Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Universidade de São Paulo (USP)?

322 postagens (127 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.75
  • Remuneração e benefícios
    2.98
  • Oportunidade de carreira
    3.00
  • Cultura da empresa
    3.38
  • Qualidade de vida
    3.56

Recomendam a empresa a um amigo



  • Há mais de 2 anos

    O mundo se resume a um título .

    Ex-funcionário, saiu em 2014


    Prós: Conceito positivo no mercado , maior centro de pesquisas do Brasil, possui alguns funcionários de excelência , boa infraestrutura(FMUSP) .

    Contras: O conceito de iniciação cientifica é deturpado todos os dias quando sua função se resume a tarefas banais , tais como , realizar a limpeza de vidrarias , transferências bancárias , transporte de materiais , dentre outros . Alta burocracia dentro dos laboratórios , com dificuldade para aquisição de bolsa de fomento à pesquisa . Projetos que não são de sua preferência , com sacrifícios para a linha de pesquisa do laboratório . Não existe hierarquia bem definida e cada laboratório possui uma série de "regras" próprias .

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 3 anos

    Muda o Reitor, muda a política funcional e a carreira :(

    Técnico de Apoio Educativo

    São Paulo, SP


    Prós: Apesar do contrato CLT, a instituição pública na prática tem maior estabilidade; os salários são melhores do que a média para as funções que exigem menor qualificação; atualmente bons valores de benefícios e atendimento no Hospital Universitário; sindicato próprio independente (não governista); clube de práticas esportivas em alguns campi; ambiente acadêmico que propicia acesso à informação.

    Contras: Cultura institucional arcaica e não democrática (eu diria colonial, dependendo da unidade); plano de carreira instável e incerto; subaproveitamento e subvalorização das competências dos servidores; subestimação da importância das ditas "atividades meio" para o sucesso da Universidade por parte das gestões da Reitoria; planos de privatização.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 4 anos

    Instituição fora da realidade atual

    Funcionário

    São Paulo, SP


    Prós: Salário razoável.

    Contras: Cultura Organizacional baseada na rígida Hierarquia (como o Exército ou o Clero) e influência Política, Algo impensável nos dias atuais, onde conceitos colaborativos e flexíveis trazem resultados muito mais satisfatórios. Dificuldade ou inexistência de oportunidades para funcionários ingressantes desenvolver, acrescentar, criar novas concepções de trabalho (atividades, fluxos, ideias), voltados para o resultado e aprimoramento dos produtos e serviços desenvolvidos. Baixa ou inexistência de Gestão do Conhecimento na organização. Comunicação vertical e horizontal falha e com ruídos. Ambientes de trabalho desfavoráveis para o desempenho das atividades, tanto no que diz respeito ao ambiente físico (estrutura, tecnologia, etc), como no que tange a organização (organogramas, fluxogramas). Enfim, ao menos para os funcionários (que passam toda sua vida profissional aqui, diferente dos alunos), trata-se de uma instituição muito atrasada em relação aos atuais modos de produção e desenvolvimento. Mesmo que estes sejam o Ensino e a Pesquisa.

    Conselhos para presidência: Extinguir a política de cargos de confiança, ao menos, para Técnicos Administrativos de Nível Superior. Implantar a meritocracia por competência definitivamente. Respeitar o Know How do Funcionário ingressante. Limitar o tempo de ocupação de cargos de chefia (para maior rotatividade de pessoas na função), assim como é atualmente para reitor.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 2 anos

    Um excelente lugar para trabalhar.

    Professor

    São Carlos, SP


    Prós: Desafios, horarios flexíveis, estar em contato com novidades.

