Como é trabalhar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)?

Professor Adjunto

Prós: Flexibilidade de horário e local de trabalho. Flexibilidade para escolher os temas e projetos de trabalho. Em termos de universidade brasileira, por ser a UFMG uma referência, as possibilidades de parcerias e pesquisas são boas.

Contras: No geral, como em todo serviço público, há uma incompetência na gestão de recursos e gestão de pessoal, bem como uma infraestrutura deficitária. A competição é altíssima, assim como o boicote. Em alguns departamentos e unidades o ambiente de trabalho é terrível. Somado à pressão por produção da CAPES, temos muitos casos de depressão e estresse.

Conselhos para presidência: Acabar com o sistema atual de avaliação dos professores, pelo INA, que é uma plataforma obsoleta, tendo em vista o Lattes. Construir um RH forte com especialistas que combatam a cultura do produtivismo e da competição desleal.

Satisfeito

MonitorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Educação, comprometimento, empenho. Boas oportunidades de contatos com professores, empresas, engenheiros e alunos. Horários dinâmicos. Oportunidades de iniciação científica

Contras: Falta de trabalho ou ocupação em alguns momentos do semestre, baixa remuneração proveniente da bolsa de monitoria! Necessidade de mais investimentos nos laboratórios

Empresa conceituada com excelente qualidade de vida dos funcionários

Assistente Administrativo

Prós: Empresa conceituada nacionalmente, está entre as melhores universidades do país. Possui cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, além de diversos cursos de extensão.

Contras: Devido a autonomia dada a cada unidade acadêmica os processos muitas vezes não seguem uma padronização; todavia, nota-se a constante melhoria na execução eficaz dos processos.

Ótimo lugar para trabalhar

Assistente em Administração

Prós: Ótimo ambiente de trabalho e benefícios, boa estrutura física e de equipamentos, oportunidade de aperfeiçoamento e qualificação profissional.

Contras: Por ser setor público não há promoção, para aumentos salariais dependemos do Governo, alguns setores são desorganizados e falta um pouco de coleguismo entre alguns funcionários.

Ok

Bolsista

Prós: Bolsa que se enquadra na grade curricular do aluno, podendo variar os horarios para encaixar aulas e demais atividades do curso em que o aluno participa

Contras: Normalmente tendem a ser bolsas não cumulativas, e por terem um valar um pouco a baixo não é um salário tão bom para sustentar um estudante .

Ok, precisa melhorar bastante

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Seriedade dos pesquisadores, reputação nacional da instituição e o aprendizado nos procedimentos das iniciações científicas que me auxiliam até hoje. Alguns professores são bastante atenciosos.

Contras: É bastante comum se deparar com equipamentos defeituosos e ser impedido de realizar algum procedimento. Burocracia insana e falta de comunicação entre os diversos setores lhe farão gastar muito tempo para resolver papeladas e coisas relacionadas.

Conselhos para presidência: Menos burocracia

Para quem não almeja sucesso profissional.

Analista de Tecnologia da Informação

Prós: O horário é bastante flexível, o ambiente é agradável e a cobrança e moderada. Há liberdade para escolha da marcação de férias, os benefícios são bons.

Contras: Baixa perspectiva de crescimento, há estagnação por longos períodos, não há reconhecimento ou alguma vantagem por produção. Típico de serviço público.

Ótima

Assistente em Administração

Prós: Estrutura e flexibilidade de horários, ótimo plano de carreira e plano de saúde. Presença de sindicatos que auxiliam o servidor e a com unidade.

Contras: Existência de ponto eletrônico que, às vezes, contabiliza horas erradas. Ambiente de trabalho tranquilo, porém com algumas variáveis de relacionamento com outros servidores.

Estabilidade e satiafaçao pessoal

Professor Adjunto

Prós: Como cargo da carreira do magistério superior federal brasileiro, os funcionários tem estabilidade e um plano de carreira definido, que leva em conta o desempenho e os anos de experiência

Contras: Os pontos negativos da carreira do magistério superior federal são salários defasados para pessoas extremamente qualificadas, como anos de preparação, como mestrado e doutorado.

Uma experiência agradável, de muitos aprendizados.

Gestor de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente agradável, networking com pessoas do meio acadêmio, grande fonte de aprendizado, acesso a diversos cursos, ritmo de trabalho não estressante.

Contras: Falha na alta gestão, quem está por cima do projeto não tem experiência com área em que atua e acaba prejudicando o projeto em geral, falta de infraestrutura e pessoas capacitadas para gestão da mesma.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Descrição:A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma instituição brasileira de ensino superior pública de nível federal, sediada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Estando entre as mais prestigiadas universidades do Brasil, é a maior universidade do estado, possuindo campus nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros.