Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) logo

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Como é trabalhar na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)?

Ideias novas, práticas antigas

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2014

Vitória, ES

Prós: poder ficar perto dos estudantes e das ideias novas que estão surgindo nas salas de aula da universidade.

Contras: Questões burocráticas são o que mais atrapalham o funcionamento público. Qualquer equipamento ou coisas de necessidades básicas e gerais tem que ser pedido aos superiores e muitas vezes demora muito até chegar aos funcionários e estagiários

Serviço público.

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2013

Vitória, ES

Prós: Desenvolvimento de conhecimento técnico e científico.

Contras: Falta de mentoria, desinteresse da equipe responsável pelo projeto, procrastinação e pouco trabalho.

Conselhos para presidência: Trabalhar mais e melhor.

Ótima relação profissional.

Vitória, ES

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. Trabalhar em prol da educação é muito satisfatório.

Contras: Como todo órgão público, não há estrutura física, possui muita burocracia e há sempre a falta de material. Quando há o material, na maioria das vezes é de qualidade duvidosa.

Pontos negativos e positivos do trabalho

Auxiliar Administrativo

Vitória, ES

Prós: Flexibilidade de horário, trabalhar em turnos de 6 horas. Trabalhar em pró da educação também é satisfatório. Ter as vantagens de ser servidor publico federal, como o incentivo a qualificação

Contras: Como todo órgão público, não há estrutura física e há sempre a falta de material. Quando há o material, na maioria das vezes é de qualidade duvidosa.

Conselhos para presidência: Melhorar as ferramentas de trabalho

Bom lugar para estagiar.

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Vitória, ES

Prós: Bom lugar para estagiar e aplicar os conhecimentos teóricos em experimentos práticos. Durante o estágio foi possível ter grande avanço profissional.

Contras: Devido ao ambiente acadêmico há algumas limitações esperadas como verbas limitadas devido ao fato do objetivo ser a pesquisa e não o lucro imediato.

bom lugar

Bolsista de Mestrado

Vitória, ES

Prós: estudar como bolsista não possui os melhores salários mas proporciona boas perspectivas e chances de crescimento no futuro, além da liberdade

Contras: salários baixos, infraestrutura precária, restaurante não é um dos melhores, porem o salário não atrasa mesmo em meio a crise do país. e a qualificação é de graça

Ex-funcionário, saiu em 2017

Vitória, ES

Prós: Diversos cursos de graduação e pós-graduação. Professores experientes e detentores de grandes conhecimento. Possibilidade de ganhar muita experiencia com estágios durante a graduação.

Contras: Devido ao grande corte de verbas do governo federal, a universidade está passando por um período bastante complicado. Falta de verba para manutenção das salas, equipamentos e limpeza do campus.

Regular

AssessorEx-funcionário, saiu em 2017

São Mateus, ES

Prós: Vale Transporte e refeição. Infelizmente não há muito o que falar aqui mas eu preciso digitar cento e quarenta caracteres. Desculpe-me e tenha uma boa vida

Contras: Plano de carreira, que neste caso posso dizer que é inexistente. Nós só temos a possibikidade de avançar com concurso público ou a demissão de um colega

Conselhos para presidência: Melhorar plano de carreira

Aluno

Vitória, ES

Prós: A universidade possui uma ampla biblioteca, bons alunos e dinheiro para ser excelente porém não tem uma gestão financeira. Deveria ser um modelo.

Contras: Professores não querem dar aula. Desorganização, a Universidade está completamente descuidada. Muitos cargos ociosos e o restaurante universitário não possui opções.

Precisa Melhorar

Monitor de Laboratório

Vitória, ES

Prós: Professores acessíveis, com boa formação e com vontade de ensinar. Boa localização, grande infraestrutura e varias opções para participar de projetos de extensão ou programas de aperfeiçoamento profissional (Estudo de línguas, esportes e cultura)

Contras: Estrutura engessada, demasiadamente corporativista e falta de administradores para tomar decisões estratégicas em prol do desenvolvimento socioeconômico e cientifico.

Conselhos para presidência: Colocar Administradores e Engenheiros de Produção nos cargos de gestão da Universidade, "desemgessar" a estrutura, criar alianças com o setor privado para fomento não só do Centro Tecnológico mas de toda a universidade por meio da inserção dessas empresas dentro da Universidade e obrigar os departamentos à interagir entre si (Por exemplo pedagogos realizando estudos para melhorar o ensino dos outros cursos do campi, Estudantes de Engenharia estudando e apresentando projetos para viabilizar e baratear o custo de manutenção dos prédios e ativos da universidade....).

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Descrição:A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) é uma instituição autárquica vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e que atua com base no princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com vocação para atuar em todas as áreas do saber. Fundada em 5 de maio de 1954, a Ufes possui quatro campi universitários – em Goiabeiras e Maruipe, na capital; e nos municípios de Alegre, no sul do Estado; e São Mateus, no norte capixaba – com uma área territorial total de 4,3 milhões de metros quadrados. Sua infraestrutura física global é de 298.835 mil metros quadrados de área construída.