Como é trabalhar na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)?

O que encontrar na carreira de um professor universitário

Professor Associado II

Florianópolis, SC

Prós: Trabalhar como professor universitário proporciona maior flexibilidade de horário, maior autonomia, e, ainda, um aprendizado contínuo em todos os aspectos. Além das atividades de pesquisa, o professor universitário tem o papel social de repassar seus conhecimentos de maneira direta visando a formação de um profissional qualificado e consciente.

Contras: Os pontos negativos na profissão são variáveis, isto é, dependem em qual área e instituição o professor está lotado. A maior dificuldade que pode ser encontrada atualmente em um ambiente acadêmico é a escassez de recursos para financiamento de pesquisa. Ainda, dependendo do semestre a estrutura física a qual as aulas são ministradas podem ser inadequadas, mas acredito que haverá melhorias significativas ao longo dos anos.

Um bom local para IC

Florianópolis, SC

Prós: Local com boa infraestrutura para pesquisa. Diversas linhas de projeto com uma equipe multicultural. Oportunidades para auxiliar professores em provas e trabalhos.

Contras: Segunda parte do prédio é meio longe da mecânica, o que torna o local perigoso quando acessado a noite ou início de tarde. Falta de estacionamento para alunos.

Ótimo

Florianópolis, SC

Prós: Bom em geral, ótimo conhecimento. Um grande aprendizado de vida acadêmica e científica. Sou bolsista lá, pretendo fazer toda a tradução em engenharia

Contras: Poderia melhorar o valor da bolsa científica, mas entendo que não é culpa da universidade e sim do governo que não repassa um valor melhor de benefício.

Desafios, experiências e aprendizado

Engenheiro de Produção MecânicaEx-funcionário, saiu em 2016

Florianópolis, SC

Prós: Excelente Universidade, quando me formei e engressei no mercado de trabalho senti o quanto aprendi e o quanto valeu a pena acordar cedo todos os dias para enfrentar os desafios da engenharia e ainda assim viver UFSC.

Contras: Acredito que alguns professores devem unir a pesquisa acadêmica com as demandas da indústria brasileira no intuito de otimizarmos os processos, só assim conseguiremos nos tornar um país economicamente desenvolvido.

Fortes pontos positivos e negativos.

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Muitas oportunidade de estágio para estudantes, incubadora de diversos centros de pesquisa em um campus unificado. Localizada em área central do município de florinópolis

Contras: Por ser em um cidade relativamente pequena, as oportunidades de emprego fora da UFSC são um pouco limitada. Principalmente para as áreas das engenharias.

UFSC é uma grande universidade, porém devido ela ser pública, tem seus lados negativos.

Joinville, SC

Prós: Grande campo de trabalho, onde você pode atuar em qualquer linha de pesquisa. Professores, em sua grande maioria, inserem alunos nos projetos, sem nenhum problema.

Contras: Devido a UFSC ser uma autarquia, há alguma burocrácia envolvida nos trâmites da empresa. A bolsa de iniciação cientifica, poderia ter reajustes anuais de acordo com a inflação.

Excelente instituição, possibilidade de trabalhar uma vida toda e de maneira feliz!

Assistente em Administração

Blumenau, SC

Prós: Qualidade de Vida no trabalho, horários flexíveis, oportunidade de cursos de mestrado e pós graduação internos e garantia de incentivo à qualificação.

Contras: Carreira engessada por ser estatutário, Benefícios têm valores baixos em relação ao mercado, reajustes ocorrem apenas quando o governo está de bom humor...

Bom

Florianópolis, SC

Prós: Convivência, ambiente, pessoas com quem convivo, aprendizagem. Por ser uma universidade de pesquisadores existem muitas oportunidades de início de pesquisa.

Contras: O salário do estagiário é baixo, muitas vezes o estagiário trabalha muito mais do que um servidor concursado. Sem contar que o sistema intranet da UFSC é muito defasado.

Incentivar o desenvolvimento

Araranguá, SC

Prós: O ambiente é agradável e a Universidade proporciona equipamentos e laboratórios para realizar todos os trabalhos necessários juntamente com ajuda de professores.

Contras: Atualmente um estudante de graduação tem uma carga horaria alta por isso acredito que o minimo de horas a ser cumprida para bolsas de iniciação cientifica é um pouco alta sobrecarregando as vezes o graduando

Ótima relação empresa X funcionário

Assistente Administrativo

Prós: Uma empresa séria e com muitos benefícios para os empregados. Não existem problemas com relação ao pagamento de salários, o pessoal do RH esta sempre disposto a tira dúvidas e ajudar no que for preciso.

Contras: O fato da empresa esta situada em um estado diferente torna as transações mais demoradas, somente esse fato mesmo eu julgaria como ponto negativo

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Descrição:A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição federal brasileira de ensino superior localizada em Florianópolis, Santa Catarina. O campus principal se localiza no bairro Trindade, oferecendo 83 cursos de graduação e 169 cursos de pós-graduação, sendo 88 em sentido amplo e 81 em sentido estrito. Possui mais de 1,5 mil docentes e mais de 30 mil estudantes.