Como é trabalhar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)?

É o melhor lugar para se manter atualizado nas novas tecnologias.

Pesquisador de MestradoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Eu amo ser pesquisador de mestrado, atualmente no segundo do mestrado o aprendizado que tive é imensurável, sem falar nas amizades que são formadas aqui dentro, no qual creio ser para toda a vida.

Contras: O único ponto negativo é a extensa carga horária aplicada na realização do seu projeto de pesquisa, e eu considero o ganho da bolsa de mestrado relativamente baixo para arcar com todos os custos da vida em BH.

Conselhos para presidência: Aumentar o valor da bolsa, a final de contas é impossível ter o mínimo de comodidade quando as despesas sozinhas do lugar em que se vive é superior ao salário.

Tranquilo, mas estagnante

Técnico em Tecnologia da Informação

Prós: Estabilidade, flexibilidades, folgas, serviço tranquilo. Em alguns departamentos/unidades, a estrutura nova facilita o trabalho. A flexibilização do horário de trabalho para estudar (e o fato de estar no campus de estudo, se for o caso) é um grande diferencial.

Contras: Não há perspectiva de ascensão na carreira, pois não existem promoções ou concursos internos. No máximo, é possível obter uma função gratificada ou um cargo de direção. O serviço costuma ser burocrático e limitado. Salvo exceções, o trabalho é improvisado, monótono e ultrapassado.

Conselhos para presidência: Seria bom um envolvimento maior de professores com técnicos administrativos para desenvolvimento de projetos que tivessem como foco a ascensão profissional e a melhoria dos serviços prestados, a fim de suprir necessidades de todas as partes envolvidas.

Em tempos de crise estabilidade é algo interessante mas, a longo prazo a carreira é bem desestimulante.

Técnico Administrativo em Educação

Prós: Estabilidade, Flexibilidade e Razoável Autonomia

Contras: Estagnação salarial, Insatisfação e Desestímulo Progressivo.

Conselhos para presidência: Estimular a capacitação e reconhecer as competências dos funcionários.

Sincera e coesa

Técnico de Informática

Prós: Tecnologia muito moderna e profissionais muito capacitados. Organização.

Contras: Não existe até o momento pois em relação a empresa privada se destaca em quase tudo.

Recomendaria, mas como ressalvas.

Bibliotecário

Prós: Salário em dia. Horários flexíveis. Alguns benefícios. Pressão no trabalho moderada.

Contras: Poucas possibilidades para ascensão na carreira. Dificuldades burocráticas.

Conselhos para presidência: Escutar mais o que os servidores técnicos tem a opinar e não somente os docentes.

Bom, mas pode melhorar

Bibliotecário

Prós: Estabilidade, Lugar agradável, possibilidades de aprendizagem e cultura.

Contras: Comodismo, baixa aplicação de punição para professores e também funcionários técnicos que não possuem compromisso com o trabalho.

Poderia ser melhor

Analista de TI

Prós: Ambiente agradável; estabilidade; recursos

Contras: Burocracia; falta de crescimento na carreira

Ótimo lugar para trabalhar

Assistente em Administração

Prós: Ótimo ambiente de trabalho e benefícios, boa estrutura física e de equipamentos, oportunidade de aperfeiçoamento e qualificação profissional.

Contras: Por ser setor público não há promoção, para aumentos salariais dependemos do Governo, alguns setores são desorganizados e falta um pouco de coleguismo entre alguns funcionários.

Ok

Bolsista

Prós: Bolsa que se enquadra na grade curricular do aluno, podendo variar os horarios para encaixar aulas e demais atividades do curso em que o aluno participa

Contras: Normalmente tendem a ser bolsas não cumulativas, e por terem um valar um pouco a baixo não é um salário tão bom para sustentar um estudante .

Ok, precisa melhorar bastante

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Seriedade dos pesquisadores, reputação nacional da instituição e o aprendizado nos procedimentos das iniciações científicas que me auxiliam até hoje. Alguns professores são bastante atenciosos.

Contras: É bastante comum se deparar com equipamentos defeituosos e ser impedido de realizar algum procedimento. Burocracia insana e falta de comunicação entre os diversos setores lhe farão gastar muito tempo para resolver papeladas e coisas relacionadas.

Conselhos para presidência: Menos burocracia

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Descrição:A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma instituição brasileira de ensino superior pública de nível federal, sediada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Estando entre as mais prestigiadas universidades do Brasil, é a maior universidade do estado, possuindo campus nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros.