Como é trabalhar na Universidade Federal do ABC (UFABC)?

Diferente, e por enquanto: nem melhor, nem pior.

Santo André, SP

Prós: O grau de liberdade oferecido aos alunos é grande, o que a torna meio incompativel com o padrão de ensino atual, entretanto, ponho fé nesse sistema e acredito que faz jus ao titulo de universidade de ponta para o século XXI.

Contras: Como em toda instituição, há as laranjas podres que apesar de pouquissimas, conseguem dificultar a vida de quem caminha junto.

Prós: Ótimo clima e ambiente de trabalho, pouca pressão, liberdade para trabalhar, qualidade de vida e remuneração apesar de baixa pode ser aumentada com mestrado e doutorado

Contras: Remuneração e benefícios defasados em relação ao mercado de trabalho e às outras instituições públicas. Muitas áreas são desorganizadas

Conselhos para presidência: Rever as remunerações e benefícios dos servidores técnicos administrativos

Boa.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Santo André, SP

Prós: Muitos funcionários, de forma a não sobrecarregar ninguém. Boa localização, serviço de fretado, restaurante universitário, projetos de extensão social, etc.

Contras: Não oferece nenhum benefício aos estagiários, o salário para esse cargo é muito baixo e as tarefas estipuladas são de grande responsabilidade.

Melhoria de ensino

Docente

Santo André, SP

Prós: ambiente, socializacao, graduação e pos graduação reconhecidas. Professores com doutarado na totalidade. Laboratorios de graduação e pesquisa de ponta.

Contras: muito politizada, grupos de classes querendo dominar e grupos alternativos. Pessoas que seguem conduta de gêneros menosprezadas. Um pouco desorganizada administrativamente

Empresa muito boa

Técnico Administrativo

Santo André, SP

Prós: As possibilidades de crescimento, as pessoas, o aprendizado que levarei comigo, a possibilidade de cursar uma faculdade junto sem comprometer.

Contras: Não existem muitos pontos negativos, no meu caso, o único seria a distância de São Paulo e do local aonde moro, que faz com que demore mais de duas horas para chegar

Se não fosse pelo machismo, teria ficado mais tempo

Ex-funcionário, saiu em 2016

Santo André, SP

Prós: Ambiente bem organizado e limpo, salas bem distribuídas, com ar condicionado e mesas novas. Oportunidade de trabalhar com novas tecnologias e de adquirir bastante aprendizado

Contras: Trabalhei com pessoas extremamente machistas onde me sentia diariamente diminuída e pressionada, foi exatamente por esse motivo que resolvi me desligar de lá, mesmo aprendendo muito, não consegui suportar o ambiente opressor no setor.

Conselhos para presidência: Deveriam olhar mais para cada setor individualmente buscando melhorias e buscar palestras para ajudar os funcionários a lidarem com o comportamento dos outros e também para serem menos opressores com pessoas diferentes.

ótimo

Estagiário do Ensino MédioEx-funcionário, saiu em 2013

Santo André, SP

Prós: Órgão público sensacional para estagiar. Gostei muito de estagiar lá, conciliava com ensino médio. Foi uma ótima experiência. Recomendo para os jovens que nunca trabalharam.

Contras: Bolsa auxílio baixa. Ano de 2011. Parceria com CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Poderiam aumentar o valor, creio que esteja o mesmo ainda.

Conselhos para presidência: ótimo para aprender

otima para trabalhar

Assistente em Administração

Santo André, SP

Prós: Excelente ambiente, oportunidade de crescimento, Ambiente saudável e equilibrado, sem pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O escritório é bem localizado.

Contras: cargos de chefias, muitos cargos para poucos servidores, muitas vezes tem chefe para um funcionário. Nada mais a declarar empresa boa de trabalhar

Muito boa, mas há pontos a melhorar

Estudante

Santo André, SP

Prós: É uma ótima universidade, qualidade de federal, tem um método inovador de ensino, tem auxílios econômicos muito bons para pessoas de baixa renda.

Contras: Não conseguir se formar no tempo hábil é o pior ponto dessa universidade, quase todo mundo é chutado das matérias do curso específico, só quem está há mais tempo na UF consegue pegá-las. Quase ninguém se forma no tempo estimado.

Uma Universidade promissora.

Santo André, SP

Prós: A UFABC é uma das melhores Universidades do Brasil, pois conta com uma infraestrutura excepcional. Corpo docente qualificado, laboratórios de última geração, alunos brilhantes e servidores sempre dispostos a ajudar.

Contras: A Universidade peca em alguns aspectos, por ser muito nova ainda, como por exemplo: Restaurante Universitário a um preço muito elevado que ao preço das demais Universidades do Brasil; não existe ainda qualquer tipo de moradia estudantil, apenas as repúblicas; alguns docentes ainda insistem em não seguir o projeto pedagógico que Universidade propõe; menos de 50% dos alunos se formam no tempo previsto.

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Descrição:A Universidade Federal do ABC (UFABC) começou do zero e, por conseqüência, com infinitas possibilidades de construir um novo modelo de ensino superior. Esse degrau de liberdade permitiu ao comitê encarregado de propor a estrutura desta universidade criar um plano acadêmico completamente novo, livre de amarras internas e de restrições externas. A UFABC promove o conhecimento racional primário e, apesar do foco sobre o avanço da ciência e tecnologia - elegendo pesquisas como o instrumento principal para alcançar objetivos -, estimula um sistema educacional que encoraja o corpo discente a fazer suas próprias escolhas, a assumir riscos e aceitar desafios.