Como é trabalhar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)?

Atividade agregadora, porém com pouca oferta de bolsa.

MonitoraEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Atividade que agrega para a formação, permitindo maior contato com a disciplina e melhor desenvolvimento. Além disso, maior contato com os professores do departamento.

Contras: Poucas ofertas de bolsa, o que deixa o monitor sobrecarregado com as atividades que deve exercer, principalmente quando se trata de disciplinas as quais o monitor deve acompanhar o desenvolvimento do grupo em trabalhos.

Conselhos para presidência: Considerar melhor o número de monitores necessários para cada disciplina.

Monitoria

Monitora

Prós: É uma experiência incrível para qualquer aluno ter contato com outros e poder auxiliá-los no processo de estudo. Além do contato com os professores e o trabalho em equipe com os outros monitores, faz tudo ser bem gratificante.

Contras: A coordenação da disciplina em específico deixa todos os monitores muito livres para escolher seus horários. Acaba que 4 dos 6 horários de monitoria ficaram no mesmo dia da semana o que nem sempre acaba atendendo aos alunos e diminuí a frequência dos mesmos na monitoria.

Boa oportunidade para desenvolvimento pessoal, apesar da baixa remuneração.

Bolsista de Mestrado

Prós: O mestrado é ótimo para desenvolvimento de habilidade técnicas e aprofundamento em assuntos mais complexos, além de ser requisito para bons concursos. Faço Mestrado em Engenharia Mecânica.

Contras: A bolsa é baixa e são poucas as oportunidades devido ao baixo investimento em pesquisa que temos no país. Precisa ser levado em consideração que somos profissionais formados, bem qualificados e que geram tecnologia interna.

Uma experiência válida, mas que não repetiria

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A flexibilidade de horários permite encaixar a rotina de trabalho com os estudos e a proximidade do ambiente de estudo (UFRJ), permitia que eu não gastasse muito tempo me deslocando até o local onde fazia pesquisa.

Contras: Realizei muitos trabalhos repetitivos, muitos dos quais não tiveram utilidade no produto final da pesquisa. Parece que o bolsista de iniciação científica só serve para realizar o trabalho que ninguém quer fazer.

Conselhos para presidência: Dar mais atenção aos alunos de Iniciação científica, aumentar o valor da bolsa e ter métodos de avaliação de desempenho bem claros

Analista Administrativo

Prós: Ambiente ótimo no geral, carga horaria, flexibilidade, informalidade, carga de trabalho (no geral). Ser servidor público federal estatutário.

Contras: Salário, progressão na carreira, dificuldade de transferência de setor, desorganização generalizada (na maioria dos casos, nem sempre) são os piores pontos.

Conselhos para presidência: Conselho para o sindicato ser mais atuante na questão das melhorias salariais junto à Fasubra

Ótima formação, porém com poucos investimentos.

Prós: Professores com excelente formação e muito conhecimento, laboratórios com infraestrutura, eventos, palestras e variedade de atividades extra curriculares.

Contras: Falta de investimento do governo limita as possibilidades dos estudantes, atraso nos pagamentos de bolsas e auxílios. Crescente problema de falta de segurança no campus.

Razoável, bom para primeira experiência.

Professor Substituto (Assistente)Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Flexibilidade de horário, a carga horária semanal são aspectos interessantes e conferem qualidade de vida se comparar com outros empregos.................

Contras: O difícil é que o cargo de professor substituto é temporário. Pode ser de no máximo 2 anos, mas se você pegar uma época de crise pode ficar por 4 meses (1 período) ou 10 meses (2 períodos). O mais difícil é que uma vez professor substituto, deve-se aguardar 2 anos depois do fim do contrato para poder assumir novamente o cargo em instância federal.

ótima oportunidade

Professor SubstitutoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Trabalhar como Professor na UFRJ é um grande prazer e lidar com os alunos. A liberdade de atuação e flexibilidade são excelentes. Foram uns dos melhores lugares onde já trabalhei.

Contras: Ainda há muita burocracia interna. A infraestrutura ainda é muito precária. No entanto, isso não é algo peculiar a universidade, sim a qualquer universidade pública.

Positiva

Estudante

Prós: Excelente instituição de ensino superior, destaque em ensino e pesquisa. Profissionais competentes e ambiente saudável tanto para alunos quanto para professores e funcionários.

Contras: Burocracia e o sentimento de superioridade dos profissionais que estão lá a mais tempo. Tentam perpetuar sua forma de ver a universidade. Falta infraestrutura em algumas unidades

Bom

Monitora

Prós: Dá um grande ensino profissional e te prepara para o mercado de trabalho. Dá um grande ensino profissional e te prepara para o mercado de trabalho.

Contras: Nada a declarar.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Descrição:A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a maior universidade federal do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa.

Em termos de produção científica, artística e cultural, é reconhecida nacional e internacionalmente, mercê do desempenho dos pesquisadores e das avaliações levadas a efeito por agências externas. Em 2015 o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país, a quinta entre as instituições da América Latina e a 25ª melhor instituição universitária dos BRICS e de outros países em desenvolvimento. O Ranking Universitário Folha de S. Paulo de 2015 também a classificou como a segunda melhor universidade brasileira e como a melhor federal do país.