Como é trabalhar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)?

UFRJ, o pior piso salarial de todo funcionalismo público no Brasil!

Bibliotecário

Prós: Estabilidade, salário em dia. Estou tentando pensar em algo que me motive a elogiar a empresa, mas não existe.

Contras: Instalações precárias, falta de material em alguns setores, sobrecarga de alguns funcionários (outros já não fazem quase nada), muito cacique e pouco índio, baixos salários em comparação a outros órgãos públicos (pior piso de todo funcionalismo público), servidor não valorizado na instituição, burocracia para abrir processos (demoram muito para serem concluídos), chefes mal preparados (geralmente são escolhidos porque bajulam a chefia).

Conselhos para presidência: Sou funcionário desta empresa desde que eu tinha 19 anos de idade. Hoje tenho 46 anos e perdi grande parte de minha vida aqui. Sou concursado, aprovado em concurso de provas e títulos desde 2005. Passei grande parte formado em curso de graduação, trabalhando como nível médio e nunca tive uma oportunidade de crescimento funcional. Tive que passar em um concurso e pedir demissão do meu antigo cargo, o que me levou a uma redução drástica de salário e endividamentos. A maioria do pessoal que trabalha aqui geralmente não consegue sobreviver com o que ganha, por isso tenta concurso público e quando passa, nem pensa duas vezes em ficar. O desestímulo é total, a maioria dos servidores (cerca de 95%) deve empréstimos a bancos; e o pior é que não é para manter uma vida de luxo e ostentação, mas sim para pagar dívidas do dia a dia, pois não há data base, nem aumentos de governo para governo, há um pequeno reajuste insignificante, sempre abaixo da inflação, conquistado por muita luta e greve. Greve que há sempre uma vez por ano e a universidade pára. Nessa época a maioria dos funcionários fazem "bicos", empregos extras para complementar a renda de suas famílias; muitos sequer tem carro e pagam aluguel pois não há uma linha de financiamento especial para comprar uma casa própria. Sou funcionário de nível superior aqui, tenho 2 graduações, uma pós, inglês (leio, escrevo e falo muito bem), cursos de informática, etc... Mas o salário é uma vergonha.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Descrição:A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a maior universidade federal do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa.

Em termos de produção científica, artística e cultural, é reconhecida nacional e internacionalmente, mercê do desempenho dos pesquisadores e das avaliações levadas a efeito por agências externas. Em 2015 o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país, a quinta entre as instituições da América Latina e a 25ª melhor instituição universitária dos BRICS e de outros países em desenvolvimento. O Ranking Universitário Folha de S. Paulo de 2015 também a classificou como a segunda melhor universidade brasileira e como a melhor federal do país.