Como é trabalhar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)?

Excelente ambiente para aprendizagem.

Bolsista PIBIC

Prós: A aprendizagem é um item que se destaca devido a qualidade dos professores, o auxílio, atenção, oportunidades. A possibilidade de ter contato com diversas áreas.

Contras: A estrutura é bem inferior ao esperado, os laboratórios não possuem muitos equipamentos o que torna a realização dos experimentos um pouco complicado.

Prós: Estabilidade no emprego e ser do lado da minha residência.

Contras: Não há perspectivas profissionais de evolução de carreira nem apoio para o trabalho.

Boa universidade, precária, porém, em oportunidades de estágio no setor de Agronegócio

Estagiário de AgronomiaEx-funcionário, saiu em 2018

Seropédica, RJ

Prós: Bons professores, especialistas em seus assuntos. Há também boas oportunidades de desenvolvimento, através de palestras e cursos ministrados. Para fomento em pesquisa, uma ótima Universidade.

Contras: Trabalho exclusivamente de pesquisa: Pela cidade em que se encontra, as oportunidades de estágios em empresas são difíceis de se obter. O profissional de Agronomia da UFRRJ é um generalista e um pesquisador, que possui boa base teórica com uma prática deficiente.

Conselhos para presidência: Melhoras na infraestrutura, convênios com outras universidades e, principalmente, com empresas no setor agrícola para futuros estagiários terem maiores oportunidades no mercado de trabalho.

Razoável

Seropédica, RJ

Prós: Salário em dia, oferece residência por preços módicos e dependendo do setor , uma boa qualidade de vida e possibilidade de cursar nível superior e pós graduação.

Contras: Demagogia em termos de possibilitar acesso/ oferecer horário para os técnicos administrativos cursarem nível superior. Desorganização institucional, administrativa e de segurança no local.

Conselhos para presidência: Cobrar ponto dos docentes e parar de colocar amizades em cargos estratégicos. Façam que nem um concurso: Peçam habilidades e currículo, senão a universidade vai ficar atolada pra sempre. Além disso parar de dar benefícios para discente que não estuda.

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente exuberante, amplo, espaçoso. Pessoas simpáticas, bem dispostas. Cidade com lugares agradáveis e fácil acesso até a faculdade. Ambiente agradável.

Contras: Falta de projetos. Funcionários que não trabalham e sobrecarregam os outros. Ausência de muitos serviços sextas-feiras por conta da falta de alguns funcionários

Prós: O campus é muito bonito, possui dois lagos e varios predios historicos. Alguns blocos foram concluidos nos ultimos anos e ha alguns predios em construçao.

Contras: localização: pouquíssimos professores moram na cidade de Seropedica, que é muito precária. A maioria mora no Rio, e esse percurso é desgastante. Outro problema sério é a falta de recursos.

Estabilidade

Porteiro

Prós: Estabilidade, depois de uns 3 anos só pode ser mandado embora por processo administrativo ou judicial e ainda tem recursos. o bom que quando alguém não gosta de você eles teriam que engolir.

Contras: Bom o rejuste está bastante defasado com o passar do tempo, como por exemplo, desde 1993 quando foi homologado eu chegava a ganhar quase 10salários e hoje está na faixa de uns 4 salários e meio.

Conselhos para presidência: Estudar e fazer outro concurso só assim melhora de cargo.

Em busca de um salário mais justo.

Secretário

Seropédica, RJ

Prós: Flexibilidade com o horário e carga horária boa para conciliar com os estudos.

Contras: O salário não sofre reajuste a mais de 10 anos, e com a inflação, o salário hoje sofre uma defasagem frente ao cenário econômico, onde os preços estão elevados.

Conselhos para presidência: Reajuste no sálario dos bolsistas.

A rural é linda ou que estraga é a infraestrutura.

Técnico em Tecnologia da Informação

Prós: A paisagem, os colega de trabalho.

Contras: Falta de infraestrutura e pessoas incapazes exercendo cargo de chefe.

Universidade Rural

Doutorando

Seropédica, RJ

Prós: A universidade oferece um bom suporte ao aluno, ambiente acolhedor. Tanto os alunos de graduação quanto os de pós podem solicitar alojamento, fazer as refeições no bandejão. Também possui laboratórios, biblioteca e um corpo docente muito bem qualificado.

Contras: A infraestrutura, principalmente de alguns laboratórios deveriam ser melhoradas. Existe um baixo investimento para projetos e pesquisa do governo atualmente.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)