Como é trabalhar na Universidade Federal do ABC (UFABC)?

Diferente, e por enquanto: nem melhor, nem pior.

Santo André, SP

Prós: O grau de liberdade oferecido aos alunos é grande, o que a torna meio incompativel com o padrão de ensino atual, entretanto, ponho fé nesse sistema e acredito que faz jus ao titulo de universidade de ponta para o século XXI.

Contras: Como em toda instituição, há as laranjas podres que apesar de pouquissimas, conseguem dificultar a vida de quem caminha junto.

Prós: Ótimo clima e ambiente de trabalho, pouca pressão, liberdade para trabalhar, qualidade de vida e remuneração apesar de baixa pode ser aumentada com mestrado e doutorado

Contras: Remuneração e benefícios defasados em relação ao mercado de trabalho e às outras instituições públicas. Muitas áreas são desorganizadas

Conselhos para presidência: Rever as remunerações e benefícios dos servidores técnicos administrativos

Boa.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Santo André, SP

Prós: Muitos funcionários, de forma a não sobrecarregar ninguém. Boa localização, serviço de fretado, restaurante universitário, projetos de extensão social, etc.

Contras: Não oferece nenhum benefício aos estagiários, o salário para esse cargo é muito baixo e as tarefas estipuladas são de grande responsabilidade.

Melhoria de ensino

Docente

Santo André, SP

Prós: ambiente, socializacao, graduação e pos graduação reconhecidas. Professores com doutarado na totalidade. Laboratorios de graduação e pesquisa de ponta.

Contras: muito politizada, grupos de classes querendo dominar e grupos alternativos. Pessoas que seguem conduta de gêneros menosprezadas. Um pouco desorganizada administrativamente

Muito boa

Técnico

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Desenvolvimento em ciência, tecnologia e educação. Estabilidade, cargo público. Possibilidade de permuta entre outras UFs, incentivo a qualificação.

Contras: Sistema com burocracias documentais, setor de trabalho nem sempre adequado, sucateamento do dinheiro público, depende sempre do financiamento federal.

Professora

Santo André, SP

Prós: Bom salário, benefícios como convênio e vale alimentação.

Contras: Pública, algumas panelinhas por ser instituição do governo federal.

Conselhos para presidência: Não privilegiar porque é amigo

um ambiente inusitado

Pesquisador

Santo André, SP

Prós: dinãmica de muitos funcionarios é muito agradave, ambiente inovador, a educação ´pe o pono principal e o foco da empresa, me sinto muito a vontade lá, mesmo sendo novo.

Contras: O ambiente é muito hostil, tudo girra em trno de status e quando se é mestre, sempre tem um doutor, quando se é doutor, sempre tem um pós- doutos, e eles jogam na cara mesmo.

Ótimo

Bolsista de Iniciação Científica

Santo André, SP

Prós: Ótimos laboratórios e infraestrutura no geral. Bons pesquisadores e bom ambiente de convivência. Ótimo para aprendizado e sucesso pessoal e profissional.

Contras: Não há pontos negativos diretamente ligados à instituição em si. O que pode ser dito é em relação ao salário, que poderia ser um pouco maior.

Aprendizagem

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Identifico que a qualidade do estágio leva os alunos a aprenderem bastante sobre o as experiências vividas na prática relacionando- as com a teoria.

Contras: Por ser uma instituição a nível Federal o ingresso como profissional se dá por meio de concurso público, e desde que saí de lá não ouve abertura de concurso.

Ótimo ambiente para jovens estagiarem

Santo André, SP

Prós: Baixa pressão, liberdade com relação a prazos, horário flexível e aprendizado. Ambiente bacana e colegas de trabalho sempre bacanas, além de uma chefe que me ensinou com muita paciência e um certo padrão de qualidade

Contras: Não há chances de efetivação. Além disso, após poucos meses, senti que não tinha mais nada para aprender. O salário é bem desanimador e só vale a pena se você não tem contas altas.

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Descrição:A Universidade Federal do ABC (UFABC) começou do zero e, por conseqüência, com infinitas possibilidades de construir um novo modelo de ensino superior. Esse degrau de liberdade permitiu ao comitê encarregado de propor a estrutura desta universidade criar um plano acadêmico completamente novo, livre de amarras internas e de restrições externas. A UFABC promove o conhecimento racional primário e, apesar do foco sobre o avanço da ciência e tecnologia - elegendo pesquisas como o instrumento principal para alcançar objetivos -, estimula um sistema educacional que encoraja o corpo discente a fazer suas próprias escolhas, a assumir riscos e aceitar desafios.