Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) logo

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Como é trabalhar na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)?

Ideias novas, práticas antigas

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2014

Vitória, ES

Prós: poder ficar perto dos estudantes e das ideias novas que estão surgindo nas salas de aula da universidade.

Contras: Questões burocráticas são o que mais atrapalham o funcionamento público. Qualquer equipamento ou coisas de necessidades básicas e gerais tem que ser pedido aos superiores e muitas vezes demora muito até chegar aos funcionários e estagiários

Serviço público.

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2013

Vitória, ES

Prós: Desenvolvimento de conhecimento técnico e científico.

Contras: Falta de mentoria, desinteresse da equipe responsável pelo projeto, procrastinação e pouco trabalho.

Conselhos para presidência: Trabalhar mais e melhor.

Aluno

Vitória, ES

Prós: A universidade possui uma ampla biblioteca, bons alunos e dinheiro para ser excelente porém não tem uma gestão financeira. Deveria ser um modelo.

Contras: Professores não querem dar aula. Desorganização, a Universidade está completamente descuidada. Muitos cargos ociosos e o restaurante universitário não possui opções.

Precisa Melhorar

Monitor de Laboratório

Vitória, ES

Prós: Professores acessíveis, com boa formação e com vontade de ensinar. Boa localização, grande infraestrutura e varias opções para participar de projetos de extensão ou programas de aperfeiçoamento profissional (Estudo de línguas, esportes e cultura)

Contras: Estrutura engessada, demasiadamente corporativista e falta de administradores para tomar decisões estratégicas em prol do desenvolvimento socioeconômico e cientifico.

Conselhos para presidência: Colocar Administradores e Engenheiros de Produção nos cargos de gestão da Universidade, "desemgessar" a estrutura, criar alianças com o setor privado para fomento não só do Centro Tecnológico mas de toda a universidade por meio da inserção dessas empresas dentro da Universidade e obrigar os departamentos à interagir entre si (Por exemplo pedagogos realizando estudos para melhorar o ensino dos outros cursos do campi, Estudantes de Engenharia estudando e apresentando projetos para viabilizar e baratear o custo de manutenção dos prédios e ativos da universidade....).

Carreira de Técnico Administrativo em Educação

Contador

Vitória, ES

Prós: Por ser público, há transparência nas atividades da gestão e não existe o fantasma do medo da demissão, estabilidade pelo concurso e facilidade no acesso aos professores da melhor universidade do ES.

Contras: Por ser pública, de regime jurídico único (RJU), a carreira depende de intervenção sindical para receber os aumentos de salários ou de benefícios (não é como na CLT, que prevê a convenção coletiva das categorias, anualmente). Toda mudança depende de intervenção governamental, em alguma instância.

Bolsista

Bolsista de Iniciação Científica

Vitória, ES

Prós: Por ser uma universidade, esta oferece diversas oportunidades de conhecimento e também de aprendizagem. Além disso o ambiente é bem agradável.

Contras: Apesar de tudo, uma bolsa de 400 reais é pouco. Não dá para cobrir muito os gastos que um estudante de graduação têm, ainda mais de este morar sozinho na cidade ou ser do interior e tiver que se sustenar.

Para quem gosta

Bolsista de Mestrado

Vitória, ES

Prós: Horários Flexíveis, valorização, crescimento, melhora do currículo, entre outros, participação em seminários e palestras, pagamento de bolsa em dia

Contras: Cobrança, falta dinheiro para realização das pesquisas, prazo pequeno para desenvolvimento da dissertação, necessidade de publicação, obrigação de estágio docente

Estágio na UFES

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Vitória, ES

Prós: Como estagiário não há muita cobrança. Os horários são realmente flexíveis adaptando-se ao horário do curso. Salário sempre em dia e pessoas agradáveis.

Contras: O salário poderia ser melhor, afinal é um estágio para mantimento dos estudantes na universidade, e somando o estágio com o auxílio p/ estudante não dá nem 50% do necessário pra viver em Vitória.

Universidade Federal

Professor UniversitárioEx-funcionário, saiu em 2015

Vitória, ES

Prós: Pessoas muito receptivas e colaborativas, dessa forma torna-se muito tranquilo o ambiente de trabalho. Experiência extremamente positiva. Recomendável.

Contras: Por ser uma empresa pública existem entraves que independem da vontade das pessoas. Há uma dependência muito grande de verbas federais para o bom funcionamento da organização.

Monitor

Vitória, ES

Prós: A universidade tem profissionais bem competentes, quem sabe aproveitar, sai da instituição com muita bagagem. É um espaço muito bom para fazer networking.

Contras: O principal ponto negativo da UFES é a falta de transparência enquanto os gastos públicos. Não tenho muita confiança na administração. Sempre falam que faltam dinheiro, mas não mostram detalhadamente como este dinheiro está sendo aplicado.

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Descrição:A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) é uma instituição autárquica vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e que atua com base no princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com vocação para atuar em todas as áreas do saber. Fundada em 5 de maio de 1954, a Ufes possui quatro campi universitários – em Goiabeiras e Maruipe, na capital; e nos municípios de Alegre, no sul do Estado; e São Mateus, no norte capixaba – com uma área territorial total de 4,3 milhões de metros quadrados. Sua infraestrutura física global é de 298.835 mil metros quadrados de área construída.