Como é trabalhar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)?

Uma experiência válida, mas que não repetiria

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A flexibilidade de horários permite encaixar a rotina de trabalho com os estudos e a proximidade do ambiente de estudo (UFRJ), permitia que eu não gastasse muito tempo me deslocando até o local onde fazia pesquisa.

Contras: Realizei muitos trabalhos repetitivos, muitos dos quais não tiveram utilidade no produto final da pesquisa. Parece que o bolsista de iniciação científica só serve para realizar o trabalho que ninguém quer fazer.

Conselhos para presidência: Dar mais atenção aos alunos de Iniciação científica, aumentar o valor da bolsa e ter métodos de avaliação de desempenho bem claros

Analista Administrativo

Prós: Ambiente ótimo no geral, carga horaria, flexibilidade, informalidade, carga de trabalho (no geral). Ser servidor público federal estatutário.

Contras: Salário, progressão na carreira, dificuldade de transferência de setor, desorganização generalizada (na maioria dos casos, nem sempre) são os piores pontos.

Conselhos para presidência: Conselho para o sindicato ser mais atuante na questão das melhorias salariais junto à Fasubra

Ótima formação, porém com poucos investimentos.

Prós: Professores com excelente formação e muito conhecimento, laboratórios com infraestrutura, eventos, palestras e variedade de atividades extra curriculares.

Contras: Falta de investimento do governo limita as possibilidades dos estudantes, atraso nos pagamentos de bolsas e auxílios. Crescente problema de falta de segurança no campus.

Razoável, bom para primeira experiência.

Professor Substituto (Assistente)Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Flexibilidade de horário, a carga horária semanal são aspectos interessantes e conferem qualidade de vida se comparar com outros empregos.................

Contras: O difícil é que o cargo de professor substituto é temporário. Pode ser de no máximo 2 anos, mas se você pegar uma época de crise pode ficar por 4 meses (1 período) ou 10 meses (2 períodos). O mais difícil é que uma vez professor substituto, deve-se aguardar 2 anos depois do fim do contrato para poder assumir novamente o cargo em instância federal.

ótima oportunidade

Professor SubstitutoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Trabalhar como Professor na UFRJ é um grande prazer e lidar com os alunos. A liberdade de atuação e flexibilidade são excelentes. Foram uns dos melhores lugares onde já trabalhei.

Contras: Ainda há muita burocracia interna. A infraestrutura ainda é muito precária. No entanto, isso não é algo peculiar a universidade, sim a qualquer universidade pública.

Positiva

Estudante

Prós: Excelente instituição de ensino superior, destaque em ensino e pesquisa. Profissionais competentes e ambiente saudável tanto para alunos quanto para professores e funcionários.

Contras: Burocracia e o sentimento de superioridade dos profissionais que estão lá a mais tempo. Tentam perpetuar sua forma de ver a universidade. Falta infraestrutura em algumas unidades

Bom

Monitora

Prós: Dá um grande ensino profissional e te prepara para o mercado de trabalho. Dá um grande ensino profissional e te prepara para o mercado de trabalho.

Contras: Nada a declarar.

Bolsista de Iniciação Científica

Prós: Bom lugar para desenvolver pesquisas e estudos de forma geral na área da astrofísica. Professores e alunos engajados no que fazem. Muita gente competente.

Contras: Remuneração muito baixa e a burocracia governamental não contribua para o bom andamento das pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias.

Conselhos para presidência: Melhor remuneração

Bolsista de Doutorado

Prós: Bom lugar para desenvolver pesquisas e tecnologias na área da engenharia química. Professores e alunos engajados no que fazem. Muita gente competente.

Ótimo local pra aprendizado

Analista de TIEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente e liberdade que a empresa te dá para fazer e trabalhar dá melhor forma que vc queira. Você de fato consegue implementar as suas soluções se vc quiser, pois mesmo os chefes malas são pouquissimo técnicos pra se meter nas suas soluções

Contras: Salários ridículos, muitas pessoas desqualificadas como chefe. Paralisia pública que faz processos serem mto mais lentos do que precisam. Seria um lugar perfeito pra trabalhar caso não houvesse tantos sanguessugas

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Descrição:A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a maior universidade federal do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa.

Em termos de produção científica, artística e cultural, é reconhecida nacional e internacionalmente, mercê do desempenho dos pesquisadores e das avaliações levadas a efeito por agências externas. Em 2015 o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país, a quinta entre as instituições da América Latina e a 25ª melhor instituição universitária dos BRICS e de outros países em desenvolvimento. O Ranking Universitário Folha de S. Paulo de 2015 também a classificou como a segunda melhor universidade brasileira e como a melhor federal do país.