Como é trabalhar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)?

Desista

Prós: A força de quem insiste e a diversidade. É fascinante ver as diferentes realidades se misturando.

Contras: Mal cuidada. Poucas opções. Longe. Ambiente que nada condiz com as expectativas para a melhor fase de sua vida.

Exploração

Iniciação Científica

Prós: Horário flexivel para trabalhar

Contras: Baixa remuneração para o trabalho

Falta planejamento em tecnologia

Gerente de Informática

Prós: O aprendizado, conhecimento nunca falta.

Contras: Muitos patrões! Possui 600 contas de usuários e apenas 3 técnicos e 4 estagiários. E eu como Gerente de Informática.

Conselhos para presidência: Contratar pessoas mais qualificadas para aprimorar o atendimento técnico, e não sobrecarregar um ou outro profissional.

Apesar dos problemas amo trabalhar na UFRJ

Assistente Social

Prós: Respeito ao desenvolvimento do trabalho

Contras: Infraestrutura., local inadequado,

Conselhos para presidência: Melhorar as condições de trabalho, como estrutura física adequada

UFRJ, longe de ser uma empresa que motiva seus funcionários.

Assistente Administrativo

Prós: Localização e amigos

Contras: Falta de motivação, administração alheia aos problemas dos servidores , falta de isonomia com relação a horários e condições ambientais de trabalho, inadimplência com relação aos processos que envolvem ganhos para os servidores, atendimento na área de pessoal de péssima qualidade, dentre outros.

Bom pra aprender

Desenvolvedor PythonEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Aprendizado de tecnologias interessantes. Horário flexível. Uso de tecnologias diferentes utilizados pelo governo, possibilitando um aprendizado impar.

Contras: Muitos chefes para poucos funcionários. Nenhum tipo de treinamento. Programação exploratória. Líderes de projetos despreparados para tal função.

Decepcionante

Técnico de LaboratórioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Durante o expediente, eu tinha bastante liberdade para trabalhar. Meu chefe cobrava apenas que houvessem resultados, apesar de não haver demanda.

Contras: Não havia demanda. O ambiente era bem esquisito, e das quatro pessoas que trabalhavam ali, duas eram completamente desequilibradas. O chefe não tomava partido, o que dava espaço para as pessoas desequilibradas continuarem tratando-nos mal.

Insatisfeito

Gerente de Sistemas Administrativos

Prós: Grande flexibilidade de horários e muita liberdade de atuação. O ambiente universitário permite a interação com recursos oriundos dos cursos de graduação e pós-graduação nas atividades dos projetos.

Contras: Baixos salários sem muitas perspectivas de avanço nesta área. Sucateamento das instituições de ensino superior. Não há diferenciação por capacitação.

Tudo posso naquele que fortalece

Assistente Administrativo

Prós: Minha chefia geral é boa. Sou reconhecida no meu setor O horário de trabalho é ótimo

Contras: Não tenho nenhum vínculo com a ufrjf. A universidade não decide a nossa vida de extra quadro

Conselhos para presidência: Nós de valor pois todos precisam de uma estabilidade.

Pouco se aprende.

Estagiário de Engenharia

Prós: Flexibilidade com o horário. Faltar para estudar para prova.

Contras: Burocrática demais. Engessada. Pouca produtividade. Aprende pouco.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Descrição:A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a maior universidade federal do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa.

Em termos de produção científica, artística e cultural, é reconhecida nacional e internacionalmente, mercê do desempenho dos pesquisadores e das avaliações levadas a efeito por agências externas. Em 2015 o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país, a quinta entre as instituições da América Latina e a 25ª melhor instituição universitária dos BRICS e de outros países em desenvolvimento. O Ranking Universitário Folha de S. Paulo de 2015 também a classificou como a segunda melhor universidade brasileira e como a melhor federal do país.