Como é trabalhar na Universidade Federal da Bahia (UFBA)?

Bolsista

Bolsista de Iniciação Científica

Salvador, BA

Prós: Comprometimento e liberdade de trabalho, horários flexíveis, excelente pacote de benefícios como alimentação, seguro saúde, seguro de vida e descontos nas empresas conveniadas

Contras: Devido ao governo, demora de pagar. Professor as vezes não ensina como deveria e o tempo de atuação do projeto não é o suficiente para trabalhar.

Universidade Federal bem reconhecida no mercado de trabalho da região.

Estudante

Salvador, BA

Prós: Muitas atividades extracurriculares como empresas juniores, iniciação cientifica e grupos beneficentes, além da tradição e reconhecimento da universidade.

Contras: Muita burocracia, e inconstância na qualidade das avaliações e na qualidade do ensino, alguns professores abusam da autoridade dentro das salas.

Verdade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Salvador, BA

Prós: Oportunidade, aprendizado e currículo. Bem interessante por esses motivos

Contras: Má gerência de equipe e pouca transparência em relação as oportunidades financeiras.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão e transparência

otimo

Prós: Plano de carreira e possibilidade de qualificação

Contras: Nao acho pontos negativos no momento

Bolsa de iniciação científica

Bolsista de Iniciação Científica

Salvador, BA

Prós: A grande vantagem de se trabalhar no meio acadêmico é a facilidade de aprendizado de metodologias desenvolvidas recentemente para a solução de problemas que não podiam ser resolvidos antes.

Contras: Uma desvantagem é que o bolsista fica muito refém do que o seu orientador quer que seja feito, além de que a experiência acadêmica difere completamente da experiência no mercado de trabalho.

Flexibilidade Infinita, remuneração baixíssima

Estudante PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2016

Salvador, BA

Prós: Flexibilidade, muito flexível e proporciona ao estudante ou estagiário muito tempo disponível para se desenvolver, além do know-how de muitos professores, que a depender, podem dar insights valiosos sobrea a carreira

Contras: O que pode se considerar ponto negativo é a baixa remuneração, que pode ser justificada já pelo regime de trabalho. Outra coisa que pode ser muito ruim é o professor orientador, que a depender do professor pode tornar uma péssima experiencia.

UFBA, amea ou deixe-a

Bolsista

Salvador, BA

Prós: excelente salário e segurança financeira são pontos positivos de quem trabalha numa estatal, por este exato motivo eu recomento a instituição

Contras: funcionalismo público como única forma de contratação. Por este exato motivo, este tipo de vínculo trabalhista cria inúmeros preguiçosos estatais

Vale a pena se esforçar pra estudar na ufba

Ex-funcionário, saiu em 2016

Salvador, BA

Prós: O salário compensa muito, alem de poder trabalhar com pessoas agradáveis. A ufba foi mais que uma escola pra mim. Foi onde pude me reencontrar

Contras: Longe, a falta de segurança em alguns pontos causam mto medo. Não é sobre ter todas aspectos pra si. Vai de cada um. A experiência é sempre diferente varianda de pessoas p pessoas

Local de aprendizagem com desafios

Salvador, BA

Prós: Como aluna da universidade é interessante a oportunidade de entender melhor seu funcionamento a partir da experiência interna, sendo também uma excelente oportunidade para a introdução no setor público.

Contras: A bolsa de estágio não é reajustada tem muitos anos, por mais que o ônibus aumente e a comida também continuamos recebendo o mesmo. Existe uma burocracia excessiva como em outras unidades publicas então muita coisa não anda como gostaríamos, interferindo na qualidade do trabalho.

Conselhos para presidência: Reajustar a bolsa de estágio. Reavaliar a necessidade de tantas etapas e burocracia nos processos internos. Menos briga de egos e mais preocupação com a qualidade geral dos serviços.

Boa experiência, mas...

EstudanteEx-funcionário, saiu em 2015

Salvador, BA

Prós: Fui parte de um projeto motivacional e não um empregado da UFBA propriamente dita, mas aprendizado diário com outros estudantes, prepração para o mundo da engenharia.

Contras: Falta de investimento nos projetos motivacionais por parte da faculdade e interesse em fornecer melhores condições para o projeto se desenvolver.

Universidade Federal da Bahia (UFBA)