Como é trabalhar na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)?

Muito importante para aprendizado.

Aluno Pesquisador

Campinas, SP

Prós: Bolsa CNPQ. Aprendizado muito grande para os alunos, que começam a praticar o que observam durante as aulas. Aumenta integração entre alunos e professores.

Contras: O esforço exigido depende muito do professor que orienta o projeto, podendo requerir pouco ou muito esforço para o mesmo salário. Corte cada vez maior do número de bolsas.

É um ótimo lugar para se trabalhar.

Pesquisador

Campinas, SP

Prós: A estrutura é com certeza uma das melhores do país. A qualidade de ensino é alta, ouma vez que os professores/pesquisadores que lá atuam são altamente qualificados.

Contras: Como na maioria dos setores públicos a burocracia é um grande inimigo. Faz com que coisas simples do cotidiano, passem a ser muito difíceis e demoradas.

Razoável mas poderia ser bom.

Profissional da Tecnologia Informação e Comunicação

Campinas, SP

Prós: Estabilidade, emenda de feriados, não trabalhar aos finais de semana e facilidade para tirar férias. Treinamento durante horário de expediente.

Contras: Salários congelados por muito tempo, falta de perspectiva de crescimento profissional devido à, ausência de plano de carreira e lentidão para completar os projetos.

Flexibilidade para manter os estudos

Campinas, SP

Prós: flexibilidade, conciliar estudos com estágio, dentro da Unicamp, benefício no restaurante universitário, vale transporte, aprendizados, bom para quem estuda na unicamp. Interação com pessoas o tempo todo

Contras: um pouco monótono as vezes, não tem possibilidade de ascensão, não oferece plano de saúde, para quem não estuda na Unicamp ou bem próximo não vale a pena. Muito burocrático as vezes

Excelente instituição

Estudante

Campinas, SP

Prós: A unicamp é fantástica, muitas oportunidades. Bons professores e lugar tranquilo de viver. Eu recebo atualmente por estar fazendo iniciação científica, mas existem muitas outras atividades extracurriculares também.

Contras: Creio que nem todos os professores tenham um direcionamento para dar aulas, como estão mais interessados na pesquisa temo que eventualmente encontramos professores desinteressados.

Recomendo pelo desenvolvimento intelectual e oportunidades acadêmicas.

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: Inovação e pesquisa. A proximidade com cientistas de todo o país fomenta a discussão científica e tecnológica, muito apoiado por palestras e eventos sediados na própria instituição.

Contras: Burocracia para conseguir verbas para a pesquisa. Muitas vezes seu projeto fica estagnado por causa da dependência da aprovação da liberação de verbas, que leva em torno de 2 meses.

Experiência rica

Enfermeiro ResidenteEx-funcionário, saiu em 2018

Campinas, SP

Prós: Hospital de grande porte proporcionando grande vivência, riquíssimo em procedimentos complexos e serviços proporcionados em poucos locais do país, sendo uma empresa de referência.

Contras: Falta de conteúdo teórico específico na formação dos residentes. O conteúdo teórico é essencial para a construção de um grande profissional, unindo a teoria com a prática.

Bom

Bolsista

Campinas, SP

Prós: É bom, lugares legais pra trabalhar, só 40h mensais e quase um salário mínimo. .

Contras: Atrapalha os estudos se cursar um curso de exatas. Bolsa é pouco .

Pessoas sabem seus direitos mas esquecem seus deveres com frequencia

Campinas, SP

Prós: Diversas oportunidades de fazer cursos e horário de trabalho flexível. Ótimos salários e benefícios. Por ser uma universidade, o ambiente é rico em diversidade.

Contras: Não possui feedback dos gerentes. Não possui plano de carreira. Funcionários estagnados e desestimulados. Não há comunicação interna e incentivos de Endomarketing.

Conselhos para presidência: Tratar o ambiente público como setor privado. Estimular os funcionários. Dar constantes feedback.

Vale a pena se não encontrar nada melhor

Campinas, SP

Prós: Oportunidade de aprendizado em uma infraestrutura massiva e completa, além de contato com profissionais que trabalham nessa infraestrutura já há um bom tempo.

Contras: A remuneração é baixa comparada com o mercado, não há nenhuma oportunidade de carreira, e os estágios são utilizados como mão-de-obra barata.

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Descrição:A Unicamp responde por 10% da pesquisa acadêmica no Brasil e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS. A Unicamp tem 70 cursos de graduação, mais de 18.000 alunos e 1.800 profissionais no corpo docente, 99% dos quais são doutores.