Como é trabalhar na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)?

Excelente perspectiva de crescimento

Pesquisador de Pós-Doutorado

Campinas, SP

Prós: Acesso a uma rede de pesquisadores de nível internacional bem como diversas oportunidades de atuação na orientação de pós-graduandos e ministração de disciplinas. A proximidade com diversas empresas e institutos de pesquisa na região permite intensa colaboração de trabalho e abertura de novas oportunidades profissionais.

Contras: A infraestrutura de trabalho varia com o grupo de pesquisa, podendo, às vezes, não atender às expectativas.

O que gosto e não gosto na Unicamp

Bibliotecário

Campinas, SP

Prós: É uma universidade de excelência e reconhecida no mundo todo. Isso te abre portas para novos horizontes de atualização e aprendizado. Onde trabalho, já vivenciei experiências que com certeza não teria em outro lugar qualquer. Oferece algumas oportunidades únicas de descontração e cultura. É bonita, possui lindas paisagens e outros prazeres que a natureza proporciona. Tem grande potencial de organização e administração

Contras: As pessoas!!! Que se consideram insubstituíveis, são arrogantes, egoístas, mesquinhas e abusam do poder atribuído - que muitas vezes nem é merecido, são gananciosos e não gostam de trabalhar.
    Há um alto índice de pessoas afastadas por problemas de saúde (que nem sempre existe, mas conseguem "driblar" perícias médicas) e que ficam meses, até anos recebendo seus salários sem trabalhar, enquanto os ativos ficam sobrecarregados.
    As regras e burocracias que com a modernidade poderiam ser facilitadas atrasam muitos processos de trabalho.
    A administração geral parece não se preocupar com esses problemas, pois não há grandes mudanças.

Conselhos para presidência: Gostaria que se houver oportunidade, atentasse para essas questões de insatisfação, que são de muitas pessoas, principalmente dos novos servidores (ingressantes dos ultimos anos) que são minados por suas ideias e ações de mudança pelas pessoas que são chefes (não são lideres na essencia da palavra) e que acabam desanimando e se tornando os novos "velhos" servidores que só estão na universidade pela estabilidade e benefícios.
    Olhasse com atenção aos servidores que possuem tempo e idade para aposentar, mas que não saem pelos benefícios que perderão e por Ego, de deixar seu cargo para outro mais jovem.

Um bom lugar para trabalhar e também uma ilusão.

Prós: amigos e o que resta de natureza.

Contras: burocracia, terceirização, política e desvalorização dos funcionários.

Conselhos para presidência: É preciso rever a Unicamp. Produzimos tecnologias e não usamos no campus. Não temos nenhum compromisso e responsabilidade com o distrito de Barão Geraldo. Abrimos as portas para a instalação de laboratórios de empresas privadas que não deixarão retorno à sociedade enquanto não permitimos empréstimos de livros ao público externo. Não temos uma estrutura de acessibilidade e mobilidade interna. Há um aumento nos contratos terceirizados. Não permitimos a presença no Campus de moradores de rua e/ou pessoas marginalizadas. Temos faculdade de arquitetura e engenharia e continuamos licitando obras para construtoras sem capacidade técnica e financeira. Um alto escalão de funcionários e docentes deveriam ter seus salários cortados. Não temos assistência médica e alimentação adequadas, Eliminamos as cantinas do Campus, não temos um projeto cultural e de vivência....

Boa experiência

Analista de Sistemas

Campinas, SP

Prós: O fato de trabalhar de segunda a sexta feira com horário fixo e a estabilidade são pontos positvos comparados ao mercado de trabalho

Contras: O crescimento na carreira não funciona, o sistema é falho e favorece poucos sem ter uma avaliação coerente com o desempenho

Fadado ao fracasso

Campinas, SP

Prós: O meu horário é flexível e eu possuo alguns benefícios.

Contras: os companheiros de trabalho são procrastinadores natos e a produtividade do trabalho é praticamente nula. Os superiores não estão preocupados com a melhoria do instituto, mas sim em sua ascensão política e econônica.

Eu gosto do lugar, mas o que me deixa irritada são como algumas pessoas tratam as outras com descaso.

Aprendiz Administrativo

Campinas, SP

Prós: É um lugar bom de se trabalhar, tem vários benefícios, como a estabilidade por exemplo.

Contras: A maioria das pessoas não estão nem aí para o trabalho já que são concursados e não podem ser mandados embora, então assim, fazem o que bem entendem e tratam os outros como bem entendem.

O melhor lugar que trabalhei e pretendo trabalhar para o resto da vida!

Técnico em Enfermagem

Campinas, SP

Prós: Salários em dia, benefícios ótimos, estrutura e implantação de protocolos cientificamente testados!!!

Contras: Muitos cargos de chefia, desorganização de pessoal e comunicação falha. Obs: Familiares sem orientações necessárias e acolhimento humanizado.

Conselhos para presidência: Diria que, os funcionários se orgulham muito de trabalharem para a renomada Unicamp, retribuam com o mesmo carinho: Valorizem a estrutura, o acolhimento dos pacientes, façam seus funcionários sentirem parte desta empresa. Aposto que cada um tem uma "coisa" maravilhosa a demonstrar pela entidade.

Unicamp: mediocridade sob a máscara da excelência

Biologista

Prós: Salário e benefícios bons , em relação à media
    Assistência médica e odontológica dentro da universidade
    Disponibilidade de cursos diversos e prática de atividade física
    Acesso a bibliotecas e atividades culturais

Contras: Desvalorização do servidor técnico
    Difícil evolução na carreira
    Falta de orientação e fiscalização no atendimento a normas (segurança do trabalho, por exemplo)
    Planejamento deficiente na organização do espaço e distribuição de recursos humanos
    Não há planejamento e objetivos de médio e longo prazo
    Trabalho se resume a resolver problemas pontuais, em geral causados por falta de organização e planejamento
    A educação e formação de profissionais, missão principal da universidade, é cada dia mais deixada em segundo plano
    Sobrecarga de trabalho

Bom lugar para trabalhar

Técnico Administrativo

Campinas, SP

Prós: A Unicamp oferece excelente localização, estrutura, colegas de trabalho geralmente são gentis e amigáveis, os serviços executados são compatíveis com o tamanho da empresa.

Contras: A Universidade Estadual de Campinas, assim como muitos órgãos públicos, infelizmente não oferece plano de carreira há cerca três anos, fato que tem desmotivado diversos funcionários.

Qualidade de vida

Campinas, SP

Prós: Qualidade de vida, beneficio do vale alimentação R$ 850 reais, campus tranquilo, plano de saúde mais barato, hospital para funcionários e alunos, alimentação no restaurante universitário.

Contras: dificuldade para subir no plano de carreira. Não há meritocracia, pois para cargos de gerencia/coordenadores são selecionados os "amigos" que nem sempre possuem qualificação.

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Descrição:A Unicamp responde por 10% da pesquisa acadêmica no Brasil e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS. A Unicamp tem 70 cursos de graduação, mais de 18.000 alunos e 1.800 profissionais no corpo docente, 99% dos quais são doutores.