Olá! Love Mondays irá virar Glassdoor em 26 de junho. Saiba mais

Como é trabalhar na Universo Online (UOL)?

Uma ótima empresa para se trabalhar, mas não espere inovação

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: É uma empresa com um excelente ambiente de trabalho em geral. As pessoas são bem amigáveis. O horário é flexível e o escritório é bem aberto e descontraído. Também acredito que seja um lugar bem estável para trabalhar.

Contras: Em geral, os projetos não utilizam tecnologias inovadoras. A empresa é bem conservadora neste aspecto. Qualquer mudança significa enfrentar horas de discussões entre times, provas de conceitos e egos. As tecnologias utilizadas por times dentro da empresa variam bastante. Dependendo da equipe, existem muitas panelas. Conquista de cargos superiores muitas vezes acontecem para pessoas que sabem se vender muito bem dentro da empresa; critérios para atingir cargos superiores muitas vezes não tem uma definição concreta e fica a cargo do que cada gestor acredita ser mais importante. A empresa tem um processo muito forte, o que acaba a deixando engessada.

Banco de horas e horário flexível, sem stress

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: O UOL trata bem o funcionário. Tem algumas coisas boas de uma empresa grande: benefícios, PLR, oportunidades de carreira, avaliação de funcionários organizada. E o melhor de tudo: banco de horas e flexibilidade de horário. É a empresa ideal para conciliar trabalho, vida pessoal e - quem sabe - um mestrado no meio da tarde (sim, é possível!). O que importante é que você trabalhe e entregue o que tem que entregar. Nunca fui cobrada por horas trabalhadas, nem me olharam feio quando cheguei às duas da tarde (e fiquei até as 22h, por exemplo). Não era obrigada a fazer horário de almoço - quando necessário, almoçava na mesa e ganhava tempo para depois sair mais cedo. :)
    Como o UOL é grande, há espaço para mudar de área, de cargo e de rumo de carreira (em Y).

Contras: A estrutura interna é um tanto bagunçada - às vezes a gente se perde no meio da burocracia. Há rixas internas entre as áreas que prejudicam o trabalho - e a gente tem que aprender a ser político para conseguir o que precisa.

Conselhos para presidência: Divulgar mais as metas e direcionamentos estratégicos da empresa.

Bom para quem inicia a carreira, mas ruim para fazer carreira.

Especialista de Sistemas

Prós: Ambiente de trabalho, horário flexivel.

Contras: Muito cacique para pouco indio, pega mau criticar a gerencia/diretoria, muito puxa saquismo e dinheiro jogado fora por decisões ruins mas que ninguém pode contrariar. No final, PLR inexistente, sem metas claras e salários baixos.

Empresa que parou no tempo

Prós: Bom ambiente de trabalho, desafiador

Contras: Não tem PLR, gestão de pessoas inexistente, RH desacreditado

Precisa melhorar muito

Coordenador de TIEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Plano de carreira, ótimos benefícios.

Contras: O rh está totalmente despreparado... Tive vários problemas com pagamento, bemeficios, etc... Infelizmente muitos são promovidos não pelo conhecimento mas por ser amigos de gestores!

Pioneira em alguns assuntos e arcaica em outros

TI ManagerEx-funcionário, saiu em 2019

Prós: Diversidade, ambiente, tecnologia disponível, investimento, benefícios, treinamentos e a marca e expressão da empresa. Vale passar um período de aprendizado.

Contras: Empoderamento restrito e ainda muito centralizadora. Ambiente familiar influencia em algumas movimentações de conveniência e não por mérito. Promove-se por tempo de casa e por títulos.

Conselhos para presidência: Aproveitar melhor novos colaboradores oxigenando algumas áreas onde existe pessoal enraizado.

Empresa que vale a pena ganhar um pouco menor, pelo proposito dela e seus valores com clientes.

Product Owner Senior

Prós: Clima, divercidade, mindset, localização, empresa acredita nos seus funcionários, dá voz, é honesto com seus clientes, não faz de tudo para ganhar dinheiro, coloca a voz do cliente em primeiro lugar, tem proposito, liderança confiável.

Contras: Beneficios (PLR, Convenio medico, vale refeição, não tem vale alimentação e nem possibilidade de escolha), sem processos internos, rh meio fraco

Conselhos para presidência: Acho que deveriam melhorar os beneficios da empresa como (PLR, Convenio, valor do vale refeição)

Uma ótima empresa

Auxiliar JurídicoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Excelente local de trabalho e pessoas sensacionais para convívio diário e aprendizado no quesito crescimento como pessoa e profissional sempre focado no bem estar dos funcionários.

Contras: Não tem plano de crescimento interno por isso se torna desgastante a vontade em permanecer e assim fazer carreira dentro da companhia apesar de ser de grande porte,

Uma grande empresa com grandes erros

DesignerEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ótimos benefícios, comunicação interna excelente, ambiente e funcionários atenciosos e amigos. Boa remuneração em alguns cargos. Infraestrutura, treinamento com os funcionários muito bons. O UOL incentiva os estudos.

Contras: RH lento e errôneo, sem perspectiva de crescimento. De certa forma, o funcionário tem que ter "sorte" de quem é seu gestor, pois a maioria das vezes o funcionário não é ouvido, reconhecido, é acometido por injustiças a quais os superiores não tem atenção ou check-up com os que estão abaixo do cargo, acúmulo de função, banco de horas bastante complicado, folha de ponto ineficiente. A empresa vende uma imagem bastante incoerente com a realidade.

Conselhos para presidência: Tenho a imagem de que dificilmente um presidente iria se importar com a opinião de um ex-funcionário bastante insatisfeito. No entanto, se houvesse com que o presidente lesse algum conselho, seria para que o UOL parasse de vender uma imagem e cultura de excelente empresa sendo que não é. Os gestores e suas trocas amigáveis são despreparados e não houvem quem está nos cargos mais baixos.

PagSeguro

Coordenador

Prós: O nível de conhecimento técnico e de negócio dos profissionais é muito acima da média do mercado. E apesar de ter um grande sistema legado há várias iniciativas para utilização de tecnologias recentes nas novas features. Horários flexíveis e vestimenta casual.

Contras: Com o crescimento do produto as equipes também cresceram, mas parece que os gestores estão mais preocupados em aparecer no meio de tanta gente, no final pouco importa o que você faz desde que o que você faça possa ser falado para todos os cantos. Os especialistas técnicos podiam ajudar mais no dia a dia junto com os outros desenvolvedores e menos como um olimpo a ser alcançado. Prédio da Faria Lima está totalmente obsoleto com mesas apertadas, banheiros velhos e sujos.

Conselhos para presidência: Maior autonomia para as equipes definirem os seus processos. Feedbacks transparentes e menos influenciados.

Universo Online (UOL)

Descrição:Fundada em abril de 1996, o Universo Online (UOL) é um dos maiores provedores de conteúdo e acesso à internet no Brasil. Foi criado pela Folha da Manhã, que edita o jornal Folha de S. Paulo. É, atualmente, o portal de internet no Brasil com maior audiência, sendo superado apenas por Google, YouTube e Facebook. Também abriga outros sites, menores, em seu provedor, aumentando o número de acessos e diversificando o publico-alvo de seu porto. Além do serviço jornalístico, também permite que os clientes tenham acesso à redes sociais e possam fazer compras online.