Olá! Love Mondays irá virar Glassdoor em 26 de junho. Saiba mais

Como é trabalhar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)?

Trabalho bom, mas tem os poréns.

Assistente em Administração

Prós: Oportunidade de fazer cursos de idiomas e outros dentro da instituição, possibilidade de jornada sem muita rigidez nos horários de entrada/saída, serviço relativamente fácil de se adaptar.

Contras: Muita distinção de classe entre os Técnico Administrativos e os docentes, relatos de mau ambiente de trabalho por parte de colegas, carreira menos atrativa se comparado com as demais do serviço público.

Professor

Professor

Prós: Estabilidade de um concurso público em uma universidade conceituada . Horário flexível. Estabilidade de um concurso público em uma universidade conceituada . Horário flexível.

Contras: Falta de reconhecimento , baixos salários , condições precárias de trabalho , falta de verba .Falta de reconhecimento , baixos salários , condições precárias de trabalho , falta de verba

Conselhos para presidência: Maior investimento na educação

Pesquisa - Universidade Federal

Aluno de MestradoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Laboratórios bem equipados, professores qualificados. Oportunidades de pesquisas. Contato com empresas nacionais e internacionais. Oportunidades de experiências internacionais.

Contras: Aluno de pós-graduação não tem direito à férias, 13 salário, previdência social. Grande pressão para bons resultados e publicações científicas. Ambiente bem estressante.

Ótimo emprego para quem gosta de se aperfeiçoar

Professor Substituto

Prós: Incentivo à formação continuada, bom equilíbrio entre horas aula e horas de planejamento, boa estrutura e autonomia para decidir os conteúdos que devem ser ensinados.

Contras: Para quem está chegando, é fácil se sentir meio perdido, pois grande parte dos profissionais já está lá há um bom tempo. Não há benefícios como vale transporte e alimentação.

Ótimo lugar para trabalhar!

Farmacêutico

Prós: Local de aperfeiçoamento constante. Valorização por titulação, sendo 52% de aumento para mestrado e 75% para doutorado. Adequado para quem gosta de estudar.

Contras: Falta de rotina. O funcionário deve ser pró-ativo e compreender sua função de maneira autônoma. Alguns colegas podem não ser muito colaborativos.

Excelente universidade para pesquisa

Bolsista

Prós: Ótima universidade com bom potencial para crescimento profissional na carreira acadêmica e de pesquisa. Possui ótimos professores pesquisadores com reconhecida competência nas suas áreas de atuação.

Contras: Bolsa sem reajuste nominal desde 2013 e sem plano de saúde, odontológico ou auxílio transporte. Entretanto, os valores das bolsas são definidos pelo governo e não pela universidade.

Estou satisfeito em cursar meu doutorado na UFMG.

Bolsista de Doutorado CAPES

Prós: A universidade está realmente focada em pesquisa. Esse foco eu não percebi em outras universidades privadas, nem no CEFET-MG que também é uma instituição pública e com cursos de doutorado.

Contras: Muitas restrições para conseguir e se manter a bolsa de doutorado. Não é possível acumular "bicos", emprego, nem outras bolsas pagas por outras instituições caso você já esteja recebendo alguma bolsa de doutorado.

É uma boa oportunidade a ser avaliada com cautela.

Pesquisador de Mestrado

Prós: Oportunidade de crescimento, os professores são muito bons, é possível fazer uma pesquisa de fronteira, abre portas para o doutorado em praticamente qualquer lugar.

Contras: Muitas vezes a interação entre professores e consequentemente entre seus orientandos é um tanto quanto difícil, algumas situações que ocorreram a algum tempo ainda impactam negativamente o precedimento dos projetos. A burocracia envolvida é massante pois a maioria das vezes estamos lidando com dinheiro público.

Ser professor de universidade pública é padecer no paraíso.

Professor Universitário

Prós: Melhor universidade do país. Excelentes alunos e ótimos colegas de trabalho. Possibilidade de desenvolver trabalhos educacionais, de extensão e acadêmicos ilimitada.

Contras: Muito burocrática. Faltam recursos para muitas áreas devido à dependência do governo federal. Os procedimentos poderiam ser mais ágeis e mais simples.

Ótimo para o desenvolvimento intelectual

Bolsista de Iniciação Científica

Prós: Ambiente propício para o crescimento acadêmico. O departamento de física possui uma das melhores pós graduações em Física do país, além de um grande numero de laboratórios e doutores.

Contras: O valor da bolsa é muito baixo. O clima de competição e a pressão constante pode prejudicar a saúde mental dos estudantes. Quanto mais se fica nesse ambiente, mais os estudantes são reduzidos a notas.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Descrição:A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma instituição brasileira de ensino superior pública de nível federal, sediada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Estando entre as mais prestigiadas universidades do Brasil, é a maior universidade do estado, possuindo campus nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros.