Como é trabalhar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)?

Ótimo lugar pra trabalhar

Professor

Prós: Estabilidade, liberdade de criação, qualidade de ensino e colegas, pesquisa científica, flexibilidade de horários, incentivo a aperfeiçoamento

Contras: Rigidez no plano de carreira, salários pouco competitivos pelo nível de formação e excelência exigidos, dedicação exclusiva, política interna

Melhor aqui do que na iniciativa privada

Técnico Administrativo em Educação

Prós: Horário Especial para estudante, adicional por curso de nível superior, horário flexível (dependendo do setor), estabilidade, auxílio alimentação e auxílio transporte, salários melhores que os de prefeituras, pagamento em dia.

Contras: Trabalhando repetitivo e monótono, burocracia e papelada, muitos professores e alunos são arrogantes, pouco investimento do governo na área da educação, possibilidade de trabalho no período noturno.

otimo ambiente de trabalho

Bolsista

Prós: ambiente de trabalho amigável, chefes sempre solícitos, equipe bem preparada, aprendizado constante, local seguro, ambiente espaçoso e tranquilo.

Contras: Falta recursos financeiros para ampliação e melhora dos trabalhos, prédio precisando de reforma, salários desatualizados, elevador sempre está em manutenção.

Ótima experiência para início de carreira

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente bom para início de carreira em laboratório, com pessoas que me ajudaram muito e que fizeram interessar pela área na qual pretendo me especializar

Contras: Depende dos recursos financeiras públicos, logo, as pesquisas ficam muito comprometidas e dependentes da “força de vontade” ou aplicação de organizações externas.

Técnico em Audiovisual

Prós: O serviço público proporciona estabilidade, o que traz certa tranquilidade em relação ao mercado de trabalho volátil que temos no nosso país.

Contras: Por sermos a maioria servidores públicos, existem muitos que já estão há muitos anos desestimulados e não conseguem mais exercer suas atividades de forma prazerosa, o que faz com que o serviço não seja realizado da melhor maneira possível.

Um bom lugar para trabalhar

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Ótimo local de aprendizado e professores sempre disposto a auxiliar nas pesquisas. O trabalho na parte de estruturas na UFMG é o melhor que possui para a carreira de engenheiros.

Contras: Apesar de ter bons professores e boas pesquisas para serem feitas, existe muita pressão para trabalhar e focar em escrever artigo para que isso seja pontuado pelo seu orientador.

Bolsista de Doutorado CAPES

Prós: Flexibilidade horário, área de lazer, excelente estrutura física, poder trabalhar em casa, bons profissionais, prospecto de carreira é muito bom

Contras: Exaustivo, bolsa de estudos limitada, alta cobrança, longas horas, propício a desenvolver transtornos mentais, atividades improdutivas, pouca verba para investimento

Conselhos para presidência: Investimento da união

Carreira acadêmica exige renúncias

Bolsista de MestradoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ótima estrutura e localização do campus. Corpo docente muito bem qualificado. Restaurantes acessíveis e com variedade. Agências de quase todos os bancos.

Contras: Bolsa de valor muito baixo que não é reajustado já faz muitos anos. Atrasos constantes da FAPEMIG, a ponto de ter mês que o pagamento atrasou mais de 40 dias.

Boa faculdade

Estudante

Prós: Universidade reconhecida mundialmente, professores bons, ensinam bem. Aprendizado teórico satisfatório, prático exige que o aluno procure atividades extracurriculares por conta própria

Contras: Não informa muito as oportunidades que são ofertadas nem dão dicas de onde encontrá-las, é preciso ter bons contatos e pesquisar o que quer, na questão de iniciação científica, monitoria, intercâmbio e etc

Iniciação Científica UFMG

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Interação com Doutorandos e Mestrandos. Ambiente do laboratório era satisfatório, pois existia ar-condicionado para bem estar nos dias quentes da Universidade. Próximo ao local de estudos.

Contras: Limite de Permanência, muito voltado para área acadêmica e pouca perspectiva prática. Falta de integração entre os diferentes setores, o que torna o sistema muito burocrático

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Descrição:A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma instituição brasileira de ensino superior pública de nível federal, sediada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Estando entre as mais prestigiadas universidades do Brasil, é a maior universidade do estado, possuindo campus nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros.