Como é trabalhar na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)?

Um bom local para IC

Florianópolis, SC

Prós: Local com boa infraestrutura para pesquisa. Diversas linhas de projeto com uma equipe multicultural. Oportunidades para auxiliar professores em provas e trabalhos.

Contras: Segunda parte do prédio é meio longe da mecânica, o que torna o local perigoso quando acessado a noite ou início de tarde. Falta de estacionamento para alunos.

Ótimo

Florianópolis, SC

Prós: Bom em geral, ótimo conhecimento. Um grande aprendizado de vida acadêmica e científica. Sou bolsista lá, pretendo fazer toda a tradução em engenharia

Contras: Poderia melhorar o valor da bolsa científica, mas entendo que não é culpa da universidade e sim do governo que não repassa um valor melhor de benefício.

Bom cargo

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2017

Florianópolis, SC

Prós: Horários flexíveis, 25 h semanais que podem ser colocadas em qualquer momento da semana. Em Verdade, basta apresentar um artigo na data estipulada

Contras: Não poder escolher a matéria especifica sobe a qual versa a pesquisa é um ponto negativo. É possibilitado, no entanto, aplicar para áreas gerais.

Ótimo lugar para primeiro estágio

Florianópolis, SC

Prós: É um lugar tranquilo, pra se fazer estágios no começo da faculdade, com uma remuneração razoável para o começo do curso e sem muito trabalho para fazer

Contras: Após os primeiros semestres de faculdade, se torna um pouco difícil manter o estágio, visto da remuneração (que não é tão alta). A maioria das pessoas costuma sair pelo terceiro ou quarto semestre

Desafios, experiências e aprendizado

Engenheiro de Produção MecânicaEx-funcionário, saiu em 2016

Florianópolis, SC

Prós: Excelente Universidade, quando me formei e engressei no mercado de trabalho senti o quanto aprendi e o quanto valeu a pena acordar cedo todos os dias para enfrentar os desafios da engenharia e ainda assim viver UFSC.

Contras: Acredito que alguns professores devem unir a pesquisa acadêmica com as demandas da indústria brasileira no intuito de otimizarmos os processos, só assim conseguiremos nos tornar um país economicamente desenvolvido.

Fortes pontos positivos e negativos.

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Muitas oportunidade de estágio para estudantes, incubadora de diversos centros de pesquisa em um campus unificado. Localizada em área central do município de florinópolis

Contras: Por ser em um cidade relativamente pequena, as oportunidades de emprego fora da UFSC são um pouco limitada. Principalmente para as áreas das engenharias.

Bolsista de iniciação cientifica

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2017

Joinville, SC

Prós: Ambiente de trabalho, colegas de laboratório, amizades feitas ao alongo dos anos na universidade, o aprendizado em uma iniciação cientifica é muito bom, porém, muito voltado a area acadêmica

Contras: Falta de ajuste na remuneração há anos, falta de investimento na estrutura, em materiais, enfim, o governo não investe há anos na educação. E ainda não investirá nos próximos anos, tenho pena dos educadores de hoje em dia

UFSC é uma grande universidade, porém devido ela ser pública, tem seus lados negativos.

Joinville, SC

Prós: Grande campo de trabalho, onde você pode atuar em qualquer linha de pesquisa. Professores, em sua grande maioria, inserem alunos nos projetos, sem nenhum problema.

Contras: Devido a UFSC ser uma autarquia, há alguma burocrácia envolvida nos trâmites da empresa. A bolsa de iniciação cientifica, poderia ter reajustes anuais de acordo com a inflação.

Boa.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Joinville, SC

Prós: Boas oportunidades de pesquisa na área de engenharia. Possibilidade de publicações de artigos em congressos e revistas . Estrutura adequada para pesquisa.

Contras: Pouco contato com as industrias no cotidiano. Alguns recursos demoram para chegar devido aos processos burocráticos da universidade federal.

Muito boa

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2013

Joinville, SC

Prós: Abre oportunidades em outras áreas e desenvolve habilidades como falar em público, escrever artigos, fazer publicações em revistas científicas.

Contras: Demanda boa parte do seu horário livre. Logo é necessário saber administrar bem seu tempo, para que não prejudique as matérias na universidade.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Descrição:A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição federal brasileira de ensino superior localizada em Florianópolis, Santa Catarina. O campus principal se localiza no bairro Trindade, oferecendo 83 cursos de graduação e 169 cursos de pós-graduação, sendo 88 em sentido amplo e 81 em sentido estrito. Possui mais de 1,5 mil docentes e mais de 30 mil estudantes.