Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) logo

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Como é trabalhar na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)?

Com grande potencial, mas muito pouco valorizada como instituição educacional pelo Estado

ProfessorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Liberdade de conteúdos, Potencial de crescimento institucional, Colegas bem formados, Alunos com experiências prévias e interessados; Estrutura limitada, mas suficiente; Possibilidade de parcerias institucionais.

Contras: Gestão autoritária e pouco transparente; falta de espaços de participação; Problemas sérios de comunicação interna; Falta de perspectivas de crescimento profissional; Falta de estabilidade de projetos de médio e longo prazo; Fragilidade institucional; Alta rotatividade de pessoal.

Conselhos para presidência: Gestão autoritária e pouco transparente é parte do que gera a Fragilidade institucional; Falar em educação e não permitir espaços de participação é grave; Problemas sérios de comunicação interna demonstram amadorismo; A Falta de perspectivas de crescimento profissional e estabilidade de projetos de médio e longo prazo desestimulam profissionais e fazem a instituição perder o que tem de maior valor: seus professores e conhecimentos construídos.

Grande potencial, limitado por institucionalidades e gestão

Professor

Prós: Potencial de crescimento Colegas bem formados Alunos com experiências prévias e interessados Estrutura suficiente Liberdade de conteúdos Possibilidade de parcerias institucionais

Contras: Falta de perspectiva de carreira Falta de espaços de gestão coletiva Falta de estabilidade de projetos de médio e longo prazo Fragilidade institucional Rotatividade de pessoal Falta de transparência na gestão Comunicação interna frágil

Bom lugar para se trabalhar, no geral.

Analista Universitário

Passos, MG

Prós: Flexibilidade de horários; bom ambiente de trabalho; certa estabilidade proporcionada por órgão público, ainda que não concursado; sem metas ou cobranças.

Contras: Não há nenhuma possibilidade de crescimento, promoção ou mesmo reajuste de salário. Não há independência por parte das unidades do interior.

Uma boa universidade. Multicamp e de ensino gratuito

Bolsista de Iniciação Científica

Passos, MG

Prós: O ensino voltado para a pesquisa. Oportunidade de conhecer pessoas de diversos locais. Conta com bolsa de iniciação científica voltada para toda a comunidade acadêmica.

Contras: Por ser uma universidade recém estadualizada ainda há falta de organização e os professores não são concursados. Tem estrutura para ser uma universidade de qualidade.

Meu ponto de vista

Professor

Divinópolis, MG

Prós: É uma universidade que vem se consolidando.

Contras: Falta estrutura nos laboratórios

Infraestrutura deixa a desejar...

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O corpo docente é esforçado, o que transpassa as limitações dadas pelo espaço físico da Escola de Design.

Contras: Infraestrutura da Escola de Design deixa a desejar.

Empresa boa para quem deseja apenas estabilidade, sem se preocupar com salário e crescimento profissional.

Técnico Universitário

Prós: Ambiente de trabalho, flexibilidade de horários, estabilidade, quase não há cobrança por parte da chefia, regalias que o serviço público oferece, como emendas de feriados.

Contras: Falta de oportunidade de crescimento, o vale-transporte não é integral, salário abaixo da média da categoria, falta de clareza por parte da diretoria.

bom

Monitor de Laboratório

Prós: liberdade de trabalho, oferece crescimento profissional

Contras: Jornada de trabalho: Tarde/Noite.

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Descrição:A Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG foi criada pelo Art.81 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Mineira de 1989. A Universidade do Estado de Minas Gerais foi instituída, multicampi, a partir da reunião de Instituições de Ensino Superior na capital e no interior. Esse modelo multicampi se constitui não apenas como alternativa aos modelos convencionais de instituição de ensino, mas também como política de desenvolvimento regional. Assim, a universidade se configura, ao mesmo tempo, universal e regional.