Como é trabalhar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)?

A UFRJ hoje

Professor Assistente

Prós: Para quem trabalhou em empresas privadas durante 9 anos, onde você não era valorizado por mais que estudasse e se capacitasse a UFRJ foi uma grata surpresa. Logo ao entrar meus cursos e meu mestrado foram valorizados não só financeiramente como na prática. Pois fui convidado a participar de projetos relacionados a minha área e aprendi muito com isso. Há respeito pelo profissional (menos, explicarei na resposta abaixo) e ser humano (mais) na maioria das vezes. A UFRJ faz um funcionário crescer (se assim ele quiser) em vários sentidos. É um local voltado para o crescimento social e econômico do nosso país e que, em geral, observa o funcionário como parte dessa sociedade.

Contras: São poucos. Mas acho que falta uma valorização ao profissional em relação a infraestrutura. Estão construindo vários prédios novos (o que é excelentes), mas vemos antigos abandonados. Acredito que há um problema de prioridades. Prédios como Letras, Música, dentre outros, mereciam uma grande reforma antes (ou melhor, conjuntamente) da construção de novos. A infraestrutura, banheiros, etc. são péssimos em vários prédios. E com isso o professor, alunos e funcionários não exercem todo seu potencial.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Descrição:A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a maior universidade federal do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa.

Em termos de produção científica, artística e cultural, é reconhecida nacional e internacionalmente, mercê do desempenho dos pesquisadores e das avaliações levadas a efeito por agências externas. Em 2015 o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país, a quinta entre as instituições da América Latina e a 25ª melhor instituição universitária dos BRICS e de outros países em desenvolvimento. O Ranking Universitário Folha de S. Paulo de 2015 também a classificou como a segunda melhor universidade brasileira e como a melhor federal do país.