Como é trabalhar na Universidade Federal do Paraná (UFPR)?

Possibilidade de se aperfeiçoar na carreira acadêmica

Bolsista PIBIC

Prós: Flexibilidade para desenvolver seu projeto de pesquisa, além de estar em um ambiente com uma série de acadêmicos capacitados que podem te auxiliar a crescer na carreira científica.

Contras: A maior desvantagem são os baixos salários para os bolsistas de graduação e também de pós graduação, além de falta de verba para o desenvolvimento de alguns tipos de pesquisas.

Otima carreira

Assistente em Administração

Prós: Cultura, progressao na carreira,etcaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Contras: Nada negativo

ICEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Experiência profissional, bolsa, aprimorar conhecimentos, bons orientadores, geralmente com material necessário, fazer parte da pesquisa e ciência brasileira, etc.

Contras: Instabilidade no recebimento da bolsa, bolsa de baixo valor é nem todos os alunos conseguem ter acesso, necessitade de locomoção para outros campus, etc.

Muito bom

Bolsista PIBIDEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Bons professores. Estimulam o desenvolvimento de atividades de maneira pró ativa e criativa. Oportunidade de entrar em contato com a sociedade e compartilhar conhecimento.

Contras: Poucas reuniões. Pouco ensino de criação de plano de aula. Exige iniciativa que nem todos tem. Exigiu em certos pontos conhecimento de tecnologias não aprendidas no curso.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Um dos melhores lugares para estágio na região de Curitiba, grande nível de aprendizado e grande variedade de estudantes e categorias de estágio

Contras: Carga horária muito cansativa, lugar muito isolado, lugar um pouco abafado, falta de atenção por parte dos monitores mas um dos melhores lugares possíveis para estágio

Conselhos para presidência: Maior investimento em infraestrutura

Ótima

Monitor de EconômiaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bom ambiente de trabalho e bom relacionamento interpessoal. Pessoas dedicadas e engajadas em crescer e aprender cada vez mais novos desafios. Incrível.

Contras: Algumas burocracias são exigidas de todos, até para tarefas mínimas. Talvez seja um grande fator que atrase o crescimento na educação de qualidade no país.

No geral, uma boa experiência.

Bolsista de Iniciação Científica

Prós: Extremamente interessante para quem quer se aprofundar em alguma linha de pesquisa específica dentro do curso que atua. Aprende-se a trabalhar em equipe, além de proporcionar entender o mecanismo por trás das pesquisas universitárias.

Contras: As vezes, o esforço realizado por um estagiário de iniciação científica não é condizente com o valor da bolsa recebida. Grande parte das vezes, faltam recursos para as linhas de pesquisa.

Preparação para o mercado de trabalho

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Realizava um estágio direcionado à mira área de formação, que não influenciava negativamente em meus estudos. O valor da bolsa era sempre pago na data correta.

Contras: Conseguir o estágio foi difícil, poucos alunos tinham acesso a estas oportunidades. Outros alunos relatavam problemas com o pagamento da bolsa.

Ótimo ambiente de trabalho

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Flexibilidade de horário, permitindo conciliar com os estudos. Ambiente excelente tanto entre os funcionários quanto em relação à chefia. Recomendo.

Contras: Gostaria de continuar trabalhando nesta instituição, porém o fato de ter trabalhado lá, por ser bolsista, não conta como experiência para aprovação em concurso público e por isso não pude tentar o processo seletivo.

Se você tiver esta oportunidade, não perca

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ótima oportunidade para aprendizado pessoal e desenvolvimento profissional, grande motivador, horários flexíveis, reconhecimento da graduação

Contras: Carga de trabalho elevada, 40 horas semanais divididas em desenvolvimento de atividades, reuniões com o grupo e projeto de iniciação científica

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Descrição:A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Envolta em uma história de lutas e conquistas desde 1912, a UFPR é referência no ensino superior para o Estado e para o Brasil.