Como é trabalhar na Universidade de São Paulo (USP)?

Bom local

Bolsista de Mestrado

Piracicaba, SP

Prós: Oportunidade de aprendizagem. A universidade apresenta diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional, além de ser um ótimo lugar para se fazer contatos.

Contras: baixo salário. O salário é baixo, porém A universidade apresenta diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional, além de ser um ótimo lugar para se fazer contatos.

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Iniciação Científica é um ótimo começo para qualquer graduando, pois você se insere num campo totalmente novo, o acadêmico de pesquisas, e te abre novas portas de oportunidades!

Contras: Infelizmente a pesquisa no Brasil ainda não é muito reconhecida, a bolsa auxílio é muito pouco e esse é o principal motivo de muitos desistirem.

Veridica

Professor Universitário

Prós: Liberdade para trabalhar e pesquisar: e possivel desenvolvsr estudos em varias areas e privilegiar as de maior interesse. Ha varios espacos para descansar: trabalhar no proprio ritmo

Contras: Salario menor comparado a privadas, falta em casos infraestrutura.Por varias vezes necessitei de materiais nao disponiveis na universidade. Tem melhorado.

Prós: Possibilidades de aprendizado, pesquisa e tecnologia. Intercâmbio com profissionais do exterior, pesquisadores de outras universidades e centros de pesquisa.

Contras: Por se tratar de uma universidade pública, a política é sempre pensar que o dinheiro deve vir na totalidade do governo. Não investe em parcerias privadas como ocorre em outros países.

Estagiário de Engenharia

Prós: Fiz estagio de analogico no programa ci brasil, os instrutores sao bons, a infrestrutura boa, vc tem os feriados nacionais livres alem de acceso a alguns beneficios usp

Contras: O salario nao cmpensa, o programa e de tempo integral, muito trabalho e relatorios, avaliacao focada nos relatorios nao no desenvolvimnto pessoal

Universidade renomada com muitos problemas internos

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ainda uma das Universidades mais conhecidas no Brasil e América Latina. É um ambiente onde você consegue fazer muitos contatos importantes para carreira acadêmica e aumentar muito o valor de seu currículo.

Contras: A falsa aparência de controle esconde muitos problemas internos. Há falta de investimento na área da pesquisa. Problemas como equipamentos velhos e quebrados, falta de reagentes e materiais básicos são frequentes. E para fazer a manutenção de qualquer coisa temos que suportar uma burocracia absurda! Muitos dos professores mais velhos possuem péssima didática e pouquíssima (se não nula) participação na orientação de seus alunos (iniciação, mestrado, doutorado etc). Muito diferente dos professores mais novos e engajados.

Ótimo para quem procura estabilidade, mas ruim para evolução profissional.

Técnico em Informática

Prós: Flexibilidade de horários, oportunidades de fazer novos cursos, baixo nível de stress, ambiente saudável e sem competitividade, estabilidade na carreira.

Contras: Progressão na carreira lenta, pouco estímulo de evolução, investimento em tecnologia baixo, gestão precária e retrógrada, salários abaixo do mercado.

técnico de bom nível

TécnicoEx-funcionário, saiu em 2017

Bauru, SP

Prós: bom clima de trabalho e benefícios.

Contras: pouco desafiador

Bom salário

SecretáriaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Um dos pontos positivos é a estabilidade no trabalho, visto ser função pública, mesmo sendo o funcionário contratado por regime de trabalho com base CLT.

Contras: Apesar de ser considerado um servidor público, o funcionário precisa passar por muitas etapas para ter progressão na carreira, além de passar por longo período de experiência.

Muito boa!

Bolsista de Iniciação Científica

Prós: Gosto de tudo na melhor universidade da América Latina e tenho muito orgulho dela. Produz muito conhecimento por meio de suas pesquisas e é referência em pesquisa internacionalmente.

Contras: Apenas a bolsa é baixa, mas é culpa do CNPq. A FAPESP paga melhor, ainda assim, para o tanto que muitos ICs trabalham (e publicam, como eu!!!) ainda é baixo o valor.

Universidade de São Paulo (USP)

Descrição:A Universidade de São Paulo (USP) é uma das três universidades públicas mantidas pelo governo do estado brasileiro de São Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais prestigiada do país, da Ibero-América e uma das mais prestigiadas do mundo. A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina, com aproximadamente 88 000 alunos matriculados. Ela possui doze campi, quatro deles em São Paulo11 (o campus principal é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira). Há campi nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Santos, Ribeirão Preto e dois em São Carlos. A USP está envolvida no ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento.