Como é trabalhar na Universidade de Taubaté (Unitau)?

Professor UniversitárioEx-funcionário, saiu em 2017

Taubaté, SP

Prós: Empresa oferece disponibilidade de horario para trabalharmos, podendo trabalhar em casa. Não atrasa os sálarios apesar de ser pouco o valor da hora aula

Contras: Nao houve investimento nos ultimos anos em questões de estrutura fisica, equipamentos e desenvolvimento dos funcionarios. Ficando falho o sistema de ensino

Não é um bom lugar para se desenvolver profissionalmente.

Auxiliar de Biblioteconomia

Taubaté, SP

Prós: A organização, por ser pública, garante estabilidade aos servidores. Também oferece bolsas de estudo de até 100%, apesar de que é necessário depois após a conclusão com tempo de serviço o tempo de estudo.

Contras: Péssima qualidade de vida no trabalho, remuneração e benefícios desvalorizados, sem plano de carreira. Não temos oportunidade de se desenvolver, não aceitam sugestões, tecnologia arcaica.

Ta ruim mas ta bom.

Eletricista II

Taubaté, SP

Prós: Salario em dia, boa oportunidade para estudar ( bolsas de estudos ), boa oportunidade para oferecer estudos ao filhos e flexibilidade de horário de trabalho.

Contras: Salario baixo e sem reajustes há mais de 5 anos, por ser uma administração publica está sujeito a mudanças repentinas de administração por conta de ( politicagem )

Mediana

Professor Assistente

Taubaté, SP

Prós: Estabilidade, porque se trata de instituição pública, e o ingresso se dá por meio de concurso público de provas e títulos, o que é bastante bom.

Contras: Falta de perspectiva de evolução na carreira, porque o plano de carreira é falho e está atrelado a uma política de gestão ruim e que não valoriza realmente os professores.

Apenas para iniciar a carreira

Taubaté, SP

Prós: A empresa oferece oportunidade para os alunos que não possuem nenhuma experiência na área, prestando o suporte para a formação profissional do mesmo.

Contras: Como uma autarquia pública, a Unitau acaba sendo demasiadamente burocrática e isso acaba desmotivando os funcionários devido ao excesso de demora nos processos.

Precisa melhorar

Professor Universitário

Taubaté, SP

Prós: Estabilidade; vínculo estatutário; qualidade de vida por morar no interior; 6 dias de abono no ano; licenças-prêmio. A Universidade possui muitos campi e cursos espalhados pela cidade.

Contras: Professores apreensivos a cada semestre na atribuição; autoritarismo na gestão e transmissão de tarefas e nas reuniões de setor; pouca valorização do professor; dificuldades de orçamento, daí baixos investimentos; salário defasado; estrutura enorme e burocrática; servidores desmotivados (baixos salários)

Conselhos para presidência: 1) Valorizar o Professor em sua autoridade, enquanto mão-de-obra qualificada e pela tradicional importância da Docência; 2) Buscar novas formas de renda e recursos; 3) Considerar a possibilidade de ela se tornar uma universidade federal (só o sistema de mensalidades creio que não basta, p/ a manutenção a longo prazo, com qualidade); 4) Menos autoritarismo de certos diretores de departamento, em detrimento de Professores; 5) Mais inovação na gestão; 6) Abrir concurso para procuradores da UNITAU, para que eles possam cobrar e executar dívidas e também realizar os procedimentos disciplinares e sindicâncias internos (isso caberia a procuradores e não a professores); 7) De novo, reitero que a saída é "federalizar" a universidade, para que ela se torne um bem público, e com orçamento vinculado à União. Depender só de mensalidade de alunos é péssimo!! E também perigosíssimo financeiramente, tendo em vista a pulverização do ensino, com cada vez mais opções e instituições chegando ao Vale (exemplo: Univ. Anhembi-Morumbi a instalar o curso de Medicina em SJC...); 8) Implantar um código de conduta para os alunos, com sanções e punições; 9) Rever o Estatuto do Docente (ele é muito autoritário com o Professor); 10) Resgatar e valorizar a autoridade e importância tradicional do Professor (não só salário, mas tudo...)

Insatisfação

Auxiliar Administrativo

Taubaté, SP

Prós: Difícil avaliar pontos positivos em uma empresa cuja administração não se importa e nem valoriza seus funcionários, se preocupando apenas com o enriquecimento da panela enquanto os cargos mais baixos passam fome

Contras: Descaso total com os funcionários, infraestrutura precária, cortando os benefícios dos funcionários, funcionários ruins não recebem punição alguma, são apenas transferidos para outro setor

Ótima Universidade com déficit na gestão.

Auxiliar de Laboratório

Taubaté, SP

Prós: O bom da empresa é estar em contato com pesquisa e educação. Temos bolsa de estudo para cursar ensino superior. Temos segurança do funcionalismo público.

Contras: Falta plano de carreira para os funcionários. Cargos de confiança são dados aleatoriamente por coleguismo e não por competência. Os funcionários com menor salário sempre são os primeiros a sofrer cortes de benefícios.

Conselhos para presidência: Dar valor aos bons funcionários, plano de carreira por competência. Isso incentiva ainda mais um servidor honesto.

é uma boa experiência

Taubaté, SP

Prós: Bom para o aprendizado do aluno disposto a trabalhar. É uma remuneração para auxiliar nos custos da graduação, além de proporcionar a possibilidade de atuar já como médico.

Contras: A remuneração é baixa, é necessário perder aulas, não é próximo à faculdade, o trabalho é extenuante, os outros profissionais tentam fazer com que você seja um preenchedor de fichas.

Ambiente de aprendizado

Estagiário de ComunicaçãoEx-funcionário, saiu em 2010

Taubaté, SP

Prós: Um ambiente que proporciona crescimento. Profissionais pacientes e que promovem o desenvolvimento. Possibilidades de arriscar e aprender com suas decisões.

Contras: Falta um processo para acompanhar o desenvolvimento e realmente mensurar se os estagiários estão se desenvolvendo e atingindo os critérios definidos para o crescimento dentro da sua atuação.

Conselhos para presidência: Estabeleça um plano de acompanhamento dos estagiários.

Universidade de Taubaté (Unitau)