estratégicos sofríveis e baixa retenção de talentos.

Conselhos para presidência: Modernizem a gestão, retenham os talentos e executem um planejamento estratégico ousado.

quem busca remuneração não é uma boa oportunidade

Analista de TI

Prós: Ambiente agradavel. Pessoas flexíveis

Contras: Baixo salário para quem tem pouco tempo de casa. Salário abaixo do mercado.

Conselhos para presidência: Adequar os salários de quem exerce a mesma função com tempo de casa próximo.

Criteriosa

Engenheiro de Produto

Ipatinga, MG

Prós: Trabalho em equipe por trazer grande aprendizado

Contras: Velocidade da definição pode afetar os negócios

Quase boa

Assistente de OperaçõesEx-funcionário, saiu em 2014

Cubatão, SP

Prós: Salário compatível com mercado, pagamento de plr e retorno de férias com salário completo.

Contras: Amigogramas, são promovidos apenas puxa sacos em geral, capacidade técnica não leva a promoção.

Empresa em decadência

Ipatinga, MG

Prós: Atualmente está difícil de informar pontos positivos, pois a Usiminas não apresenta um plano de carreira claro. Tem promovido pessoas mas não atualiza os seus salários.

Contras: Hoje existe uma inércia na empresa. As pessoas não são motivadas a trabalharem em prol do bem comum ou maior. Não há equipes, e sim indivíduos pensando em benefícios próprios. No passado, era uma excelente empresa de se trabalhar.

Aprendi muito nesta empresa mas as condições não são favoráveis para permanecer nela.

Técnico de Inspeção ElétricaEx-funcionário, saiu em 2014

Ipatinga, MG

Prós: Simplesmente os Amigos!

Contras: Salário baixo, muitos descumprimentos de horários, que os chefes pedem para ficar no silêncio, muita pressão de trabalho ser ter condição. Poluição extrema dentro da empresa e em toda a cidade de Ipatinga.

Usiminas

Descrição:Em operação no mercado desde 1962, a Usiminas é um dos maiores grupos siderúrgicos brasileiros com atuação em segmentos relacionados ao aço, como mineração e logística, centros de serviços e distribuição e soluções para indústrias. Atualmente, vende mais de seis milhões de toneladas de produtos siderúrgicos, com capacidade de produção de 9,5 milhões de toneladas de aço por ano. Também possui uma linha completa de aços planos, que atende a diferentes indústriais brasileiras e em todo o mundo.