Como é trabalhar na Universidade de São Paulo (USP)?

O mundo se resume a um título .

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Conceito positivo no mercado , maior centro de pesquisas do Brasil, possui alguns funcionários de excelência , boa infraestrutura(FMUSP) .

Contras: O conceito de iniciação cientifica é deturpado todos os dias quando sua função se resume a tarefas banais , tais como , realizar a limpeza de vidrarias , transferências bancárias , transporte de materiais , dentre outros . Alta burocracia dentro dos laboratórios , com dificuldade para aquisição de bolsa de fomento à pesquisa . Projetos que não são de sua preferência , com sacrifícios para a linha de pesquisa do laboratório . Não existe hierarquia bem definida e cada laboratório possui uma série de "regras" próprias .

Muda o Reitor, muda a política funcional e a carreira :(

Técnico de Apoio Educativo

Prós: Apesar do contrato CLT, a instituição pública na prática tem maior estabilidade; os salários são melhores do que a média para as funções que exigem menor qualificação; atualmente bons valores de benefícios e atendimento no Hospital Universitário; sindicato próprio independente (não governista); clube de práticas esportivas em alguns campi; ambiente acadêmico que propicia acesso à informação.

Contras: Cultura institucional arcaica e não democrática (eu diria colonial, dependendo da unidade); plano de carreira instável e incerto; subaproveitamento e subvalorização das competências dos servidores; subestimação da importância das ditas "atividades meio" para o sucesso da Universidade por parte das gestões da Reitoria; planos de privatização.

Instituição fora da realidade atual

Prós: Salário razoável.

Conselhos para presidência: Extinguir a política de cargos de confiança, ao menos, para Técnicos Administrativos de Nível Superior. Implantar a meritocracia por competência definitivamente. Respeitar o Know How do Funcionário ingressante. Limitar o tempo de ocupação de cargos de chefia (para maior rotatividade de pessoas na função), assim como é atualmente para reitor.

Um excelente lugar para trabalhar.

Professor

São Carlos, SP

Prós: Desafios, horarios flexíveis, estar em contato com novidades.

Contras: Estrutura administrativa, ego dos colegas

Preconceito contra idade e eu como deficiênte físico além do Racismo contra negros

Ex-funcionário, saiu em 2010

Prós: Salário e Benefícios

Contras: Cultura Organizacional baseada na rígida Hierarquia (como o Exército ou o Clero) e influência Política, Algo impensável nos dias atuais, onde conceitos colaborativos e flexíveis trazem resultados muito mais satisfatórios. Dificuldade ou inexistência de oportunidades para funcionários ingressantes desenvolver, acrescentar, criar novas concepções de trabalho (atividades, fluxos, ideias), voltados para o resultado e aprimoramento dos produtos e serviços desenvolvidos. Baixa ou inexistência de Gestão do Conhecimento na organização. Comunicação vertical e horizontal falha e com ruídos. Ambientes de trabalho desfavoráveis para o desempenho das atividades, tanto no que diz respeito ao ambiente físico (estrutura, tecnologia, etc), como no que tange a organização (organogramas, fluxogramas). Enfim, ao menos para os funcionários (que passam toda sua vida profissional aqui, diferente dos alunos), trata-se de uma instituição muito atrasada em relação aos atuais modos de produção e desenvolvimento. Mesmo que estes sejam o Ensino e a Pesquisa. Além de não respeitar as políticas dos governos Federal, Estadual e Municipal das pessoas com deficiência física. Falta de acessibilidade e políticas voltadas à igualdade

Conselhos para presidência: Tem que mudar tudo,acabar com cargos de confiança, tirar professores de diretorias e colocar pessoas com conhecimento em gestão administrativa, financeira e de pessoas.

Experiência somente

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Aprendizado constante, ajuda a sustentar a vida universitária. Também a possibilidade de saber fazer pesquisas científicas ajuda na vida em todos os campos.

Contras: Salário baixo, professores que exploram os alunos como se fossem estagiários e fogem da função do aprendizado e os utilizam de maneira errônea

Má gestão e falta de procedimentos de trabalho.

Engenheiro

Prós: Estabilidade e contato com diferentes empresas, possibilidade de fazer mestrado e estudar.

Contras: O edital tem todas as atribuições detalhadas do cargo, porém na prática 10% do que fazemos condiz com edital. Existem desvios de funções e uma sobrecarga enorme de serviços para algumas pessoas ao mesmo tempo que existem funcionários ociosos. Não existe um sistema de procedimentos bem distribuídos entre os funcionários. Cada um faz o que quer. Falta de interesse na gestão de pessoas e o plano de carreira existe apenas na teoria.

Funcionalismo público em todos os sentidos. Poucos são gratificados como merecem.

Técnico de Informática

Prós: Estabilidade profissional e flexibilidade nos horários.

Contras: Progressão de carreira não é justa, QI vem antes de mérito. Além disso, é muito demorada e não é garantida.

Técnico Administrativo

Prós: Não consigo enxergar nenhum ponto positivo nesse lugar.. infelizmente foi uma decepção trabalhar aqui, algo que me desmotivou muito profissionamente.

Contras: Todos.. Funcinarios antigos concursados que não estão nem ai para as suas atividades, oq acaba sobrecarregando os novos.. muita politicagem, péssima administração, não oferece benefícios aos contratados clt..

Conselhos para presidência: Criar um plano de carreira, uma reestruturação seria bem vinda

Funcionalismo público não é para pessoas ambiciosas

Analista Administrativo

São Carlos, SP

Prós: Carga de trabalho moderada, estabilidade, ambiente de trabalho amistoso e colaborativo, possibilidade de se destaca facilmente no caso de boa entrega, pois, como todo funcionalismo público, há aqueles que não executam o trabalho como deveria.

Contras: Falta de critérios objetivos para progressão carreira, pouco desafiador, morosidade, Não há incentivo para entrega máxima, você indo bem ou mal não muda nada no fim do mês ou no curto/médio prazo.

Conselhos para presidência: Estruturar melhor o plano de progressão da carreira, assim aumentaria a motivação daqueles que são interessados.

Universidade de São Paulo (USP)

Descrição:A Universidade de São Paulo (USP) é uma das três universidades públicas mantidas pelo governo do estado brasileiro de São Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais prestigiada do país, da Ibero-América e uma das mais prestigiadas do mundo. A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina, com aproximadamente 88 000 alunos matriculados. Ela possui doze campi, quatro deles em São Paulo11 (o campus principal é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira). Há campi nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Santos, Ribeirão Preto e dois em São Carlos. A USP está envolvida no ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento.