Como é trabalhar na Universidade Federal da Bahia (UFBA)?

Uma boa universidade, mas como o Brasil, ainda precisa de mais atenção.

Salvador, BA

Prós: Alguns bons professores preocupados com seu desenvolvimento, incentivando a busca por desafios e real aprendizado no ambiente acadêmico, fazendo o possível para auxiliar.

Contras: Infraestrutura ainda precária em muitos setores de pesquisa. Alguns pesquisadores possuem o material necessário para desenvolver suas análises, mas outros sofrem sem conseguir tocar o trabalho.

Bolsa de iniciação científica

Salvador, BA

Prós: A grande vantagem de se trabalhar no meio acadêmico é a facilidade de aprendizado de metodologias desenvolvidas recentemente para a solução de problemas que não podiam ser resolvidos antes.

Contras: Uma desvantagem é que o bolsista fica muito refém do que o seu orientador quer que seja feito, além de que a experiência acadêmica difere completamente da experiência no mercado de trabalho.

Ufba-Monitor

Monitor

Salvador, BA

Prós: Na empresa a versatilidade é um ponto forte, você mesmo estudando diversas áreas pode acabar trabalhando em uma determinada área especifica diferente da atual, o que faz com que você acabe descobrindo nova áreas de interesse.

Contras: A alta burocracia da empresa, acaba por limitar diversas atividades, bem como a qualidade de ensino da mesma. A falta de verba, ou má gestão a mesma, dificulta muito o andamento das coisas.

Bolsista

Salvador, BA

Prós: Comprometimento e liberdade de trabalho, horários flexíveis, excelente pacote de benefícios como alimentação, seguro saúde, seguro de vida e descontos nas empresas conveniadas

Contras: Devido ao governo, demora de pagar. Professor as vezes não ensina como deveria e o tempo de atuação do projeto não é o suficiente para trabalhar.

Trabalho mediano.

Professor Substituto

Salvador, BA

Prós: Flexibilidade quanto a carga horaria. 0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Contras: Muito mal administrada, os professores ficam a merce da boa vontade dos colegas em ajudar

Flexibilidade Infinita, remuneração baixíssima

Estudante PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2016

Salvador, BA

Prós: Flexibilidade, muito flexível e proporciona ao estudante ou estagiário muito tempo disponível para se desenvolver, além do know-how de muitos professores, que a depender, podem dar insights valiosos sobrea a carreira

Contras: O que pode se considerar ponto negativo é a baixa remuneração, que pode ser justificada já pelo regime de trabalho. Outra coisa que pode ser muito ruim é o professor orientador, que a depender do professor pode tornar uma péssima experiencia.

UFBA, amea ou deixe-a

Bolsista

Salvador, BA

Prós: excelente salário e segurança financeira são pontos positivos de quem trabalha numa estatal, por este exato motivo eu recomento a instituição

Contras: funcionalismo público como única forma de contratação. Por este exato motivo, este tipo de vínculo trabalhista cria inúmeros preguiçosos estatais

Vale a pena se esforçar pra estudar na ufba

Ex-funcionário, saiu em 2016

Salvador, BA

Prós: O salário compensa muito, alem de poder trabalhar com pessoas agradáveis. A ufba foi mais que uma escola pra mim. Foi onde pude me reencontrar

Contras: Longe, a falta de segurança em alguns pontos causam mto medo. Não é sobre ter todas aspectos pra si. Vai de cada um. A experiência é sempre diferente varianda de pessoas p pessoas

Mediana

Bolsista de Mestrado

Salvador, BA

Prós: A Ufba realiza com excelência o aprimoramento profissional e também pessoal de seus alunos e está situada numa cidade muito atrativa que é Salvador/BA.

Contras: A nota do programa de pós-graduação em engenharia química é considerada baixa e o número de bolsas disponíveis para mestrandos e doutorandos não é alto.

Local de aprendizagem com desafios

Salvador, BA

Prós: Como aluna da universidade é interessante a oportunidade de entender melhor seu funcionamento a partir da experiência interna, sendo também uma excelente oportunidade para a introdução no setor público.

Contras: A bolsa de estágio não é reajustada tem muitos anos, por mais que o ônibus aumente e a comida também continuamos recebendo o mesmo. Existe uma burocracia excessiva como em outras unidades publicas então muita coisa não anda como gostaríamos, interferindo na qualidade do trabalho.

Conselhos para presidência: Reajustar a bolsa de estágio. Reavaliar a necessidade de tantas etapas e burocracia nos processos internos. Menos briga de egos e mais preocupação com a qualidade geral dos serviços.

Universidade Federal da Bahia (UFBA)