Como é trabalhar na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)?

Excelente ambiente de aprendizado

AprimorandaEx-funcionário, saiu em 2019

Campinas, SP

Prós: Foi uma experiência positiva o aprimoramento, o hospital é muito qualificado, os laboratórios possuem ambientes saudáveis e propícios para o aprendizado.

Contras: Não há possibilidade de contratação por ser um órgão público, recentemente não estão sendo abertos editais de concursos para prestar, ai dificulta.

Boa universidade

Bolsista

Campinas, SP

Prós: Possibilidade de gerar e disseminar o conhecimento aprendido em sala e nos laboratórios de ensino. Possibilidade de estágio em qualquer laboratório e/ou departamento dentro dos institutos e faculdades.

Contras: O corte de bolsas está sendo muito destrutivo para a formação profissional e acadêmica dos alunos e dos funcionários, causando uma evasão de cientistas para outros campos.

Um bom lugar para trabalhar que utiliza recursos diferenciados.

Técnico de Enfermagem

Campinas, SP

Prós: Bom salário, bons benefícios, carga horária especial, concursado (atualmente por regime CLE), bons recursos para o trabalho, facilidade para área de pesquisa.

Contras: Apesar de ter o salário acima da média está defasado há alguns anos. Para técnico de enfermagem não possui plano de carreira, a não ser bônus por tempo de serviço.

Conselhos para presidência: Falta valorização dos bons profissionais.

Razoável

Bolsa SAE

Campinas, SP

Prós: Essa forma de bolsa é para auxiliar na permanência dos alunos, no qual o aluno trabalha apenas 10hs por semana e recebe esse salário razoável, além de alimentação de graça.

Contras: Muitos alunos reclamam da falta de organização no processo seletivo, projetos com descrições enganosas e orientadores que usam os alunos para trabalhar por eles.

Ótima

Estudante de Doutorado

Campinas, SP

Prós: A Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp possui uma das melhores educações do pais com excelente professores e pequisadores, desenvolvendo pequisa de ponta.

Contras: Hão há pontos negativos que meraçam ser ressaltados neste item. Toda infraestrutura da Universidade é de ótimo qualidade, bem como os serviços oferecidos a estudantes e funcionários

Recomendo porém apenas se for concursado

DoutorandoEx-funcionário, saiu em 2019

Campinas, SP

Prós: Clima universitário, liberdade de expressão, pensamento crítico entre alunos e professores. Campus bonito e agradável. Aos finais de semana tem atividades em praças com família e animais,

Contras: Muito disputa entre alunos da pós graduação e também com professores, gerando uma disputa por artigos, fatores de impacto, laboratórios. Funcionários da Unicamp também não são tão valorizados e acaba comprometendo o pessoa da pós graduação.

Vida de um estagiário na unicamp

Estagiário Técnico em Informática

Campinas, SP

Prós: Experiência na área da qual preciso e sem muitas responsabilidades para um estagiário pois estamos aprendendo além de ser bem tranquilo o ambiente

Contras: Salários dos estagiários são bem baixos e não são atualizados há alguns anos, isso faz com que haja bastante evasão de estagiários antes mesmo do fim do contrato

Um lugar bom para ter experiência de trabalho

EstudanteEx-funcionário, saiu em 2019

Campinas, SP

Prós: Muito flexível em questão de horario por ser dentro da própria universidade, diversos projetos para escolher, contato direto com os professores que também são os orientadores do projeto.

Contras: Trabalho fora do escopo do curso e com atividades muito exaustivas e braçais, as vezes a exigência das atividades acabam atrapalhando os estudos das matérias do semestre atrasando o curso como um todo.

Boa Cultura, péssima carreira

Analista de Redes

Campinas, SP

Prós: Cultura relativamente moderna e flexível, pequeno grau de competição leva a um ambiente de trabalho mais agradável, possibilidade de fazer cursos ministrados por docentes da Unicamp (extensão universitária).

Contras: Praticamente não há plano de carreira, até o momento foi removido toda possibilidade de progressão. Não existe avaliação de desempenho, os colaboradores não sabem claramente quais são seus erros e acertos.

Modelos de gestão e equipes precisam de atualização.

Campinas, SP

Prós: Dependendo do instituto, há valorização do trabalho do funcionário na questão de incentivo e reconhecimento. Há também incentivos para conhecer outros setores e suas atividades e entender o fluxo de informação organizacional, bem como incentivos para conhecer novos modelos de trabalho e gestão fora da instituíção e discutir esses novos modelos e como encaixá-los nos sistemas da Unicamp.

Contras: Equipes antigas e sem atualizações. Alguns gestores de unidades possuem culturas antigas e enraizadas que atrapalham o desenvolvimento do trabalho. Ainda há a definição de hierarquização entre as equipes, no qual o nível mais alto entende o modelo de gestão mais antigo e não aceita novas ideias para o andamento do trabalho.

Conselhos para presidência: Reitoria precisa entender a real função de cada departamento ou sistema dentro do campus e não desvalorizar o trabalho que atendam as necessidades dos alunos, aliás, entender as necessidades informacionais dos alunos e como cada departamento contribui para levar a informação a ele. Diretores de Institutos poderiam compreender que camaradagem não significa trabalho eficiente ao escolher os diretores de departamentos. Além disso, olhar com atenção os trabalhos e por quem são executados e dar devido valor ao fazer a publicação quando um trabalho chama atenção.

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Descrição:A Unicamp responde por 10% da pesquisa acadêmica no Brasil e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS. A Unicamp tem 70 cursos de graduação, mais de 18.000 alunos e 1.800 profissionais no corpo docente, 99% dos quais são doutores.