Como é trabalhar na Universo Online (UOL)?

Uma ótima empresa para se trabalhar, mas não espere inovação

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: É uma empresa com um excelente ambiente de trabalho em geral. As pessoas são bem amigáveis. O horário é flexível e o escritório é bem aberto e descontraído. Também acredito que seja um lugar bem estável para trabalhar.

Contras: Em geral, os projetos não utilizam tecnologias inovadoras. A empresa é bem conservadora neste aspecto. Qualquer mudança significa enfrentar horas de discussões entre times, provas de conceitos e egos. As tecnologias utilizadas por times dentro da empresa variam bastante. Dependendo da equipe, existem muitas panelas. Conquista de cargos superiores muitas vezes acontecem para pessoas que sabem se vender muito bem dentro da empresa; critérios para atingir cargos superiores muitas vezes não tem uma definição concreta e fica a cargo do que cada gestor acredita ser mais importante. A empresa tem um processo muito forte, o que acaba a deixando engessada.

Banco de horas e horário flexível, sem stress

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: O UOL trata bem o funcionário. Tem algumas coisas boas de uma empresa grande: benefícios, PLR, oportunidades de carreira, avaliação de funcionários organizada. E o melhor de tudo: banco de horas e flexibilidade de horário. É a empresa ideal para conciliar trabalho, vida pessoal e - quem sabe - um mestrado no meio da tarde (sim, é possível!). O que importante é que você trabalhe e entregue o que tem que entregar. Nunca fui cobrada por horas trabalhadas, nem me olharam feio quando cheguei às duas da tarde (e fiquei até as 22h, por exemplo). Não era obrigada a fazer horário de almoço - quando necessário, almoçava na mesa e ganhava tempo para depois sair mais cedo. :)
    Como o UOL é grande, há espaço para mudar de área, de cargo e de rumo de carreira (em Y).

Contras: A estrutura interna é um tanto bagunçada - às vezes a gente se perde no meio da burocracia. Há rixas internas entre as áreas que prejudicam o trabalho - e a gente tem que aprender a ser político para conseguir o que precisa.

Conselhos para presidência: Divulgar mais as metas e direcionamentos estratégicos da empresa.

Bom para quem inicia a carreira, mas ruim para fazer carreira.

Especialista de Sistemas

Prós: Ambiente de trabalho, horário flexivel.

Contras: Muito cacique para pouco indio, pega mau criticar a gerencia/diretoria, muito puxa saquismo e dinheiro jogado fora por decisões ruins mas que ninguém pode contrariar. No final, PLR inexistente, sem metas claras e salários baixos.

Empresa que parou no tempo

Prós: Bom ambiente de trabalho, desafiador

Contras: Não tem PLR, gestão de pessoas inexistente, RH desacreditado

Precisa melhorar muito

Coordenador de TIEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Plano de carreira, ótimos benefícios.

Contras: O rh está totalmente despreparado... Tive vários problemas com pagamento, bemeficios, etc... Infelizmente muitos são promovidos não pelo conhecimento mas por ser amigos de gestores!

Lugar bom para trabalhar onde voce nao quer desafios e tem como prioridade a vida pessoal

Gerente de Projetos (GP)

Prós: Flexibilidade de horario, a roupa eh casual podendo usar ate bermudas, autonomia no trabalho. No dia-a-dia o trabalho nao tem muita pressao e o salario eh bom

Contras: A empresa parece que parou no tempo. Muito dos problemas correntes ja existem ha anos. Tecnologias e metodologias atrasadas, usam Scrum/Kanban de modo cascata.

Te tratam como um recurso e não como funcionário.

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Grande flexibilidade do horário de trabalho, não há tanta pressão no dia a dia. local de fácil acesso,

Contras: Você paga metade do estacionamento, não tem vale alimentação, não pagam mais PLR (3 anos seguidos), vale refeição abaixo do mercado e ainda descontam 1 dia na folha de pagamento, venda de comida dentro da empresa (o famoso "carrinho") com custo bem elevado. Fazem panelinha e há grupinho de funcionários "protegidos". Baixa exigência técnica, podem fazer do jeito que quiser, desde que funcione e demora no reconhecimento para ganhar promoções. A empresa não tem local para relaxar, não tem um sofá, uma sala de TV, sala de jogos. Você tem que ficar o dia todo sentado na sua cadeira de velha e dura de trabalho.

Conselhos para presidência: Reconhecer o mérito de cada funcionário, aumentar a política de benefícios em geral, incluindo bônus, promoções, maior vale refeição ou dar descontos de verdade em restaurantes da região (não esses descontos-falsos de 10%) e voltar a ter PLR sem metas ocultas e sem limite de 1 salário.

Dá pra melhorar

Coordenador

Prós: Horário flexível. Alguns benefícios razoáveis. Não tem muita pressão.

Contras: Funcionários sem experiência. Líderes que não entendem nem seus produtos

Conselhos para presidência: Seu funcionário deve saber como funciona todo o processo. Contrate pessoas do mercado e não conhecidos.

Falta de autonomia, de planejamento e de transparência

Gerente de Produtos Sênior

Prós: ambiente informal, bons desenvolvedores de aplicativos e de sistemas, horário flexível de entrada, equipe comprometida, bons conhecimentos de mídia digital.

Contras: total falta de planejamento, falta de autonomia. As pessoas têm medo de discordar dos superiores. Falta de visão de futuro, as decisões são tomadas sem aprofundamento ou com base na cabeça do dono. Regras nao transparentes: não sabemos qual é a meta da empresa (nem em cargos gerenciais) e nem como estamos relativos à meta. o RH é meramente um departamento pessoal.

Conselhos para presidência: ouça seus funcionários. e exija planejamento de qualidade

Gostosa de trabalhar, mas hierárquica e burocratica

UI/UX Designer

Prós: Ambiente super receptivo, com um enorme aprendizado e aberto a mudanças e testes. Acreditam em dar autonomia aos times, tanto com horários, escolha de roupas e no trabalho no dia a dia.

Contras: Infelizmente é uma empresa super vertical, com várias camadas hierárquicas em que pessoas sem conhecimento técnico ou macro da situação acabam ocupando cargos por preferência da diretoria. Toda demanda demora séculos para ser aprovada e tem muita burocracia para uma ideia sair do papel. Mudanças constantes, o que seria bom se dessem tempo ao menos de medir o impacto real que a mudança teve. Não adianta preocupar com métricas externas se não metrificar a parte interna também.

Conselhos para presidência: Aplicar melhor os métodos ágeis empoderando as pessoas certas para posições como Product Owner, ser mais transparentes sobre mudanças nos times, para quem está lá no dia a dia com a mão no trampo parece apenas caótico e não que foi pensado considerando algum cenário futuro.

Universo Online (UOL)

Descrição:Fundada em abril de 1996, o Universo Online (UOL) é um dos maiores provedores de conteúdo e acesso à internet no Brasil. Foi criado pela Folha da Manhã, que edita o jornal Folha de S. Paulo. É, atualmente, o portal de internet no Brasil com maior audiência, sendo superado apenas por Google, YouTube e Facebook. Também abriga outros sites, menores, em seu provedor, aumentando o número de acessos e diversificando o publico-alvo de seu porto. Além do serviço jornalístico, também permite que os clientes tenham acesso à redes sociais e possam fazer compras online.