Como é trabalhar na Universidade Federal do ABC (UFABC)?

Muito boa, mas há pontos a melhorar

Estudante

Santo André, SP

Prós: É uma ótima universidade, qualidade de federal, tem um método inovador de ensino, tem auxílios econômicos muito bons para pessoas de baixa renda.

Contras: Não conseguir se formar no tempo hábil é o pior ponto dessa universidade, quase todo mundo é chutado das matérias do curso específico, só quem está há mais tempo na UF consegue pegá-las. Quase ninguém se forma no tempo estimado.

Uma Universidade promissora.

Santo André, SP

Prós: A UFABC é uma das melhores Universidades do Brasil, pois conta com uma infraestrutura excepcional. Corpo docente qualificado, laboratórios de última geração, alunos brilhantes e servidores sempre dispostos a ajudar.

Contras: A Universidade peca em alguns aspectos, por ser muito nova ainda, como por exemplo: Restaurante Universitário a um preço muito elevado que ao preço das demais Universidades do Brasil; não existe ainda qualquer tipo de moradia estudantil, apenas as repúblicas; alguns docentes ainda insistem em não seguir o projeto pedagógico que Universidade propõe; menos de 50% dos alunos se formam no tempo previsto.

Muito boa

Técnico

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Desenvolvimento em ciência, tecnologia e educação. Estabilidade, cargo público. Possibilidade de permuta entre outras UFs, incentivo a qualificação.

Contras: Sistema com burocracias documentais, setor de trabalho nem sempre adequado, sucateamento do dinheiro público, depende sempre do financiamento federal.

Ufabc maravilhosa

Professor

São Bernardo do Campo, SP

Prós: O ambiente público propicia Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O escritório é bem localizado.autonomia para seus trabalhadores.

Contras: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O escritório é bem localizado.

Sem chance de efetivação, só por concurso.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Santo André, SP

Prós: Oportunidade de aprender, oferecem diversos cursos gratuitos em escolas renomadas, flexibilidade no horário, ambiente de trabalho tranquilo.

Contras: Salário abaixo do mercado e sem chances de efetivação por ser um órgão público, não pagam o vale transporte integral para o estagiário, acho que poderia ter uma prova interna para estagiários.

Boa em pesquisa

Bolsista de Iniciação Científica

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Universidade muito dedicada a pesquisa, professores capacitado e experientes que ajudam os alunos pesquisadores, pretendo continuar fazendo pesquisa.

Contras: Corte de bolsas, porem, esta diminuindo esse corte. não a muitos pontos negativos a dizer sobre a universidade, ja que ela é um grande icone em pesquisa.

A pesquisa PDPD é uma excelente forma de se integrar no mundo acadêmico

Pesquisador

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Os professores da UFABC dão muito auxílio aos alunos pesquisadores do PDPD. Por essa razão, dificilmente um aluno aprendiz ficará desamparado.

Contras: São poucos os pontos negativos de um pesquisador PDPD na UFABC. O aluno recebe bolsa por estar aprendendo e se integrar no meio acadêmico. O único problema que vem em mente é a falta de vale refeição/ transporte

Melhoria de ensino

Docente

Santo André, SP

Prós: ambiente, socializacao, graduação e pos graduação reconhecidas. Professores com doutarado na totalidade. Laboratorios de graduação e pesquisa de ponta.

Contras: muito politizada, grupos de classes querendo dominar e grupos alternativos. Pessoas que seguem conduta de gêneros menosprezadas. Um pouco desorganizada administrativamente

Tenho problemas psicológicos causados pela ufabc

Monitoria Acadêmica

São Bernardo do Campo, SP

Prós: É público pelo menos ne? O fato de ser público me deixa feliz e tals, a família gosta, sei lá, da pra se achar superior aos outros e etc coisa que eu curto.

Contras: Mano se eu não estudar tipo umas 3 horas no mínimo por dia eu reprovo tudo, isso aqui não deveria ser assim né? Cursinho que é assim, faculdade não. Mas vida que segue

Conselhos para presidência: Galera! vamos investir ai em infraestrutura, ta dificil viu

Ótimo ambiente científico e liberdade de pensamento.

Professor Universitário

Santo André, SP

Prós: Ambiente científico, liberdade de pensamento e colegas altamente competentes são os pontos fortes dessa jovem instituição de ensino superior.

Contras: O único ponto negativo que vejo, mas que não é exclusividade ou originado na UFABC, mas sim ponto comum em todas as instituições federais de ensino superior, é a defasagem que o salário de professor universitário vem sofrendo.

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Descrição:A Universidade Federal do ABC (UFABC) começou do zero e, por conseqüência, com infinitas possibilidades de construir um novo modelo de ensino superior. Esse degrau de liberdade permitiu ao comitê encarregado de propor a estrutura desta universidade criar um plano acadêmico completamente novo, livre de amarras internas e de restrições externas. A UFABC promove o conhecimento racional primário e, apesar do foco sobre o avanço da ciência e tecnologia - elegendo pesquisas como o instrumento principal para alcançar objetivos -, estimula um sistema educacional que encoraja o corpo discente a fazer suas próprias escolhas, a assumir riscos e aceitar desafios.