Como é trabalhar na Universidade Federal do ABC (UFABC)?

Diferente, e por enquanto: nem melhor, nem pior.

Santo André, SP

Prós: O grau de liberdade oferecido aos alunos é grande, o que a torna meio incompativel com o padrão de ensino atual, entretanto, ponho fé nesse sistema e acredito que faz jus ao titulo de universidade de ponta para o século XXI.

Contras: Como em toda instituição, há as laranjas podres que apesar de pouquissimas, conseguem dificultar a vida de quem caminha junto.

Prós: Ótimo clima e ambiente de trabalho, pouca pressão, liberdade para trabalhar, qualidade de vida e remuneração apesar de baixa pode ser aumentada com mestrado e doutorado

Contras: Remuneração e benefícios defasados em relação ao mercado de trabalho e às outras instituições públicas. Muitas áreas são desorganizadas

Conselhos para presidência: Rever as remunerações e benefícios dos servidores técnicos administrativos

Boa.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Santo André, SP

Prós: Muitos funcionários, de forma a não sobrecarregar ninguém. Boa localização, serviço de fretado, restaurante universitário, projetos de extensão social, etc.

Contras: Não oferece nenhum benefício aos estagiários, o salário para esse cargo é muito baixo e as tarefas estipuladas são de grande responsabilidade.

Sem chance de efetivação, só por concurso.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Santo André, SP

Prós: Oportunidade de aprender, oferecem diversos cursos gratuitos em escolas renomadas, flexibilidade no horário, ambiente de trabalho tranquilo.

Contras: Salário abaixo do mercado e sem chances de efetivação por ser um órgão público, não pagam o vale transporte integral para o estagiário, acho que poderia ter uma prova interna para estagiários.

Boa em pesquisa

Bolsista de Iniciação Científica

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Universidade muito dedicada a pesquisa, professores capacitado e experientes que ajudam os alunos pesquisadores, pretendo continuar fazendo pesquisa.

Contras: Corte de bolsas, porem, esta diminuindo esse corte. não a muitos pontos negativos a dizer sobre a universidade, ja que ela é um grande icone em pesquisa.

Bom ambiente de trabalho, porém sem perspectiva de crescimento

Técnico EletrônicoEx-funcionário, saiu em 2016

Santo André, SP

Prós: Estabilidade, bom ambiente de trabalho, possibilidade de especialização e estudos em diversas áreas da universidade, equipe de trabalho qualificada

Contras: Por se tratar de uma empresa pública, o plano de carreira é inexistente, poucos benefícios pra não dizer inexistentes, salário defasado em relação o mercado

A pesquisa PDPD é uma excelente forma de se integrar no mundo acadêmico

Pesquisador

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Os professores da UFABC dão muito auxílio aos alunos pesquisadores do PDPD. Por essa razão, dificilmente um aluno aprendiz ficará desamparado.

Contras: São poucos os pontos negativos de um pesquisador PDPD na UFABC. O aluno recebe bolsa por estar aprendendo e se integrar no meio acadêmico. O único problema que vem em mente é a falta de vale refeição/ transporte

Pesquisador na UFABC

Pesquisador

Santo André, SP

Prós: Flexibilidade no horário, ambiente leve, possibilidade razoável de crescimento, diversas oportunidades de formação extracurricular, crescimento pessoal.

Contras: Falta de carreira, excesso de trabalho pelo salário pago, devido a flexibilidade do horário, muitas vezes não existem finais de semana de folga e sim de trabalho.

Melhoria de ensino

Docente

Santo André, SP

Prós: ambiente, socializacao, graduação e pos graduação reconhecidas. Professores com doutarado na totalidade. Laboratorios de graduação e pesquisa de ponta.

Contras: muito politizada, grupos de classes querendo dominar e grupos alternativos. Pessoas que seguem conduta de gêneros menosprezadas. Um pouco desorganizada administrativamente

Tenho problemas psicológicos causados pela ufabc

Monitoria Acadêmica

São Bernardo do Campo, SP

Prós: É público pelo menos ne? O fato de ser público me deixa feliz e tals, a família gosta, sei lá, da pra se achar superior aos outros e etc coisa que eu curto.

Contras: Mano se eu não estudar tipo umas 3 horas no mínimo por dia eu reprovo tudo, isso aqui não deveria ser assim né? Cursinho que é assim, faculdade não. Mas vida que segue

Conselhos para presidência: Galera! vamos investir ai em infraestrutura, ta dificil viu

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Descrição:A Universidade Federal do ABC (UFABC) começou do zero e, por conseqüência, com infinitas possibilidades de construir um novo modelo de ensino superior. Esse degrau de liberdade permitiu ao comitê encarregado de propor a estrutura desta universidade criar um plano acadêmico completamente novo, livre de amarras internas e de restrições externas. A UFABC promove o conhecimento racional primário e, apesar do foco sobre o avanço da ciência e tecnologia - elegendo pesquisas como o instrumento principal para alcançar objetivos -, estimula um sistema educacional que encoraja o corpo discente a fazer suas próprias escolhas, a assumir riscos e aceitar desafios.