Como é trabalhar na Universidade de São Paulo (USP)?

Cumpre com o que se propõe

Bolsista de Mestrado

Prós: Bom lugar para se trabalhar, há estrutura e conforto. Uma lugar com muitas oportunidades para quem quer a carreira acadêmica, com muito desenvolvimento em tecnologia.

Contras: Como todo o sistema de pesquisa com fomento público, há uma dificuldade de conseguir orçamento para algumas pesquisas e há incertezas em relação a bolsa

Estabilidade, bom salário, mas problemas de empresas públicas

Técnico Administrativo IEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa oferece um ótimo salário, estabilidade, bônus por tempo de empresa, VA e VT com ótimos valores, oportunidades para cursos interessantes para funcionários, inclusive cursos de idiomas.

Contras: A empresa não possui plano de carreira e nem possibilidade de ascensão, como toda empresa pública. Não têm plano de saúde (é contratado à parte e é caro), o auxílio transporte é por um cálculo baseado no salário (não cobre os custos) e ambiente de trabalho hostil do funcionalismo público.

Conselhos para presidência: Parar de sacrificar os somente os funcionários administrativos em qualquer crise que a USP tenha, colocar pessoas competentes na gerência dos setores (e não só nomear quem mais favorece seus planos).

Estável

Técnico AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Estabilidade, boa remuneração, maior que o praticado no mercado atual, benefícios como vale alimentação e refeição, auxílio odontológico e assistência médica.

Contras: Muita burocracia, quadro de funcionários desmotivado e acomodado, dificuldade em implantar inovações e otimização, muitos cargos de chefia e benefícios incorporados por tempo de trabalho e não por desempenho.

Excelente local de trabalho

Técnico Administrativo

Prós: Ambiente de trabalho, salário é um pouco acima do mercado e os benefícios são bons. Existem cursos de idiomas e de aperfeiçoamento profissional, mas eles não são oferecidos com frequência.

Contras: Algumas chefias ruins, pessoal da antiga geralmente parados no tempo, mas há exceções! Não há plano de saúde para os funcionários, somente o Hospital Universitário, que infelizmente não supre a demanda e não serve para quem mora longe do local de trabalho.

Conselhos para presidência: Melhorar o relacionamento com os funcionários, pois a atenção é muito maior com os professores.

Professor

Prós: A Universidade de Sao Paulo permite liberdade da atuação de seus docentes, que podem dedicar praticamente todo o seu tempo à atividade principal de um professor universitário: a pesquisa.

Contras: Carrega os males tipicos de instituições publicas mal administradas e sem uma cultura excitante. Funcionarios desmotivados e preguiçosos (sobre os quais nao ha consequências) acabam minando a empolgacao da maioria.

Conselhos para presidência: Trazer professores estrangeiros em massa e fundar novos institutos, sem os vícios dos grupos locais. Dar autonomia para contratação de funcionários competentes e demissão de virus ambulantes.

Os melhores momentos de minha vida

Estudante

Prós: Muito reconhecida por sua qualidade de ensino, pesquisa e extensão universitária. Permitiu além do ensino de excelência, a oportunidade de trabalhos em equipe de pesquisa e intercâmbios.

Contras: O repasse de verbas de investimento poderiam ser maiores. Os laboratórios, salas de aula e espaços comuns construídos são de qualidade, mas em tamanhos inferiores à demanda.

Pode melhorar muito

Prós: Excelente infraestrutura, horários flexíveis, circulares facilitam o transporte até o metrô. Insituição muito renomada no mercado nacional e internacional

Contras: Falta de segurança, nenhum benefício para alunos de pós graduação, muita cobrança e pressão, curtos prazos, baixa remuneração, baixa qualidade de vida.

Pesquisa

Assistente de Pesquisa Pleno

Prós: Existe uma grande flexibilidade, podendo trabalhar de casa durante a semana. Estável, e com bastante aprendizado, sendo que ainda posso estudar. Inclusve aplicar para o dout

Contras: Baixa remuneração, apesar de ser compatível com o mercado de pesquisa. Porém, se comparado com o mercado financeiro fica bem aquém, sendo necessario fazer mais de um trabalho.

Razoável.

Estágio

Prós: Ambiente tranquilo e moderno. Não há muito trabalho e as pessoas são amistosas. Há flexibilidade nos horários e possibilidade de aprender bovas havilidades.

Contras: A remuneração é baixa em relação a iniciativa privada, porém é maior que a média dos estágios do setor público. O ônibus sempre está lotado.

Muito gratificante, mas extremamente injusto

Bolsista de Doutorado

São Carlos, SP

Prós: Trabalhar na academia é muito bom, mas não existe qualquer benefício que motive a permanência do estudante / profissional na carreira, nem ao menos um reajuste salarial é promovido pelas instituições

Contras: Conforme mencionado anteriormente, não existe qualquer benefícios aos estudantes. Benefícios trabalhistas, reajustes salariais, na verdade muitos brasileiros nem reconhecem como uma atividade principal

Conselhos para presidência: Mais reconhecimentos aos estudantes / profissionais que atuam na universidade, tentar buscar novas fontes de fomentos para garantir a longevidade do aluno na academia

Universidade de São Paulo (USP)

Descrição:A Universidade de São Paulo (USP) é uma das três universidades públicas mantidas pelo governo do estado brasileiro de São Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais prestigiada do país, da Ibero-América e uma das mais prestigiadas do mundo. A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina, com aproximadamente 88 000 alunos matriculados. Ela possui doze campi, quatro deles em São Paulo11 (o campus principal é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira). Há campi nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Santos, Ribeirão Preto e dois em São Carlos. A USP está envolvida no ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento.