Como é trabalhar na Universidade Federal do Pará (UFPA)?

Pibic

Bolsista PIBIC

Belém, PA

Prós: é um bom lugar para começar a carreira na pesquisa, fazer networking, começar no mercado, inovar, aprender, com os professores da universidade

Contras: limita o aluno a área acadêmica, e não há reajuste na bolsa a muito tempo. Depende do aproveitamento do aluno e do orientador, há muita pexada

Uma instituição boa, principalmente no âmbito financeiro, mas tem muito a melhorar

Assistente em Administração

Belém, PA

Prós: Plano de cargos e carreiras, estabilidade, desenvolvimento profissional, facilidade na relação com instituições financeiras, escolha livre de plano de saúde com ressarcimento parcial da mensalidade pelo Governo Federal.

Contras: Muita "politicagem", muita ocupação de cargos de confiança por pessoas não capacitadas, hospitais universitários sucateados, carga horária de 40 horas semanais é um exagero.

Conselhos para presidência: Mais meritocracia na ocupação de cargos de confiança, menos indicação política, mais estrutura nos hospitais universitários, 30 horas semanais para todos.

Regular para graduados

Professor

Tucuruí, PA

Prós: Flexibilidade de horários em relação as disciplinas, possibilitando adequação no calendário conforme necessidade da faculdade e do professor.

Contras: Os pontos negativos são que só entra mediante a concurso, é para professores temporários não existe aumento salarial de acordo com a titulação.

Conselhos para presidência: Aumentar o salário conforme incremento de titulação

Experiência boa

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2013

Belém, PA

Prós: Excelente ambiente, pessoas que ajudam. Em geral, foi uma experiência muito agradável. Destaco que tinha abertura para apresentar novas ideias.

Contras: Acredito que dependendo do setor onde você está, existem pessoas na gestão com visão limitada, que podem cercear novas ideias e projetos. Espero que isso mude.

Muito bom

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2018

Belém, PA

Prós: Ambiente agradável, receptivo, pessoas bem educadas, para quem estuda na universidade é ótimo pois fica no proprio campus e pertos das salas de aula

Contras: Alguns momentos, há uma certa ociosidade, serviços demoram para ser realizados, burocracia grande, que acarreta na lentidão dos processos, mas nada que comprometa significativamente.

A melhor do Norte

Belém, PA

Contras: Precisa de mais investimento para continuar desempenhando o papel de formadora de ótimos profissionais para o mercado de trabalho e vida em sociedade.

Bom mais trabalhoso dependendo em qual lugar tu vais trabalhar.

Bolsista

Belém, PA

Prós: Podemos adquirir muito conhecimento de várias formas e com muitas pessoas, tanto da nossa área quanto de outras áreas e ter a possibilidade de crescer na carreira acadêmica

Contras: Como o cargo é de bolsista ou estagiário os salários são baixos, de R$ 350,00 a R$ 500,00, as vezes tem muito trabalho para pouco tempo e ainda conciliar com as disciplinas

Bom lugar para trabalhar e estudar, mas deixa a desejar na segurança.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Belém, PA

Prós: Ambiente multicultural, diverso e aconchegante. Bem arborizado, prédios bem conservados (alguns novos), e area publica limpa. Ótimo arcevo, varias atividases academicas e atividades acadêmicas e culturais. Várias opções de cursos de línguas e formação para servidores e estudantes.

Contras: Segurança no campus. Distância do centro da cidade (ou da "zona azul"). Acessibilidade. Ausência de Wifi pública institucional. Opções de alimentação no campus.

Conselhos para presidência: Investir em monitoramento remoto, implementar wifi pública institucional.

É uma ajuda.

Estagiário Administrativo

Abaetetuba, PA

Prós: Flexibilidade dos diretores dos setores, isso facilita aos alunos manterem o foco nos estudos em seus respectivos cursos. Pagamento em dia também é um ponto forte.

Contras: O valor da bolsa é muito baixo comparado a bolsa de outras universidades. Não tem adicional de férias, nem adicional no final do ano. Os bolsistas fazem o trabalho dos técnicos, fugindo do combinado no termo de contrato.

Univesidade

Belém, PA

Prós: estrutura física boa, excelente conexão com a internet, paisagem maravilhosa, trabalho bem articulado com a equipe, boa acessibilidade com os superiores.

Contras: suporte administrativo lento, protocolar um documento é demorado, internet lenta funcionários mal educados, supervisão fraca plano carreira pouco incentivada.

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Descrição:A Universidade Federal do Pará é uma das maiores e mais importantes instituições da Amazônia composta por mais de 50 mil pessoas, de 513 cursos de graduação e 45 programas de pós-graduação, sendo 43 cursos de mestrado e 22 de doutorado.