Como é trabalhar na Universidade Federal do ABC (UFABC)?

Diferente, e por enquanto: nem melhor, nem pior.

Santo André, SP

Prós: O grau de liberdade oferecido aos alunos é grande, o que a torna meio incompativel com o padrão de ensino atual, entretanto, ponho fé nesse sistema e acredito que faz jus ao titulo de universidade de ponta para o século XXI.

Contras: Como em toda instituição, há as laranjas podres que apesar de pouquissimas, conseguem dificultar a vida de quem caminha junto.

Prós: Ótimo clima e ambiente de trabalho, pouca pressão, liberdade para trabalhar, qualidade de vida e remuneração apesar de baixa pode ser aumentada com mestrado e doutorado

Contras: Remuneração e benefícios defasados em relação ao mercado de trabalho e às outras instituições públicas. Muitas áreas são desorganizadas

Conselhos para presidência: Rever as remunerações e benefícios dos servidores técnicos administrativos

Bom ambiente de trabalho, porém sem perspectiva de crescimento

Técnico EletrônicoEx-funcionário, saiu em 2016

Santo André, SP

Prós: Estabilidade, bom ambiente de trabalho, possibilidade de especialização e estudos em diversas áreas da universidade, equipe de trabalho qualificada

Contras: Por se tratar de uma empresa pública, o plano de carreira é inexistente, poucos benefícios pra não dizer inexistentes, salário defasado em relação o mercado

A pesquisa PDPD é uma excelente forma de se integrar no mundo acadêmico

Pesquisador

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Os professores da UFABC dão muito auxílio aos alunos pesquisadores do PDPD. Por essa razão, dificilmente um aluno aprendiz ficará desamparado.

Contras: São poucos os pontos negativos de um pesquisador PDPD na UFABC. O aluno recebe bolsa por estar aprendendo e se integrar no meio acadêmico. O único problema que vem em mente é a falta de vale refeição/ transporte

Pesquisador na UFABC

Pesquisador

Santo André, SP

Prós: Flexibilidade no horário, ambiente leve, possibilidade razoável de crescimento, diversas oportunidades de formação extracurricular, crescimento pessoal.

Contras: Falta de carreira, excesso de trabalho pelo salário pago, devido a flexibilidade do horário, muitas vezes não existem finais de semana de folga e sim de trabalho.

Melhoria de ensino

Docente

Santo André, SP

Prós: ambiente, socializacao, graduação e pos graduação reconhecidas. Professores com doutarado na totalidade. Laboratorios de graduação e pesquisa de ponta.

Contras: muito politizada, grupos de classes querendo dominar e grupos alternativos. Pessoas que seguem conduta de gêneros menosprezadas. Um pouco desorganizada administrativamente

Tenho problemas psicológicos causados pela ufabc

Monitoria Acadêmica

São Bernardo do Campo, SP

Prós: É público pelo menos ne? O fato de ser público me deixa feliz e tals, a família gosta, sei lá, da pra se achar superior aos outros e etc coisa que eu curto.

Contras: Mano se eu não estudar tipo umas 3 horas no mínimo por dia eu reprovo tudo, isso aqui não deveria ser assim né? Cursinho que é assim, faculdade não. Mas vida que segue

Conselhos para presidência: Galera! vamos investir ai em infraestrutura, ta dificil viu

Boa experiência.

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2015

Santo André, SP

Prós: Oportunidade de se desenvolver em pesquisa com excelência, aprender a redigir projetos de pesquisa e de colocar em prática métodos também de pesquisa, além de ser orientado por um docente que é doutor e tem mais experiência.

Contras: O foco no âmbito acadêmico e falta de interação com o mundo corporativo, o que dificulta interações necessárias ou oportunidades as quais poderiam ser muito construtivas.

UFABC para doutorandos

Doutorando

Santo André, SP

Prós: Flexibilidade de horários, excelentes professores, boa infraestrutura. Comparando a UFABC com demais universidades federais a situação não é das piores.

Contras: Baixo salário, pouco reconhecimento, falta de recursos, manutenção de equipamentos e de técnicos administrativos em laboratórios de pesquisa.

Ambiente bom para trabalhar, porém possui todos os males de uma empresa pública

Técnico de Laboratório

Santo André, SP

Prós: Flexibilidade de horários, ambiente tranquilo para trabalhar, possibilidade de aprendizado, equipe altamente qualificada, bom ambiente de trabalho

Contras: Não possui plano de carreira, sem perspectiva de crescimento, dependência de concursos públicos para crescer na carreira, fácil de perder a motivação para o trabalho

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Descrição:A Universidade Federal do ABC (UFABC) começou do zero e, por conseqüência, com infinitas possibilidades de construir um novo modelo de ensino superior. Esse degrau de liberdade permitiu ao comitê encarregado de propor a estrutura desta universidade criar um plano acadêmico completamente novo, livre de amarras internas e de restrições externas. A UFABC promove o conhecimento racional primário e, apesar do foco sobre o avanço da ciência e tecnologia - elegendo pesquisas como o instrumento principal para alcançar objetivos -, estimula um sistema educacional que encoraja o corpo discente a fazer suas próprias escolhas, a assumir riscos e aceitar desafios.