Como é trabalhar na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)?

Uma excelente empresa

EnfermeiraEx-funcionário, saiu em 2013

Campinas, SP

Prós: Estabilidade, liberdade de expressão, acesso a conhecimentos de ponta, bons profissionais, possibilidade de progredir os estudos de pós graduação (mestrado e doutorado) no mesmo ambiente.

Contras: Alguns processos são lentos, alguns profissionais desmotivados continuam sob estabilidade. A gestão é sazonal e depende da orientação do grupo político no poder.

Boa empresa.

Auxiliar de Depósito

Porto Alegre, RS

Prós: Conta com cesta básica, café da manhã e almoço. Empresa com plano de saúde e trabalho de segunda a sexta feira (centro de distribuição). Boa empresa.

Contras: Local de trabalho em degradação, poucas chances de crescimento. Falta uma participação nos lucros, descontos nas lojas da empresa, uma modalidade de plano de saúde descente.

Profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação

Campinas, SP

Prós: Emenda de feriados, pouca pressão, facilidade para tirar férias em qualquer mês do ano, equipe com pessoas responsáveis pode áreas específicas, sem a função do "faz tudo".

Contras: Ausência de plano de carreira, salário congelado há 3 anos, falta de perspectiva de crescimento, uso de tecnologias ultrapassadas e alguns profissionais acomodados.

Ótimo lugar para aprender tudo que puder

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: O ambiente de trabalho é bom, e cheio de funcionários muito experientes. O lugar perfeito para estagiários que tem vontade de aprender muito. Para profissionais de TI, o Centro de Computação é bastante interessante.

Contras: O salário poderia ser um pouco maior para estagiários mas ainda assim vale a pena pra quem quer aprender. A efetivação é por meio de concurso público, então acaba sendo mais um lugar para você ir e aprender muito do que construir uma carreira.

Muito importante para aprendizado.

Aluno Pesquisador

Campinas, SP

Prós: Bolsa CNPQ. Aprendizado muito grande para os alunos, que começam a praticar o que observam durante as aulas. Aumenta integração entre alunos e professores.

Contras: O esforço exigido depende muito do professor que orienta o projeto, podendo requerir pouco ou muito esforço para o mesmo salário. Corte cada vez maior do número de bolsas.

É um ótimo lugar para se trabalhar.

Pesquisador

Campinas, SP

Prós: A estrutura é com certeza uma das melhores do país. A qualidade de ensino é alta, ouma vez que os professores/pesquisadores que lá atuam são altamente qualificados.

Contras: Como na maioria dos setores públicos a burocracia é um grande inimigo. Faz com que coisas simples do cotidiano, passem a ser muito difíceis e demoradas.

Razoável mas poderia ser bom.

Profissional da Tecnologia Informação e Comunicação

Campinas, SP

Prós: Estabilidade, emenda de feriados, não trabalhar aos finais de semana e facilidade para tirar férias. Treinamento durante horário de expediente.

Contras: Salários congelados por muito tempo, falta de perspectiva de crescimento profissional devido à, ausência de plano de carreira e lentidão para completar os projetos.

Flexibilidade para manter os estudos

Campinas, SP

Prós: flexibilidade, conciliar estudos com estágio, dentro da Unicamp, benefício no restaurante universitário, vale transporte, aprendizados, bom para quem estuda na unicamp. Interação com pessoas o tempo todo

Contras: um pouco monótono as vezes, não tem possibilidade de ascensão, não oferece plano de saúde, para quem não estuda na Unicamp ou bem próximo não vale a pena. Muito burocrático as vezes

Excelente instituição

Estudante

Campinas, SP

Prós: A unicamp é fantástica, muitas oportunidades. Bons professores e lugar tranquilo de viver. Eu recebo atualmente por estar fazendo iniciação científica, mas existem muitas outras atividades extracurriculares também.

Contras: Creio que nem todos os professores tenham um direcionamento para dar aulas, como estão mais interessados na pesquisa temo que eventualmente encontramos professores desinteressados.

Recomendo pelo desenvolvimento intelectual e oportunidades acadêmicas.

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: Inovação e pesquisa. A proximidade com cientistas de todo o país fomenta a discussão científica e tecnológica, muito apoiado por palestras e eventos sediados na própria instituição.

Contras: Burocracia para conseguir verbas para a pesquisa. Muitas vezes seu projeto fica estagnado por causa da dependência da aprovação da liberação de verbas, que leva em torno de 2 meses.

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Descrição:A Unicamp responde por 10% da pesquisa acadêmica no Brasil e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS. A Unicamp tem 70 cursos de graduação, mais de 18.000 alunos e 1.800 profissionais no corpo docente, 99% dos quais são doutores.