Como é trabalhar na Universidade Federal do Paraná (UFPR)?

Educação de qualidade

Administrador

Prós: estabilidade A finalidade pode ser de atividade econômica ou de prestação de serviços públicos. É um instrumento de ação do estado, sendo integrante da administração indireta e constituída sob qualquer das formas admitidas pelo direito.

Contras: burocracia Sua personalidade é de direito privado e suas atividades têm, como fundamento, os preceitos comerciais. É uma empresa estatal, constituída, organizada e controlada pelo poder público.

Está na hora de deixar a tradição de lado e inovar

Biólogo

Prós: Flexibilidade de horário, convivência com profissionais altamente qualificados, salários proporcionais à qualificação.

Contras: Infraestrutura precária, baixo incentivo à qualificação, gestão de recursos humanos ineficiente, preconceitos entre categorias.

Conselhos para presidência: ouvir o que os servidores tem a dizer, incluir as diferentes categorias nas discussões e decisões para uma gestão democrática

Um ótimo lugar para trabalhar, que precisa profissionalizar sua gestão.

Professor Mestre

Prós: A experiência, trabalho com ensino, pesquisa, extensão. Ver profissionais sendo formados com qualidade, reconhecimento dos alunos. Melhor colocação de trabalho para professores

Contras: Infraestrutura, burocracia, gerenciamento político, apadrinhamento, espaços físicos sob disputa, repetições de informações, dificuldades em resolver casos com Governo Federal

Excelente ambiente, mas sem plano de carreira

Pesquisador JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Excelente ambiente, bem descontraido. A maior dos profissionais são professores o que auxilia no aprendizado.

Contras: Não possui oportunidade para crescimento profissional, sem plano de carreira

otimo

Técnico em Assuntos Educacionais

Prós: Flexibilidade nos horários, autonomia, crescimento pessoal, valorização do servidor

Contras: Salário fixo, estável de acordo com plano de carreira nacional, sem possibilidades de crescimento na carreira, ex, mudar de cargo, órgão, etc.

Fogueira de Vaidades

Técnico em Tecnologia da Informação

Prós: Estabilidade, Aposentadoria, Amplo Campo de Atuação.

Contras: Carreira engessada. Não há meritocracia. Fogueira de Vaidades

Conselhos para presidência: Valorize: Alternância de poder. Clima Organizacional. Meritocracia. Comprometimento.

Vale a pena no início

Iniciação Científica

Prós: Flexibilidade de horário, vários contatos com diferentes áreas, contato com inovação tecnológica e ambiental. Oferta de vários cursos profissionalizantes em fim..

Contras: Dependência governamental, pouco recurso sem perspectiva de crescimento profissional. Dificuldades em autonomia de pesquisa e desenvolvimento, muita hierarquia.

Experiência serviço público

EstágioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótimo local de trabalho, pessoas comunicativas e prestativas. Recomendo a organização, boa experiência no serviço público e na gestão de pessoas

Contras: Poucas oportunidades de crescimento. Falta invertimento na estrutura, concursados acomodados e apaticos a sua função. Política interna pouco flexível

Conselhos para presidência: Fomentar mais a participação dos estagiários

Excelente ambiente para crescimento profissional

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. Liberdade de trabalho, horários flexíveis.

Contras: Falta de amparo psicológico aos pesquisadores. Falta de uma remuneração adequada para os bolsistas de pós-graduação. Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem.

Vale a pena

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Horário flexível , bom ambiente, bons gestores, grande aprendizado. Realização de muitos projetos o que nos faz aprender bastante durante o estágio

Contras: Bolsa auxilio com um valor muito abaixo comparado a qualquer outro estágio. Desorganização por parte dos gestores na hora de repassar as informações sobre projetos.

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Descrição:A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Envolta em uma história de lutas e conquistas desde 1912, a UFPR é referência no ensino superior para o Estado e para o Brasil.