Como é trabalhar na Universidade de São Paulo (USP)?

Me sinto capacitada

Auxiliar de Serviços Gerais/Auxiliar de ConferenteEx-funcionário, saiu em 2006

Prós: Otima a empresa trata o funcionário com respeito e isso faz com que o funcionário trabalhe satisfeito a fim de ajudar a empresa a ter um crescimento

Contras: Não tenho nada contra a empresa pois o tempo que trabalhei me senti satisfeita não tive nenhum problema que não fosse resolvido de forma justa

Conselhos para presidência: Trabalhar com dedicação

Ótima.

Professor

Prós: Bom ambiente de trabalho dentro de minha empresa. Adoro trabalhar aqui e me sinto super, hiper, mega valorizado dentro de minha função, cargo e competência.

Contras: Acho ruim o fato de que, às vezes, o estacionamento, lugar onde guardamos nossos os carros, fica lotadíssimo, cheinho mesmo, de verdade, mas fora isso, nenhum outro problema.

Contador

Prós: Estabilidade, inovação, flexibilidade, acesso ao conhecimento genuíno, possibilidade de desenvolvimento cognitivo, bons relacionamentos com pessoal do alto escalão

Contras: Processos de trabalho morosos, falta de avaliação dos servidores, falta de reajuste salarial, funcionários antigos e desmotivados e plano de carreira

Conselhos para presidência: Valorização dos servidores

Aumentar o valor da bolsa

Bolsista

São Carlos, SP

Prós: Muito legal trabalhar com pesquisas na Universidade e ter a oportunidade de estar em contato com diversos pesquisadores e ambiente acadêmico

Contras: Infelizmente o valor da bolsa não condiz com o mesmo poder de compra de mercado quando a mesma foi modificada em 2013.deveria ser acompanhada fe

A falta de verba compromete as pesquisas

Aluno Pesquisador

Prós: Bom lugar para ensino e aprendizado, alguns laboratórios bons, pois além da verba pública, há também ajuda das verbas privadas que querem pesquisas para seus produtos.

Contras: As pesquisas ficam comprometida pela falta de verba, a bolsa para a IC e pós graduados precisam ser revisadas, valores estão congelados por muito tempo e não há beneficio nenhum.

Iniciação na USP

Iniciação Científica

Prós: A universidade de São Paulo é reconhecida pela sua excelência em pesquisa, ensino e extensão. Fazer uma iniciação científica nessa instituição é algo privilegiado.

Contras: Associar pesquisa e ensino não é fácil em algumas faculdades, como engenharia, matemática, medicina. Assim, cabe ao aluno saber conciliar essas atividades.

Estagio universidade publica

São Carlos, SP

Prós: Trabalhar com um professor orientando e com um projeto que tenho interesse em seguir carreira. Soube desde o inicio tudo o que iria fazer durante o ano de contrato

Contras: Salario muito baixo, e alem disso so pagam o auxilio vale transporte pois e obrigatorio, nem um beneficio como vale refeiçao no restaurante universitario

Bolsista de MestradoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Possibilidade de conhecer pesquisadores de grande renome e acesso possível acesso a um grande acervo de dados e projetos científicos, além da faculdade contar com um pouco mais de renda que as demais faculdades públicas do Estado.

Contras: Ser bolsista de pós-graduação significa viver de um valor irrisório, sem direitos trabalhistas, sem bônus, sem férias ou feriado. Significa estar trabalhando em regime de dedicação exclusiva para um projeto cujo resultado não depende apenas dos seus experimentos, mas da boa, e na maioria das vezes má vontade, daqueles que , pelo menos em teoria, deveria te auxiliar. De técnicos que se recusam a fazer os procedimentos para os quais foram contratados à orientadores que não vão discutir seus resultados ao menos uma vez, uma grande escala de falhas, conchavos e perda de tempo se constrói e mantém a estrutura atual da pós-graduação nessa universidade.

Conselhos para presidência: Implantar um sistema de cobrança por resultados aos docentes que também trabalham com pesquisa, não apenas com relação às suas pesquisas, que precisam sair do círculo vicioso de repetições de projetos, repetição ideias e a manutenção de um círculo muito pequeno de colaborações , mas também com relação à dedicação que não demonstram quando entram numa sala de aula.

Um dos melhores lugares para se fazer pesquisa no Brasil

Pós-Doutorando

Ribeirão Preto, SP

Prós: Depende do seu laboratório. Alguns sao mais saudáveis e equilibrados, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e um dos melhores locais para fazer pesquisa no Brasil. Em Ribeirão Preto, o campus é muito tranquilo.

Contras: A mentalidade de algumas pessoas, que é muito passiva e egoísta. Falta previsibilidade por parte do governo para investimentos em pesquisa (isso nao é um ponto negativo da universidade em sim).

Instituição pública, alto nível intelectual.

Doutorando

Prós: Ambiente arborizado. A empresa possui pessoas de alto nível intelectual. Boas oportunidades para estudar, adquirir títulos acadêmicos e fomento para pesquisa;

Contras: Instituto público, não há aumento de salário faz tempo (bolsa), não há local para descanso dos funcionários. Não há boas lanchonetes ao redor, tudo é bem caro.

Universidade de São Paulo (USP)

Descrição:A Universidade de São Paulo (USP) é uma das três universidades públicas mantidas pelo governo do estado brasileiro de São Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais prestigiada do país, da Ibero-América e uma das mais prestigiadas do mundo. A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina, com aproximadamente 88 000 alunos matriculados. Ela possui doze campi, quatro deles em São Paulo11 (o campus principal é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira). Há campi nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Santos, Ribeirão Preto e dois em São Carlos. A USP está envolvida no ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento.