Como é trabalhar na Universidade Estadual Paulista (UNESP)?

Pense antes de entrar

Analista ProgramadorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Salario em dia, e alguns bons companheiros de trabalho. Flexibilidade de horarios, eventualmente. VR tem valor razoavel. Plano de saude atende as necessidades basicas

Contras: Interesses pessoais e politicos acima dos interesses da instituição; Nenhuma valorização dos CLTs Ambiente contaminado por interesses pessoais, principalmente dos gestores e lideres.

Conselhos para presidência: Saiam e dêem espaço para profissionais capacitados do mercado.

Prós: Boa supervisão acadêmica, bom relacionamento entre equipe.

Contras: Muito volume, tocação de seviço

Rosana, SP

Prós: Estudo, estrutura, pesquisa, experiencia

Contras: Pouco salário, exploração, estrelismo, pouca oportunidade

Conselhos para presidência: Nenhum

Poderia melhorar, mas a crise no país contribui para essa situação de caos nas Universidades

Assistente Administrativo

Botucatu, SP

Prós: Os benefícios como plano de saúde, alimentação e odontológico , ambiente agradável para trabalhar , organizado, fácil acesso , próximo a minha residencia

Contras: Plano de carreira suspenso, salários congelados, diferenças nos direitos para funcionário administrativo e o docente, a Universidade só enxerga o docente, o funcionário administrativo é deixado de lado

Conselhos para presidência: Respeitar os direitos dos trabalhadores como reajuste salarial e plano de carreira

Instituição de destaque sem uma gestão à sua altura

Analista Administrativo

Prós: Remuneração compatível com o mercado, estabilidade (tal qual o grosso do setor público), flexibilidade de horários (a depender da chefia), estar em uma instituição reconhecida internacionalmente.

Contras: Má gestão sistêmica, inadequação do perfil dos funcionários com as atividades desenvolvidas. Muitos recursos direcionados para atividades-meio desnecessárias e pouco investimento em capacitação. Plano de carreira que premia aquele que faz o básico ao invés de motivar continuamente o aprimoramento das pessoas e da instituição.

Conselhos para presidência: Fazer pesquisa de clima organizacional (com respectivo feedback), a transparência e investir na preparação de gestores mais capacitados, o que deve vir em conjunto com plano de sucessão.

Realidade

Técnico de Laboratório

Bauru, SP

Prós: Bom Ambiente de Trabalho, bem localizada na cidade, possui área arborizada, estacionamento, restaurante, respeita os horários de trabalho, períodos de férias, estabilidade.

Contras: Sem possibilidade de crescimento, sem plano de carreira, o estado não têm compromisso com a educação, salários baixos na área técnica, diferenças de salários sem lógica nenhuma.

Conselhos para presidência: Criar Plano de carreira, valorizar mais os funcionários

Agências de Inovação em geral

Prós: Horário flexível, ambiente tranquilo de trabalho, autonomia para tomada de decisões.

Contras: Falta de instrução e de comando, falta de objetivos claros, área em desenvolvimento no Brasil com baixa demanda de trabalho. Pouca evolução.

Um início na carreira de funcionarismo público

Assistente de Compras

São José do Rio Preto, SP

Prós: Ótimo para adquirir experiencias

Contras: Estagnação, poucas oportunidades, valorização dos interesses individuais

ruim

Araraquara, SP

Prós: estabilidade, cursos, treinamentos

Contras: desrespeito ao funcionário, desrespeito aos processos seletivos

Conselhos para presidência: homologação

empresa muito responsável

Psicólogo

São José do Rio Preto, SP

Prós: Seriedade da gestão da Unesp o que passa mais segurança

Contras: Politica do governo de não valorizar e investir em educação e a burocracia

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Descrição:A UNESP, criada em 1976, resultou da incorporação dos Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo, então unidades universitárias situadas em diferentes pontos do interior paulista. Abrangendo diversas áreas do conhecimento, tais unidades haviam sido criadas, em sua maior parte, em fins dos anos 50 e inícios dos anos 60.