Como é trabalhar na Universidade Estadual Paulista (UNESP)?

É boa, mas tem problemas

Aluno

Sorocaba, SP

Prós: Reconhecimento do mercado de trabalho, boa estrutura (laboratórios, sala de aula, biblioteca, restaurante ), ótima localização e docentes internacionais.

Contras: Professores abaixo do esperado para uma universidade com ótimo reconhecimento no mercado de trabalho ( péssima didática e falta de comprometimento com a educação dos alunos)

Lugar maravilhoso, porém sem muitas chances de crescimento.

Assistente Administrativo

Ilha Solteira, SP

Prós: Alto nível de conhecimento, em uma universidade nós respiramos cultura, conhecimento. As relações interpessoais são enriquecedoras e inspiradoras.

Contras: Salários congelados e ainda um patriarquismo. Por se tratar de uma universidade, os professores que a comandam muitas vezes não tem conhecimento em administração e erram.

As Universidades Paulistas precisam urgente de uma revisão em seu modelo de gestão e financiamento.

Assistente Acadêmico II

Rio Claro, SP

Prós: Ambiente descontraído e bons benefícios. Localização e ambiente físico maravilhoso, muito arborizado e tranquilo! Lugar tranquilo pra caminhar após o expediente!

Contras: Poucas opções de crescimento profissional. Salários e benefícios congelados por 3 anos, falta de reposição no quadro de funcionários. Precisa urgente uma revisão do hoje inexistente plano de carreira.

Conselhos para presidência: Administração feita por docentes precisa de apoio de profissionais da área.

Bom.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Araraquara, SP

Prós: Seção Técnica de Pós-Graduação é bastante produtiva e proporciona grande aprendizado aos estagiários. .

Contras: Não há chances de efetivação e aprendizagem apenas na área administrativa. d .

Interessante, mas exige amor pela causa

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2017

Bauru, SP

Prós: Pessoas muito boas e inteligentes, muito conhecimento, ambiente arborizado, sempre absorvendo coisas novas devido a alta "oxigenação" da universidade

Contras: Faltam muitos investimentos, o que deixa os funcionários e alunos desmotivados muitas vezes. Muito potencial é desperdiçado por falta fomento e apoio.

Excelente escola

Doutorando

Jaboticabal, SP

Prós: Oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Seja na pesquisa dentro do campos da Universidade Estadual Paulista ou na extensão rural junto a produtores.

Contras: Após o término do doutorado pouca ou nenhuma indicação referente a contratos de trabalhos junto as empresas, assim como existe pouca parceria com empresas do setor.

Estudante de Agronomia

Botucatu, SP

Prós: Universidade muito boa, professores muito qualificados, funcionários dispostos a ajudar, boa estrutura de laboratorios, biblioteca e forte cultura empreendedora.

Contras: Governo anda disponibilizando pouco dinheiro para a universidade, deixando alguns pontos a desejar, como a contratação de novos professores, disponibilização de materiais..

Conselhos para presidência: Invistam nos alunos

Campus excelente, porém sucateado

Jaboticabal, SP

Prós: Campus bem estruturado, muitas opções de estágio e professores altamente capacitados, com muitos contatos e experiencia, sempre dispostos a ajudar.

Contras: A universidade vem sofrendo por falta de verba e está ocorrendo sucateamento da mesma, poucas oportunidades de bolsa, alta exigência dos alunos sem foco de melhorar a estrutura do campus, não há moradia.

É bonzinho, mas já foi melhor...

Assistente Administrativo

Sorocaba, SP

Prós: O clima de Universidade é ótimo para trabalhar, possui também um bom ambiente de trabalho, onde é possível a interação entre colegas de trabalho. Possui alguns benefícios.

Contras: Valorização salarial está congelada há alguns anos, bem como progressão na carreira. Não possui vale refeição e plano odontológico não é dos melhores.

Conselhos para presidência: Estabelecer um mínimo para valorização salarial na dotação orçamentária.

Serviço público, rotina de serviço privado.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Araçatuba, SP

Prós: Cultura e ajuda entre as pessoas. Todos estavam dispostos a ensinar e ajudar nas atividades a serem desenvolvidas. Mesmo sendo um serviço público, muitas vezes a rotina era tão puxada quanto a uma empresa do serviço privado.

Contras: Serviço público, ingresso somente por concurso público. A ascensão na carreira fica engessada por conta disso, mas já era sabido que não seria possível efetivar a vaga na instituição.

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Descrição:A UNESP, criada em 1976, resultou da incorporação dos Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo, então unidades universitárias situadas em diferentes pontos do interior paulista. Abrangendo diversas áreas do conhecimento, tais unidades haviam sido criadas, em sua maior parte, em fins dos anos 50 e inícios dos anos 60.