Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) logo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Como é trabalhar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)?

Experiência

Bolsista de Iniciação Científica

Porto Alegre, RS

Prós: Uma ótima oportunidade de aprender além do que é visto em sala de aula e entender também como funciona o meio acadêmico. No laboratório em que estagiei, consegui desenvolver minhas aptidões relativas a programação, o que é tão importante hoje em dia.

Contras: Nem sempre é fácil conseguir falar com o seu orientador, então é muito comum não conseguir, em alguns momentos, saber como seguir em frente no trabalho desenvolvido. A carga teórica pode ser demasiadamente elevada em alguns momentos.

Uma universidade que transforma a vida de quem se torna parte dela.

Doutorando

Porto Alegre, RS

Prós: Excelência em ensino acadêmico e produção científica, possibilidade de contato com os melhores pesquisadores do mundo através da instituição.

Contras: Estrutura física com problemas, segurança ao redor dos campi é inexistente, iluminação noturna também é deficitária além de pouca integração social e eventos.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Porto Alegre, RS

Prós: Aprendizado capacidade de fazer contatos. É um campos universitário de renome que vale a pena conhecer os profissionais que lá trabalham e estudam. Recomendo.

Contras: Baixo salário. Estruturas ainda muito antigas de alguns departamentos. A burocracia trava o desenvolver dos trabalhos e algumas vezes os orientadores pensam que são patrões.

Crescimento acadêmico, infraestrutura medíocre, burocracia alta

Bolsista de Mestrado

Porto Alegre, RS

Prós: Ambiente acadêmico cheio de pessoas interessadas em problemas diversos. Possibilidade de aprendizado frequente. Flexibilidade de horários. Almoço no Restaurante Universitário (ruim, mas baratíssimo).

Contras: Qualidade dos banheiros é relativamente ruim. Poucas opções de almoço. Remuneração geralmente baixa. Burocracia para bolsas é muito pesada e os salários geralmente atrasam.

MonitorEx-funcionário, saiu em 2014

Porto Alegre, RS

Prós: Flexibilidade de horários, restaurante universitário sempre próximo, reconhecimento dos professores, pagamento conforme o contrato assinado.

Contras: Baixa remuneração para os estudantes bolsistas, pouco incentivo para a melhora do serviço executado bem como a falta de um sistema de avaliação de desempenho

Ótima Universidade em termos de pesquisa e formação profissional

Pesquisador de Mestrado

Porto Alegre, RS

Prós: Ampla quantidade de equipamentos modernos para diferentes análises químicas, parcerias entre laboratórios em trabalhos de pesquisa multidisciplinares, alta contribuição científica por meio de publicação de artigos e patentes, profissionais qualificados e éticos.

Contras: Os trabalhos desenvolvidos nem sempre tem parceria com a indústria, desta forma, muitas vezes são trabalhos acadêmicos sem aplicação prática. Burocracia para copra de equipamentos, reagentes, manutenção.

muito boa

Bolsista de Iniciação Científica

Porto Alegre, RS

Prós: flexibilidade com horários dos bolsistas de iniciação científica. Possibilidade de trabalhar no turno contrário aos das aulas e estágios obrigatórias

Contras: depois de 5 anos como bolsista em diversas áreas o salário sempre permanece na mesma faixa e as bolsas estão sendo cortadas por falta de recursos

Ambiente ótimo

Desenvolvedor

Porto Alegre, RS

Prós: Ambiente é excelente, ar condicionado e ótimos colegas de trabalho. Possibilidade de comer no Restaurante Universitário ajuda consideravelmente na economia.

Contras: O salário (como bolsista) é relativamente alto, mas ainda deixa a desejar. A burocracia é grande, então todo ano precisamos assinar um contrato que pode nem

Vale pelo desenvolvimento pessoal!

Estudante de Doutorado

Porto Alegre, RS

Prós: Ambiente inovador com muitos desafios! Liberdade para desenvolvimento das atividades. Horário flexível, às vezes ou muitas vezes inclui trabalho nos fins de semana.

Contras: Remuneração fraca. Infraestrutura precária. Situações com pouco apoio para a resolução de problemas, requer muita proatividade e disciplina.

Conselhos para presidência: Mais investimentos na área da educação.

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2015

Porto Alegre, RS

Prós: A ufrgs por ser uma instituicao de ensino possui grande flexibilizacao de horarios e oportunidades para aperfeiçoamento pessoal. Ambiente descontraido

Contras: por ser uma repartição publica, algumas pessoas não estao ligadas ao resultado e a produção de conhecimento. Alguns projetos só podem ser tocados para frente por motivação política

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Descrição:A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre , capital do Estado do Rio Grande do Sul, é uma instituição centenária, reconhecida nacional e internacionalmente. Ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação. A qualificação do seu corpo docente, composto em sua maioria por mestres e doutores, a atualização permanente da infra-estrutura dos laboratórios e bibliotecas, o incremento à assistência estudantil, bem como a priorização de sua inserção nacional e internacional são políticas em constante desenvolvimento. Por seus prédios circulam, diariamente, cerca de 30 mil pessoas em busca de um dos mais qualificados ensino do país. Este, aliado à pesquisa, com reconhecidos níveis de excelência, e a extensão, a qual proporciona diversificadas atividades à comunidade, faz com que a UFRGS alcance altos níveis de avaliação.