Como é trabalhar na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)?

Estudante

Prós: Professores hsisbwvwidodbsgsididvsusojfbeujxbdusozndbeysicnsvsuxidjsvshdufigidbevaisj d d d d e r r r d dvusisbeheisbdgsuisnsbsuehevebhdhdhedh

Contras: Kdjdbsisjxbsjsksoshsjisjshsisisshgsusisishsysysisusjdjdisidididishsysisishsgsysuisjdgsususisjsgeu8seibeye8sjegeyeisjgeusishegsys7shsys8djebhejej

Bolsa

Ex-funcionário, saiu em 2017

Vitória, ES

Prós: Ambiente onde se pode ganhar muito conhecimento, que será levado para o resto da vida. Aliando a parte acadêmica com a parte profissional de uma graduação.

Contras: Pontos negativos são as greves constantes e a pouca disponibilidade de bolsas estudantis para que o aluno se sustente durante o curso de graduação.

Doutorado

Doutorando

Vitória, ES

Prós: Liberdade de tempo para desenvolvimento da carreira e pessoal. Oportunidade de crescimento, aumento da network, ambiente amigável, trabalho em eqyipe

Contras: Pouca estrutura, insegurança de desempenho no mercado de trabalho, dependência de bolsa de remuneração baixa, pouca produtividade e pouco apoio

Muito Satisfeito!

Professor SubstitutoEx-funcionário, saiu em 2018

São Mateus, ES

Prós: Ambiente de trabalho favorável ao crescimento pessoal e profissional Cooperação entre os colegas Liberdade para atuar na docência Boa convivência com o corpo discente Salário muito bom

Contras: Ainda faltam alguns pontos de infra-estrutura que permitam o discente e docente, assim como o corpo técnico administrativo, permanecer na Universidade com maior conforto.

Sou inexperiente

Docente

Vitória, ES

Prós: È uma instituição relevante.

Contras: Não È uma instituição relevante.

Bolsista

Prós: Nunca atrasaram. Porém é necessário ter dedicação exclusiva. Para estudar é uma ótima oportunidade, pois você tem tempo para fazer as disciplinas e escrever a dissertação (no meu caso).

Contras: O ponto negativo é que não é permitido realizar outro tipo de trabalho remunerado. Para quem precisa sustentar uma família, o salário é baixo.

Carreira de Técnico Administrativo em Educação

Contador

Vitória, ES

Prós: Por ser público, há transparência nas atividades da gestão e não existe o fantasma do medo da demissão, estabilidade pelo concurso e facilidade no acesso aos professores da melhor universidade do ES.

Contras: Por ser pública, de regime jurídico único (RJU), a carreira depende de intervenção sindical para receber os aumentos de salários ou de benefícios (não é como na CLT, que prevê a convenção coletiva das categorias, anualmente). Toda mudança depende de intervenção governamental, em alguma instância.

Universidade Federal

Professor UniversitárioEx-funcionário, saiu em 2015

Vitória, ES

Prós: Pessoas muito receptivas e colaborativas, dessa forma torna-se muito tranquilo o ambiente de trabalho. Experiência extremamente positiva. Recomendável.

Contras: Por ser uma empresa pública existem entraves que independem da vontade das pessoas. Há uma dependência muito grande de verbas federais para o bom funcionamento da organização.

Monitor

Vitória, ES

Prós: A universidade tem profissionais bem competentes, quem sabe aproveitar, sai da instituição com muita bagagem. É um espaço muito bom para fazer networking.

Contras: O principal ponto negativo da UFES é a falta de transparência enquanto os gastos públicos. Não tenho muita confiança na administração. Sempre falam que faltam dinheiro, mas não mostram detalhadamente como este dinheiro está sendo aplicado.

É uma boa instituição. Vale a pena trabalhar.

Professor Substituto

Alegre, ES

Prós: Boa infra-estrutura, paga o salário em dia, dá suporte se necessário.

Contras: A UFES tem burocracia em excesso.

Conselhos para presidência: Diminuir a quantidade de burocracia que se instalou na instituição.

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Descrição:A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) é uma instituição autárquica vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e que atua com base no princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com vocação para atuar em todas as áreas do saber. Fundada em 5 de maio de 1954, a Ufes possui quatro campi universitários – em Goiabeiras e Maruipe, na capital; e nos municípios de Alegre, no sul do Estado; e São Mateus, no norte capixaba – com uma área territorial total de 4,3 milhões de metros quadrados. Sua infraestrutura física global é de 298.835 mil metros quadrados de área construída.