Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) logo

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Como é trabalhar na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)?

Carreira de Técnico Administrativo em Educação

Contador

Vitória, ES

Prós: Por ser público, há transparência nas atividades da gestão e não existe o fantasma do medo da demissão, estabilidade pelo concurso e facilidade no acesso aos professores da melhor universidade do ES.

Contras: Por ser pública, de regime jurídico único (RJU), a carreira depende de intervenção sindical para receber os aumentos de salários ou de benefícios (não é como na CLT, que prevê a convenção coletiva das categorias, anualmente). Toda mudança depende de intervenção governamental, em alguma instância.

Universidade Federal

Professor UniversitárioEx-funcionário, saiu em 2015

Vitória, ES

Prós: Pessoas muito receptivas e colaborativas, dessa forma torna-se muito tranquilo o ambiente de trabalho. Experiência extremamente positiva. Recomendável.

Contras: Por ser uma empresa pública existem entraves que independem da vontade das pessoas. Há uma dependência muito grande de verbas federais para o bom funcionamento da organização.

Monitor

Vitória, ES

Prós: A universidade tem profissionais bem competentes, quem sabe aproveitar, sai da instituição com muita bagagem. É um espaço muito bom para fazer networking.

Contras: O principal ponto negativo da UFES é a falta de transparência enquanto os gastos públicos. Não tenho muita confiança na administração. Sempre falam que faltam dinheiro, mas não mostram detalhadamente como este dinheiro está sendo aplicado.

É uma boa instituição. Vale a pena trabalhar.

Professor Substituto

Alegre, ES

Prós: Boa infra-estrutura, paga o salário em dia, dá suporte se necessário.

Contras: A UFES tem burocracia em excesso.

Conselhos para presidência: Diminuir a quantidade de burocracia que se instalou na instituição.

Excelente

Bolsista de Mestrado

Vitória, ES

Prós: Horário Flexível; Professores qualificados

Contras: Não tenho nada a descrever aqui.

Pontos negativos e positivos do trabalho

Auxiliar Administrativo

Vitória, ES

Prós: Flexibilidade de horário, trabalhar em turnos de 6 horas. Trabalhar em pró da educação também é satisfatório. Ter as vantagens de ser servidor publico federal, como o incentivo a qualificação

Contras: Como todo órgão público, não há estrutura física e há sempre a falta de material. Quando há o material, na maioria das vezes é de qualidade duvidosa.

Conselhos para presidência: Melhorar as ferramentas de trabalho

Bom lugar para estagiar.

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Vitória, ES

Prós: Bom lugar para estagiar e aplicar os conhecimentos teóricos em experimentos práticos. Durante o estágio foi possível ter grande avanço profissional.

Contras: Devido ao ambiente acadêmico há algumas limitações esperadas como verbas limitadas devido ao fato do objetivo ser a pesquisa e não o lucro imediato.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Vitória, ES

Prós: Diversos cursos de graduação e pós-graduação. Professores experientes e detentores de grandes conhecimento. Possibilidade de ganhar muita experiencia com estágios durante a graduação.

Contras: Devido ao grande corte de verbas do governo federal, a universidade está passando por um período bastante complicado. Falta de verba para manutenção das salas, equipamentos e limpeza do campus.

Bolsista

Bolsista de Iniciação Científica

Vitória, ES

Prós: Por ser uma universidade, esta oferece diversas oportunidades de conhecimento e também de aprendizagem. Além disso o ambiente é bem agradável.

Contras: Apesar de tudo, uma bolsa de 400 reais é pouco. Não dá para cobrir muito os gastos que um estudante de graduação têm, ainda mais de este morar sozinho na cidade ou ser do interior e tiver que se sustenar.

Pública e de Qualidade

Técnico em Assuntos Educacionais

Vitória, ES

Prós: Local de oportunidades para desenvolvimento no âmbito acadêmico, com facilidade de realização de graduação, pós-graduação e capacitação de outros tipos.

Contras: Como instituição pública, ainda que de nível reconhecido nacional e internacionalmente, apresenta problemas em relação à gestão de maneira geral.

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Descrição:A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) é uma instituição autárquica vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e que atua com base no princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com vocação para atuar em todas as áreas do saber. Fundada em 5 de maio de 1954, a Ufes possui quatro campi universitários – em Goiabeiras e Maruipe, na capital; e nos municípios de Alegre, no sul do Estado; e São Mateus, no norte capixaba – com uma área territorial total de 4,3 milhões de metros quadrados. Sua infraestrutura física global é de 298.835 mil metros quadrados de área construída.