Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) logo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Como é trabalhar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)?

Docentes federais em síndrome de burnout

Porto Alegre, RS

Prós: autonomia profissional, estabilidade, reconhecimento público, possibilidade de continuidade nos projetos, estrutura institucional sólida, perspectivas de ampliação e visibilidade do trabalho nacional e internacionalmente.

Contras: Excessiva carga de trabalho, processos burocratizados, falta de suporte administrativo mínimo, instalações precárias e raras (tenho que me deslocar e achar locais para dar aulas) , nenhuma assessoria técnica para atividades laterais a projetos técnicos (financeiro principalmente), salário incompatível com qualificação exigida para funções e responsabilidades do professor.

Oportunidade de desenvolvimento pessoal

Técnico de Laboratório

Porto Alegre, RS

Prós: Sem pressão obsessiva por resultados
    Ótimas oportunidades de aprendizado
    Interações positivas entre os colegas de trabalho
    Chances de prosseguir com os estudos
    Estabilidade
    Imersão em um ambiente de ensino que promove a inclusão
    Aceitação de ideias por parte de colegas e chefia
    Flexibilidade

Contras: Remuneração ainda carece de revisão
    Existem colegas concursados que denigrem a imagem do funcionário público
    Inexistência de um plano odontológico
    Inexistência de convênios diretamente com psicológos, nutricionistas e fisioterapeutas
    Aumento salarial depende de ações radicais por parte de grevistas

Ótimo lugar para aprender a ser diferente, criativo e inovador

Bolsista de Iniciação Científica

Porto Alegre, RS

Prós: Horários Flexíveis, aprendizado, contato com pesquisadores internacionais e nacionais, contato com pós-graduandos, contato com empresas, contato com tecnologias de ponta e recém modeladas.

Contras: Isolamento do mercado de trabalho, voltado apenas para pesquisa, só trabalha e busca conhecimento quem quer, bolsistas que não querem trabalhar não trabalham.

Frustração

Administrador

Porto Alegre, RS

Prós: Colegas jovens que entraram no último concurso.

Contras: Falta de coleguismo e profissionalismo das chefias
    Falta de informação
    Hierarquia demasiada
    Conflitos entre setores
    Infraestrutura precária

Palhaçada a visão de gestão da UFRGS

Porto Alegre, RS

Prós: Algumas pessoas valem a pena trabalhar.

Contras: Professores tem de dar aulas não tem competência para gerenciar setores administrativos.

Como eu gostaria de exercer as atribuições do cargo para o qual fiz concurso!

Porto Alegre, RS

Prós: Liberação para estudo. No entanto, trabalho em um dos poucos setores da UFRGS no qual essa liberação se dá somente com recuperação integral de horas.

Contras: Fiz concurso para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais cuja exigência é ter graduação em alguma licenciatura. Sou formada no curso de Licenciatura Letras Português Inglês. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas me alocou num setor puramente administrativo onde minhas atribuições em NADA se aproximam com educação. Minha rotina de trabalho é agendar reuniões do meu chefe e dos demais membros da Diretoria Executiva, fazer todos os trâmites de viagens desse mesmo pessoal, lidar com burocracia de Convênios FAURGS e demais serviços de cartório. Além disso, fui "condecorada" com o cargo de gerente do espaço físico do local, responsável também pela frequência, almoxarifado e toda a burocracia que o serviço administrativo de uma unidade da UFRGS. Sei que a atribuição de um Técnico em Assuntos Educacionais também é trabalhar com trâmites burocráticos (sistema de matrículas, arquivamento de ementas de cursos, preenchimento de termos de compromisso de estágio, publicação de notas,...), no entanto, essa é uma burocracia diretamente ligada à educação, MUITO diferente da burocracia com a qual sou obrigada a trabalhar todos dias. Estou em desvio de função e foi a própria Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas me lotou nesse setor e que está ciente sim do meu caso de desvio de função.

Muito bom para início de formação

Bolsista de Iniciação Científica

Porto Alegre, RS

Prós: Fornece muita experiência que dificilmente eu encontraria fora do ambiente academico. Todos tem muita paciência com quem está iniciando e isso te inspira a crescer mais a cada dia que passa

Contras: Não temos oportunidade de conhecer ambitos diferentes do acadêmico, sinti muita falta de ter uma experiência mais aplicada dos conteudos estudados e desenvolvidos dentro dos laboratórios

Boa oportunidade

Bolsista

Porto Alegre, RS

Prós: Bom ambiente de trabalho que permite convívio com professores de diversas areas. O horário é flexível e possibilita estudar em horários malucos da universidade

Contras: Não tem planejamento nenhum. A bolsa permite uma formação complementar boa, mas que poderia ser muito melhor. Falta gestão e planejamento e pessoal e carreira técnica.

Conselhos para presidência: Planejamento estratégico. É necessário contratar profissionais mais especializados para as funções ou formar esses profissinais. A bolsa premium comeca a dar formação, mas estola rápido e perde o propósito de melhorar os serviços multiusuarios da universodade

Ótimo ambiente

Bolsista de Graduação

Porto Alegre, RS

Prós: Novas experiencias, local que permite conhecer muitas pessoas e áreas. Ambiente agradável. Professores gentis. Flexibilidade no horário por ser 4 horas é fácil recuperar.

Contras: Estabilidade só por meio de concurso. Infelizmente alguns servidores esquecem que bolsistas são apenas bolsistas. O processo de tramitação de documentos poderia ser mais rápido.

Ótima instituição

Bolsista de Doutorado

Porto Alegre, RS

Prós: Profissionais, no geral, solícitos e empenhados em ajudar. Nunca tive problemas de demora em processos que protocolei. A ajuda e colaboração facilitaram sempre.

Contras: Por ser uma instituição pública, há alguns problemas burocráticos e de engessamentos de processos. Também há algumas dificuldades e clareza de alguns procedimentos.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Descrição:A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre , capital do Estado do Rio Grande do Sul, é uma instituição centenária, reconhecida nacional e internacionalmente. Ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação. A qualificação do seu corpo docente, composto em sua maioria por mestres e doutores, a atualização permanente da infra-estrutura dos laboratórios e bibliotecas, o incremento à assistência estudantil, bem como a priorização de sua inserção nacional e internacional são políticas em constante desenvolvimento. Por seus prédios circulam, diariamente, cerca de 30 mil pessoas em busca de um dos mais qualificados ensino do país. Este, aliado à pesquisa, com reconhecidos níveis de excelência, e a extensão, a qual proporciona diversificadas atividades à comunidade, faz com que a UFRGS alcance altos níveis de avaliação.