Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) logo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Como é trabalhar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)?

Excelente lugar para crescimento na carreira na área acadêmica

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2016

Porto Alegre, RS

Prós: Capacidade de utilização de recursos públicos no desenvolvimento e aplicação de pesquisas com resultados divulgados com reconhecimento internacional

Contras: A burocracia com que todos os processos são realizados dentro da universidade, gerando a necessidade de esperar durante semanas ou até meses os recursos solicitados

Bom lugar

Ex-funcionário, saiu em 2014

Porto Alegre, RS

Prós: Boas oportunidades de aprendizado e contatos na área de pesquisa. Remuneração coerente com a função e carga horário. Flexibilidade nos horários.

Contras: Muito pouca cobrança. Poucas atribuições e responsabilidades. Valor da bolsa ligeiramente abaixo do necessário nos dias de hoje. Desoganizado.

Prós: Ensino de excelência, professores com alto nível de conhecimento acadêmicos, bem conhecidos no campo, diversidade de pessoas e culturas, multicampi.

Contras: Conteúdos muito técnico é voltado para o lado acadêmico, falta didática nos professores em desenvolverem os alunos para o mercado de trabalho.

Ótima experiência para complementar a graduação

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2014

Porto Alegre, RS

Prós: Há a possibilidade de aprendizado e de melhorar currículo; oportunidade de continuar na pesquisa com a pós-graduação; flexibilidade de horários;

Contras: Muitas vezes a experiência fica restrita à pesquisa, sem atuação na extensão; as atividades às vezes se tornam repetitivas e sem tanta contribuição com novos conhecimentos

Prof. Substituto na UFRGS

Ex-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: Universidade de ponta, excelente ambiente para pesquisa. Os alunos costumam ser esforçados. A relação com outros professores da instituição sempre foi agradável.

Contras: A infraestrutura da sala de aula e laboratórios às vezes deixa a desejar, com alguns equipamentos apresentando mal funcionamento. O número de alunos por turma pode ser muito alto.

Ótimo lugar para trabalhar, alto nível de pesquisa e conhecimento.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Porto Alegre, RS

Prós: O ambiente e as condições de trabalho propiciam de forma satisfatória a execução das tarefas. Ótima oportunidade para começar uma carreira acadêmica.

Contras: A remuneração para estudantes poderia ser mais alta para que seja possível conciliar estudo e trabalho. Em certos departamentos da Universidade há uma carência em termos de infraestrutura.

Bom lugar

Administrador

Porto Alegre, RS

Prós: Plano de carreira, estabilidade, incentivo á qualificação através de cursos e isenção para pós-graduação. Bom ambiente de trabalho, de modo geral.

Contras: Excesso de burocracia em alguns processos. Lotação dos servidores por vezes não considera o perfil e habilidades pessoais. Falta de critérios objetivos para nomeação de cargos de confiança e funções gratificadas.

Conselhos para presidência: Maior incentivo a inovação em processos. Capacitação das chefias para se tornarem gestores.

Técnico em Assuntos Educacionais

Porto Alegre, RS

Prós: Estabilidade do serviço público, possibilidade de inovação nas atividades, incentivo à capacitação

Contras: Carga horária diária, poucas possibilidades de crescimento institucional, pouco investimento em infraestrutura ...

Bolsista de Iniciação Científica

Porto Alegre, RS

Prós: Localização......................................................................................................................................................................

Contras: Falta estrutura.

Uma ótima oportunidade de conhecer a estrutura acadêmica e a realidade da pesquisa no Brasil.

Bolsista de ExtensãoEx-funcionário, saiu em 2016

Porto Alegre, RS

Prós: Possui algumas boas oportunidades para estudantes de variados cursos, desde tarefas mais genéricas como auxiliares administrativos até vagas para especialistas.

Contras: Trabalhar dentro da universidade é estar sujeito a uma série de hierarquias rígidas e que resultam em ordens sem justificativa racional. Além disso, os bolsistas carecem de direitos e amparos.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Descrição:A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre , capital do Estado do Rio Grande do Sul, é uma instituição centenária, reconhecida nacional e internacionalmente. Ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação. A qualificação do seu corpo docente, composto em sua maioria por mestres e doutores, a atualização permanente da infra-estrutura dos laboratórios e bibliotecas, o incremento à assistência estudantil, bem como a priorização de sua inserção nacional e internacional são políticas em constante desenvolvimento. Por seus prédios circulam, diariamente, cerca de 30 mil pessoas em busca de um dos mais qualificados ensino do país. Este, aliado à pesquisa, com reconhecidos níveis de excelência, e a extensão, a qual proporciona diversificadas atividades à comunidade, faz com que a UFRGS alcance altos níveis de avaliação.