Como é trabalhar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)?

É o melhor lugar para se manter atualizado nas novas tecnologias.

Pesquisador de MestradoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Eu amo ser pesquisador de mestrado, atualmente no segundo do mestrado o aprendizado que tive é imensurável, sem falar nas amizades que são formadas aqui dentro, no qual creio ser para toda a vida.

Contras: O único ponto negativo é a extensa carga horária aplicada na realização do seu projeto de pesquisa, e eu considero o ganho da bolsa de mestrado relativamente baixo para arcar com todos os custos da vida em BH.

Conselhos para presidência: Aumentar o valor da bolsa, a final de contas é impossível ter o mínimo de comodidade quando as despesas sozinhas do lugar em que se vive é superior ao salário.

Tranquilo, mas estagnante

Técnico em Tecnologia da Informação

Prós: Estabilidade, flexibilidades, folgas, serviço tranquilo. Em alguns departamentos/unidades, a estrutura nova facilita o trabalho. A flexibilização do horário de trabalho para estudar (e o fato de estar no campus de estudo, se for o caso) é um grande diferencial.

Contras: Não há perspectiva de ascensão na carreira, pois não existem promoções ou concursos internos. No máximo, é possível obter uma função gratificada ou um cargo de direção. O serviço costuma ser burocrático e limitado. Salvo exceções, o trabalho é improvisado, monótono e ultrapassado.

Conselhos para presidência: Seria bom um envolvimento maior de professores com técnicos administrativos para desenvolvimento de projetos que tivessem como foco a ascensão profissional e a melhoria dos serviços prestados, a fim de suprir necessidades de todas as partes envolvidas.

Em tempos de crise estabilidade é algo interessante mas, a longo prazo a carreira é bem desestimulante.

Técnico Administrativo em Educação

Prós: Estabilidade, Flexibilidade e Razoável Autonomia

Contras: Estagnação salarial, Insatisfação e Desestímulo Progressivo.

Conselhos para presidência: Estimular a capacitação e reconhecer as competências dos funcionários.

Sincera e coesa

Técnico de Informática

Prós: Tecnologia muito moderna e profissionais muito capacitados. Organização.

Contras: Não existe até o momento pois em relação a empresa privada se destaca em quase tudo.

Recomendaria, mas como ressalvas.

Bibliotecário

Prós: Salário em dia. Horários flexíveis. Alguns benefícios. Pressão no trabalho moderada.

Contras: Poucas possibilidades para ascensão na carreira. Dificuldades burocráticas.

Conselhos para presidência: Escutar mais o que os servidores técnicos tem a opinar e não somente os docentes.

Bom, mas pode melhorar

Bibliotecário

Prós: Estabilidade, Lugar agradável, possibilidades de aprendizagem e cultura.

Contras: Comodismo, baixa aplicação de punição para professores e também funcionários técnicos que não possuem compromisso com o trabalho.

Poderia ser melhor

Analista de TI

Prós: Ambiente agradável; estabilidade; recursos

Contras: Burocracia; falta de crescimento na carreira

Professor Adjunto

Prós: Flexibilidade de horário e local de trabalho. Flexibilidade para escolher os temas e projetos de trabalho. Em termos de universidade brasileira, por ser a UFMG uma referência, as possibilidades de parcerias e pesquisas são boas.

Contras: No geral, como em todo serviço público, há uma incompetência na gestão de recursos e gestão de pessoal, bem como uma infraestrutura deficitária. A competição é altíssima, assim como o boicote. Em alguns departamentos e unidades o ambiente de trabalho é terrível. Somado à pressão por produção da CAPES, temos muitos casos de depressão e estresse.

Conselhos para presidência: Acabar com o sistema atual de avaliação dos professores, pelo INA, que é uma plataforma obsoleta, tendo em vista o Lattes. Construir um RH forte com especialistas que combatam a cultura do produtivismo e da competição desleal.

Satisfeito

MonitorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Educação, comprometimento, empenho. Boas oportunidades de contatos com professores, empresas, engenheiros e alunos. Horários dinâmicos. Oportunidades de iniciação científica

Contras: Falta de trabalho ou ocupação em alguns momentos do semestre, baixa remuneração proveniente da bolsa de monitoria! Necessidade de mais investimentos nos laboratórios

Empresa conceituada com excelente qualidade de vida dos funcionários

Assistente Administrativo

Prós: Empresa conceituada nacionalmente, está entre as melhores universidades do país. Possui cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, além de diversos cursos de extensão.

Contras: Devido a autonomia dada a cada unidade acadêmica os processos muitas vezes não seguem uma padronização; todavia, nota-se a constante melhoria na execução eficaz dos processos.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Descrição:A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma instituição brasileira de ensino superior pública de nível federal, sediada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Estando entre as mais prestigiadas universidades do Brasil, é a maior universidade do estado, possuindo campus nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros.