Como é trabalhar na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)?

Oferece excelentes oportunidades, para quem souber buscá-las.

Vitória, ES

Prós: Existem vários projetos extracurriculares para o aluno se desenvolver e conseguir realmente entender do que gosta de fazer. Vale muito a pena se inscrever logo no primeiro semestre em algum projeto e ir passando por todos eles. Você acaba se conhecendo mais.

Contras: A infraestrutura é muito ruim. A internet é péssima, os aparelhos de ar-condicionado, quando existem, sempre estão quebrados, o prédio da engenharia civil foi condenado, o da elétrica está com o teto caindo.

Graduação na UFES

EstudanteEx-funcionário, saiu em 2018

Vitória, ES

Prós: Ambiente agradável, pessoas solícitas e dispostas a ensinar sempre, apesar da pressão, que ajuda a amadurecer e a lidar com várias situações difíceis que encontra-se posteriormente na vida profissional. Incentivo muito bom ao ensino, à pesquisa e à extensão, possibilitando a integração dos 3 durante a graduação.

Contras: Os horários dos alunos pode ser melhor ajustado, os professores podem passar mais tempo em campo com ou sem o aluno. Falta mais incentivo para a permanência dos alunos. Às vezes falta um pouco de empatia com o outro.

Conselhos para presidência: Pensar mais nos alunos que moram longe, não possuem um emprego e nem assistência estudantil, atender as necessidades básicas do aluno dentro da universidade.

É a estabilidade q atrai

Assistente Administrativo

Vitória, ES

Prós: Sem pressões, estabilidade, trabalho fácil e simples. Sem muita responsabilidade. Oportunidades de estudar mais e de escolher trabalhoa melhores.

Contras: Sem maiores desafios, o q atrai a estabilidade do cargo e só isso mesmo. No mais e isso aí né. A estrutura e bem arcaica também. Talvez um choque de gestão elevaria o nível da universidade.

Boa empresa pública, mas peca no crescimento profissional.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Vitória, ES

Prós: Trabalho sempre tranquilo e bom ambiente, mas assim mesmo, a consolidação das estruturas obstaculiza a apreciação da importância dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência.

Contras: Neste sentido, a hegemonia do ambiente político promove a alavancagem dos níveis de motivação departamental. Todavia, o surgimento do comércio virtual talvez venha a ressaltar a relatividade do impacto na agilidade decisória. Sei que é de grande impacto.

Boa orientação, porém falta estrutura.

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2015

Vitória, ES

Prós: Boa orientação e as atividades desenvolvidas ajudaram no meu desenvolvimento acadêmico e profissional. Bom trabalho em equipe e muita comunicação entre os membros do projeto.

Contras: A bolsa estava abaixo do valor de mercado para vagas semelhantes que seriam vagas de estágio. Falta de equipamentos para o prosseguimento da pesquisa.

A instituição, oferece tudo aquilo que um bom profissional espero no mercado.

Administrador

Vitória, ES

Prós: Oportunidade de se qualificar e se titular com programa de pós-graduação stricto sensu. A instituição oferece um método democrático para ingressar. Por meio de concurso público.

Contras: São vários, um deles é o seu plano de cargos e salários. No momento do seu ingresso a instituição, você poderá fazer um gráfico da sua carreira dentro da instituição.

Conselhos para presidência: Gestão, operante e mais qualificada

Ótima relação profissional.

Vitória, ES

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. Trabalhar em prol da educação é muito satisfatório.

Contras: Como todo órgão público, não há estrutura física, possui muita burocracia e há sempre a falta de material. Quando há o material, na maioria das vezes é de qualidade duvidosa.

Pontos negativos e positivos do trabalho

Auxiliar Administrativo

Vitória, ES

Prós: Flexibilidade de horário, trabalhar em turnos de 6 horas. Trabalhar em pró da educação também é satisfatório. Ter as vantagens de ser servidor publico federal, como o incentivo a qualificação

Contras: Como todo órgão público, não há estrutura física e há sempre a falta de material. Quando há o material, na maioria das vezes é de qualidade duvidosa.

Conselhos para presidência: Melhorar as ferramentas de trabalho

Bom lugar para estagiar.

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Vitória, ES

Prós: Bom lugar para estagiar e aplicar os conhecimentos teóricos em experimentos práticos. Durante o estágio foi possível ter grande avanço profissional.

Contras: Devido ao ambiente acadêmico há algumas limitações esperadas como verbas limitadas devido ao fato do objetivo ser a pesquisa e não o lucro imediato.

bom lugar

Bolsista de Mestrado

Vitória, ES

Prós: estudar como bolsista não possui os melhores salários mas proporciona boas perspectivas e chances de crescimento no futuro, além da liberdade

Contras: salários baixos, infraestrutura precária, restaurante não é um dos melhores, porem o salário não atrasa mesmo em meio a crise do país. e a qualificação é de graça

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Descrição:A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) é uma instituição autárquica vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e que atua com base no princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com vocação para atuar em todas as áreas do saber. Fundada em 5 de maio de 1954, a Ufes possui quatro campi universitários – em Goiabeiras e Maruipe, na capital; e nos municípios de Alegre, no sul do Estado; e São Mateus, no norte capixaba – com uma área territorial total de 4,3 milhões de metros quadrados. Sua infraestrutura física global é de 298.835 mil metros quadrados de área construída.