Como é trabalhar na Universidade Federal do ABC (UFABC)?

Pesquisador na UFABC

Pesquisador

Santo André, SP

Prós: Flexibilidade no horário, ambiente leve, possibilidade razoável de crescimento, diversas oportunidades de formação extracurricular, crescimento pessoal.

Contras: Falta de carreira, excesso de trabalho pelo salário pago, devido a flexibilidade do horário, muitas vezes não existem finais de semana de folga e sim de trabalho.

Melhoria de ensino

Docente

Santo André, SP

Prós: ambiente, socializacao, graduação e pos graduação reconhecidas. Professores com doutarado na totalidade. Laboratorios de graduação e pesquisa de ponta.

Contras: muito politizada, grupos de classes querendo dominar e grupos alternativos. Pessoas que seguem conduta de gêneros menosprezadas. Um pouco desorganizada administrativamente

Tenho problemas psicológicos causados pela ufabc

Monitoria Acadêmica

São Bernardo do Campo, SP

Prós: É público pelo menos ne? O fato de ser público me deixa feliz e tals, a família gosta, sei lá, da pra se achar superior aos outros e etc coisa que eu curto.

Contras: Mano se eu não estudar tipo umas 3 horas no mínimo por dia eu reprovo tudo, isso aqui não deveria ser assim né? Cursinho que é assim, faculdade não. Mas vida que segue

Conselhos para presidência: Galera! vamos investir ai em infraestrutura, ta dificil viu

Boa experiência.

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2015

Santo André, SP

Prós: Oportunidade de se desenvolver em pesquisa com excelência, aprender a redigir projetos de pesquisa e de colocar em prática métodos também de pesquisa, além de ser orientado por um docente que é doutor e tem mais experiência.

Contras: O foco no âmbito acadêmico e falta de interação com o mundo corporativo, o que dificulta interações necessárias ou oportunidades as quais poderiam ser muito construtivas.

UFABC para doutorandos

Doutorando

Santo André, SP

Prós: Flexibilidade de horários, excelentes professores, boa infraestrutura. Comparando a UFABC com demais universidades federais a situação não é das piores.

Contras: Baixo salário, pouco reconhecimento, falta de recursos, manutenção de equipamentos e de técnicos administrativos em laboratórios de pesquisa.

Ambiente bom para trabalhar, porém possui todos os males de uma empresa pública

Técnico de Laboratório

Santo André, SP

Prós: Flexibilidade de horários, ambiente tranquilo para trabalhar, possibilidade de aprendizado, equipe altamente qualificada, bom ambiente de trabalho

Contras: Não possui plano de carreira, sem perspectiva de crescimento, dependência de concursos públicos para crescer na carreira, fácil de perder a motivação para o trabalho

muitas oportunidades para desenvolvimento de projetos

Professor Universitário

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Possibilidade de contato com pessoas com perfil inovador e empenhadas Ambiente que propicia proposta de projetos em diversas áreas Tentativa de internacionalização Grau de liberdade

Contras: Burocracia Dificuldade de comuniação entre as diversas áreas Dificuldade de estabelecer contatos diários com as pessoas Muita política Falta d erecursos em algumas questões

Excelente Universidade.

Pesquisador de Mestrado

Santo André, SP

Prós: A Universidade Federal do ABC é multidisciplinar e a cada ano sobe no ranking de melhores federais do Brasil. Possui cursos de exatas em Santo André - SP e de Humanas em São Bernardo.

Contras: Os cursos da Universidade Federal do ABC são quadrimestrais o que exige muito mais dos alunos. Existem matérias que passam 3 provas em um quadrimestre. Então, é necessário estudar o tempo todo.

Ótimo ambiente científico e liberdade de pensamento.

Professor Universitário

Santo André, SP

Prós: Ambiente científico, liberdade de pensamento e colegas altamente competentes são os pontos fortes dessa jovem instituição de ensino superior.

Contras: O único ponto negativo que vejo, mas que não é exclusividade ou originado na UFABC, mas sim ponto comum em todas as instituições federais de ensino superior, é a defasagem que o salário de professor universitário vem sofrendo.

Não segui a carreira mas me acrescentou experiência

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2014

Santo André, SP

Prós: Aprendizado da área da docência, contato com orientador em reuniões para discussão da educação no Brasil, influência em ajudar à melhora da educação e me ajudou a desenvolver a comunicação.

Contras: Baixa renda, muitas horas de dedicação, e para mim não foi muito bom descobri que não gosto de exercer a profissão de professor, por mais que eu admire muito os meus.

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Descrição:A Universidade Federal do ABC (UFABC) começou do zero e, por conseqüência, com infinitas possibilidades de construir um novo modelo de ensino superior. Esse degrau de liberdade permitiu ao comitê encarregado de propor a estrutura desta universidade criar um plano acadêmico completamente novo, livre de amarras internas e de restrições externas. A UFABC promove o conhecimento racional primário e, apesar do foco sobre o avanço da ciência e tecnologia - elegendo pesquisas como o instrumento principal para alcançar objetivos -, estimula um sistema educacional que encoraja o corpo discente a fazer suas próprias escolhas, a assumir riscos e aceitar desafios.