Como é trabalhar na Universidade Federal do Paraná (UFPR)?

Trabalho razoável.

Aluno Pesquisador

Prós: Trabalhar como pesquisador muitas vezes é muito bom, principalmente na Universidade Federal do Paraná, mas o reconhecimento muitas vezes deixa a desejar.

Contras: O trabalho de um pesquisador na Universidade Federal do Paraná deveria ser melhor reconhecido em termos financeiros, uma vez que o esforço empenhado é muito grande.

Muito bom

Bolsista PIBIDEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Bons professores. Estimulam o desenvolvimento de atividades de maneira pró ativa e criativa. Oportunidade de entrar em contato com a sociedade e compartilhar conhecimento.

Contras: Poucas reuniões. Pouco ensino de criação de plano de aula. Exige iniciativa que nem todos tem. Exigiu em certos pontos conhecimento de tecnologias não aprendidas no curso.

Oportunidade na graduação

Bolsista de Iniciação Científica

Prós: Professores dedicados, oportunidade de crescimento no setor de pesquisa, oportunidade de realizar especialização/pós-graduação além de poder pesquisar em uma área de meu interesse e foco profissional.

Contras: Falta de recursos para bolsas, pesquisas e eventos mais aprofundados. Há também burocracia impedindo o avanço de certos projetos conquanto hoje esteja correndo melhor.

Conselhos para presidência: Melhorar a organização e a distribuição de encargos e recursos entre a instituição.

Vale a pena no início

Iniciação Científica

Prós: Flexibilidade de horário, vários contatos com diferentes áreas, contato com inovação tecnológica e ambiental. Oferta de vários cursos profissionalizantes em fim..

Contras: Dependência governamental, pouco recurso sem perspectiva de crescimento profissional. Dificuldades em autonomia de pesquisa e desenvolvimento, muita hierarquia.

Experiência serviço público

EstágioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótimo local de trabalho, pessoas comunicativas e prestativas. Recomendo a organização, boa experiência no serviço público e na gestão de pessoas

Contras: Poucas oportunidades de crescimento. Falta invertimento na estrutura, concursados acomodados e apaticos a sua função. Política interna pouco flexível

Conselhos para presidência: Fomentar mais a participação dos estagiários

Excelente ambiente para crescimento profissional

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. Liberdade de trabalho, horários flexíveis.

Contras: Falta de amparo psicológico aos pesquisadores. Falta de uma remuneração adequada para os bolsistas de pós-graduação. Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem.

Um ótimo lugar para trabalhar, que precisa profissionalizar sua gestão.

Professor Mestre

Prós: A experiência, trabalho com ensino, pesquisa, extensão. Ver profissionais sendo formados com qualidade, reconhecimento dos alunos. Melhor colocação de trabalho para professores

Contras: Infraestrutura, burocracia, gerenciamento político, apadrinhamento, espaços físicos sob disputa, repetições de informações, dificuldades em resolver casos com Governo Federal

Vale a pena

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Horário flexível , bom ambiente, bons gestores, grande aprendizado. Realização de muitos projetos o que nos faz aprender bastante durante o estágio

Contras: Bolsa auxilio com um valor muito abaixo comparado a qualquer outro estágio. Desorganização por parte dos gestores na hora de repassar as informações sobre projetos.

boa

Assistente em Administração

Prós: Jornada de Trabalho, clima organizacional, localização, estabilidade, contato com o meio educacional e a oportunidade de por influência estudar cada vez mais

Contras: para quem tem nível superior acaba que o trabalho realizado se torna muito simples, se tona um lugar ideal para quem não gosta de desafios e procura um certo conforto.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Um dos melhores lugares para estágio na região de Curitiba, grande nível de aprendizado e grande variedade de estudantes e categorias de estágio

Contras: Carga horária muito cansativa, lugar muito isolado, lugar um pouco abafado, falta de atenção por parte dos monitores mas um dos melhores lugares possíveis para estágio

Conselhos para presidência: Maior investimento em infraestrutura

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Descrição:A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Envolta em uma história de lutas e conquistas desde 1912, a UFPR é referência no ensino superior para o Estado e para o Brasil.