Como é trabalhar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)?

Bolsista de Pós-Doutorado

Prós: Sou pesquisador na área de ciências biológicas e considero o ambiente acadêmico da UFRJ estimulante com muitas possibilidades de colaboração e flexibilidade e autonomia para trabalhar. A base da remuneração dos professores é boa.

Contras: A estrutura é precária e apresenta um importante obstáculo para a pesquisa. Porém, nos últimos anos as melhorias foram nótórias e acredito que em poucos anos teremos uma estrutura adequada as necessidades dos pesquisadores da minha área. O ensino de graduação ainda está muito defasado e precisamos criar mecanismos para estimular e desenvolver melhor os alunos. Contudo, acredito que problema seja comum as outras universidades do país. Embora a base da remuneração dos professores seja boa, os benefícios são limitados quando comparados a outras empresas estatais.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Descrição:A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a maior universidade federal do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa.

Em termos de produção científica, artística e cultural, é reconhecida nacional e internacionalmente, mercê do desempenho dos pesquisadores e das avaliações levadas a efeito por agências externas. Em 2015 o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país, a quinta entre as instituições da América Latina e a 25ª melhor instituição universitária dos BRICS e de outros países em desenvolvimento. O Ranking Universitário Folha de S. Paulo de 2015 também a classificou como a segunda melhor universidade brasileira e como a melhor federal do país.