    Contras: Estrutura administrativa, ego dos colegas

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 3 anos

    Preconceito contra idade e eu como deficiênte físico além do Racismo contra negros

    Ex-funcionário, saiu em 2010

    São Paulo, SP


    Prós: Salário e Benefícios

    Contras: Cultura Organizacional baseada na rígida Hierarquia (como o Exército ou o Clero) e influência Política, Algo impensável nos dias atuais, onde conceitos colaborativos e flexíveis trazem resultados muito mais satisfatórios. Dificuldade ou inexistência de oportunidades para funcionários ingressantes desenvolver, acrescentar, criar novas concepções de trabalho (atividades, fluxos, ideias), voltados para o resultado e aprimoramento dos produtos e serviços desenvolvidos. Baixa ou inexistência de Gestão do Conhecimento na organização. Comunicação vertical e horizontal falha e com ruídos. Ambientes de trabalho desfavoráveis para o desempenho das atividades, tanto no que diz respeito ao ambiente físico (estrutura, tecnologia, etc), como no que tange a organização (organogramas, fluxogramas). Enfim, ao menos para os funcionários (que passam toda sua vida profissional aqui, diferente dos alunos), trata-se de uma instituição muito atrasada em relação aos atuais modos de produção e desenvolvimento. Mesmo que estes sejam o Ensino e a Pesquisa. Além de não respeitar as políticas dos governos Federal, Estadual e Municipal das pessoas com deficiência física. Falta de acessibilidade e políticas voltadas à igualdade

    Conselhos para presidência: Tem que mudar tudo,acabar com cargos de confiança, tirar professores de diretorias e colocar pessoas com conhecimento em gestão administrativa, financeira e de pessoas.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 1 ano

    Experiência somente

    Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2016

    São Paulo, SP


    Prós: Aprendizado constante, ajuda a sustentar a vida universitária. Também a possibilidade de saber fazer pesquisas científicas ajuda na vida em todos os campos.

    Contras: Salário baixo, professores que exploram os alunos como se fossem estagiários e fogem da função do aprendizado e os utilizam de maneira errônea

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 1 ano

    Má gestão e falta de procedimentos de trabalho.

    Engenheiro

    São Paulo, SP


    Prós: Estabilidade e contato com diferentes empresas, possibilidade de fazer mestrado e estudar.

    Contras: O edital tem todas as atribuições detalhadas do cargo, porém na prática 10% do que fazemos condiz com edital. Existem desvios de funções e uma sobrecarga enorme de serviços para algumas pessoas ao mesmo tempo que existem funcionários ociosos. Não existe um sistema de procedimentos bem distribuídos entre os funcionários. Cada um faz o que quer. Falta de interesse na gestão de pessoas e o plano de carreira existe apenas na teoria.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 3 anos

    Funcionalismo público em todos os sentidos. Poucos são gratificados como merecem.

    Técnico de Informática

    São Paulo, SP


    Prós: Estabilidade profissional e flexibilidade nos horários.

    Contras: Progressão de carreira não é justa, QI vem antes de mérito. Além disso, é muito demorada e não é garantida.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 2 meses

    USP, referência internacional mas presa num sistema hierárquico político terrível.

    Analista de Sistemas Sênior

    São Paulo, SP


    Prós: A USP tem um ótimo ambiente de trabalho, uma universidade de referência no mundo todo. Por ser um órgão do governo estadual, é extremamente estável.

    Contras: Há três anos sem reajustes salariais e sem plano de carreira no regimento, a chance de melhorias na carreira são próximos de zero. Além disto a parte política é essencial para quem quiser subir pois a carreira é extremamente vertical, se a sua função não é gerenciar, coordenar ou dirigir a chance de satisfação será pequena.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 10 meses

    Técnico Administrativo

    São Paulo, SP


    Prós: Não consigo enxergar nenhum ponto positivo nesse lugar.. infelizmente foi uma decepção trabalhar aqui, algo que me desmotivou muito profissionamente.

    Contras: Todos.. Funcinarios antigos concursados que não estão nem ai para as suas atividades, oq acaba sobrecarregando os novos.. muita politicagem, péssima administração, não oferece benefícios aos contratados clt..

    Conselhos para presidência: Criar um plano de carreira, uma reestruturação seria bem vinda


Informações da empresa

Universidade de São Paulo (USP)

Descrição:A Universidade de São Paulo (USP) é uma das três universidades públicas mantidas pelo governo do estado brasileiro de São Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais prestigiada do país, da Ibero-América e uma das mais prestigiadas do mundo. A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina, com aproximadamente 88 000 alunos matriculados. Ela possui doze campi, quatro deles em São Paulo11 (o campus principal é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira). Há campi nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Santos, Ribeirão Preto e dois em São Carlos. A USP está envolvida no ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento.

Site

RH: quer atrair bons talentos?