Como é trabalhar na Universidade Federal do ABC (UFABC)?

Não preste concurso para a UFABC

Técnico Administrativo

Santo André, SP

Prós: Setores com flexibilidade de horário, boa qualidade de vida fora do período de trabalho e baixa pressão por resultados

Contras: Chefias despreparadas para os cargos de liderança, muita desorganização dentro dos setores e excessiva burocracia nos procedimentos/processos

Conselhos para presidência: Atentar-se para a otimização dos processos e para a melhora do ambiente organizacional

Bom

Técnico

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Um bom lugar para trabalhar, recomendo

Contras: Praticamente inexiste evolução na carreira

UFABC para doutorandos

Doutorando

Santo André, SP

Prós: Flexibilidade de horários, excelentes professores, boa infraestrutura. Comparando a UFABC com demais universidades federais a situação não é das piores.

Contras: Baixo salário, pouco reconhecimento, falta de recursos, manutenção de equipamentos e de técnicos administrativos em laboratórios de pesquisa.

Ambiente bom para trabalhar, porém possui todos os males de uma empresa pública

Técnico de Laboratório

Santo André, SP

Prós: Flexibilidade de horários, ambiente tranquilo para trabalhar, possibilidade de aprendizado, equipe altamente qualificada, bom ambiente de trabalho

Contras: Não possui plano de carreira, sem perspectiva de crescimento, dependência de concursos públicos para crescer na carreira, fácil de perder a motivação para o trabalho

muitas oportunidades para desenvolvimento de projetos

Professor Universitário

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Possibilidade de contato com pessoas com perfil inovador e empenhadas Ambiente que propicia proposta de projetos em diversas áreas Tentativa de internacionalização Grau de liberdade

Contras: Burocracia Dificuldade de comuniação entre as diversas áreas Dificuldade de estabelecer contatos diários com as pessoas Muita política Falta d erecursos em algumas questões

Excelente Universidade.

Pesquisador de Mestrado

Santo André, SP

Prós: A Universidade Federal do ABC é multidisciplinar e a cada ano sobe no ranking de melhores federais do Brasil. Possui cursos de exatas em Santo André - SP e de Humanas em São Bernardo.

Contras: Os cursos da Universidade Federal do ABC são quadrimestrais o que exige muito mais dos alunos. Existem matérias que passam 3 provas em um quadrimestre. Então, é necessário estudar o tempo todo.

Não segui a carreira mas me acrescentou experiência

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2014

Santo André, SP

Prós: Aprendizado da área da docência, contato com orientador em reuniões para discussão da educação no Brasil, influência em ajudar à melhora da educação e me ajudou a desenvolver a comunicação.

Contras: Baixa renda, muitas horas de dedicação, e para mim não foi muito bom descobri que não gosto de exercer a profissão de professor, por mais que eu admire muito os meus.

É um lugar OK para se trabalhar

Secretário Executivo

Santo André, SP

Prós: Ambiente amigável, incentivo aos estudos, corpo de trabalho mais jovem e qualificação dos funcionários acima da média, com grande parte tendo pelo menos curso superior.

Contras: Excesso de burocracia, tendência a tratar os servidores em forma de castas, tendo os servidores docentes mais benefícios e flexibilidade dos que os demais.

Bolsa socioeconômica

Bolsista

Santo André, SP

Prós: Auxiliar alunos com necessidades financeiras, acesso }a informações quando necessário, auxílio psicológico coligado ao setor e flexibilidade no recebimento de informações.

Contras: Pouca verba direcionada à concessão de bolsas, processo burocrático cansativo e extenso, curto período para renovação, falta de comunicação durante o processo de renovação.

Bom lugar para trabalhar, mas sem crescimento profissional

Técnico de Laboratório

Santo André, SP

Prós: Estabilidade do emprego público e trabalho tranquilo, sem nenhum tipo de pressão dos chefes ou algo do tipo. Flexibilidade de horário com os estudos. Tudo novo e moderno.

Contras: Falta de crescimento profissional. Falta de motivação para o trabalho. Como a maioria dos empregos públicos. Não tem muitos pontos negativos além desses.

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Descrição:A Universidade Federal do ABC (UFABC) começou do zero e, por conseqüência, com infinitas possibilidades de construir um novo modelo de ensino superior. Esse degrau de liberdade permitiu ao comitê encarregado de propor a estrutura desta universidade criar um plano acadêmico completamente novo, livre de amarras internas e de restrições externas. A UFABC promove o conhecimento racional primário e, apesar do foco sobre o avanço da ciência e tecnologia - elegendo pesquisas como o instrumento principal para alcançar objetivos -, estimula um sistema educacional que encoraja o corpo discente a fazer suas próprias escolhas, a assumir riscos e aceitar desafios.