Como é trabalhar na Universidade de São Paulo (USP)?

Pesquisa

Assistente de Pesquisa Pleno

Prós: Existe uma grande flexibilidade, podendo trabalhar de casa durante a semana. Estável, e com bastante aprendizado, sendo que ainda posso estudar. Inclusve aplicar para o dout

Contras: Baixa remuneração, apesar de ser compatível com o mercado de pesquisa. Porém, se comparado com o mercado financeiro fica bem aquém, sendo necessario fazer mais de um trabalho.

Razoável.

Estágio

Prós: Ambiente tranquilo e moderno. Não há muito trabalho e as pessoas são amistosas. Há flexibilidade nos horários e possibilidade de aprender bovas havilidades.

Contras: A remuneração é baixa em relação a iniciativa privada, porém é maior que a média dos estágios do setor público. O ônibus sempre está lotado.

Muito gratificante, mas extremamente injusto

Bolsista de Doutorado

São Carlos, SP

Prós: Trabalhar na academia é muito bom, mas não existe qualquer benefício que motive a permanência do estudante / profissional na carreira, nem ao menos um reajuste salarial é promovido pelas instituições

Contras: Conforme mencionado anteriormente, não existe qualquer benefícios aos estudantes. Benefícios trabalhistas, reajustes salariais, na verdade muitos brasileiros nem reconhecem como uma atividade principal

Conselhos para presidência: Mais reconhecimentos aos estudantes / profissionais que atuam na universidade, tentar buscar novas fontes de fomentos para garantir a longevidade do aluno na academia

Bom ambiente para aprendizagem e desenvolvimento de skills, mas remuneração baixa

Pesquisador

Prós: Flexibilidade de horários, ambiente internacional e muito educativo. A disponibilidade de bolsas de pesquisa é um pouco baixa, assim como a remuneração, mas a flexibilidade de horário é boa.

Contras: Amplos cortes no orçamento e baixas perspectivas para plano de carreira (acadêmica) tornam a academia um lugar onde talentos são acumulados mas não muito aplicados.

A estabilidade não é tudo.

Técnico Administrativo

Prós: Salário e estabilidade. Com a movimentação do mercado pouco se sente dentro das autarquias públicas, e paga-se em geral melhor que o mercado.

Contras: Estagnação e falta de mobilidade. Uma vez inserido no funcionalismo público vc pode exercer a mesma função por anos sem qualquer tipo de inovação ou novo aprendizado.

Conselhos para presidência: Estimular a inovação de carreira.

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2017

Piracicaba, SP

Prós: Excepcional universidade em sua área de atuação. Destaque para a área de agronomia, pela Esalq, em Piracicaba. Pesquisa de ponta. Uma das melhores mo mundo

Contras: Ambiente extremamente competitivo. Muitos professores sem comprometimento com a atuação em sala de aula ou orientação. Serviços administrativos

Bom, excelente ambiente de trabalho

Prós: Ambiente de trabalho, flexibilidade e oportunidades de aprendizado, bem como contato com diversas culturas e formas de ensino/pesquisa. Oportunidades de intercâmbio.

Contras: Todos os de praxe para uma instituição publica: ausência de plano de carreira, poucas oportunidades para novos professores. Pouca renovação do quadro.

Parece excelente, mas a única diferença é que aqui tem mais dinheiro

Bolsista de Doutorado

Ribeirão Preto, SP

Prós: O status da Universidade é o diferencial. E aqui tem mais dinheiro do que as outras IES (não quer dizer que tenha muito, só que está menos ruim).

Contras: Aqui o status e o ego acadêmico deixam a universidade com um ambiente inóspito e tóxico! O aluno de pós-graduação é pouco e tem pouca motivação. O ambiente fora da universidade tbm não está favorável.

Conselhos para presidência: Melhorar o relacionamento entre orientadores x alunos

Excelente universidade

Bolsista de Mestrado

Piracicaba, SP

Prós: Liberdade de pensamento e criação. Oportunidade de estabelecimento de formação de uma carreira sólida Excelentes professores e laboratórios. Em minha área de atuação a USP se classifica como o quinta melhor universidade do mundo, o que nos coloca em posição de igualdade com as melhores universidades do mundo

Contras: Valor das bolsas de cimentos fornecidas pelo governando estão com valores abaixo do mercado. Além disso baixa estabilidade financeira aliada a alta cobrança por resultados, torna oportunidade desanimar alguns alunos de permanecerem na vida acadêmica.

Mais positivo que negativo

Arquiteto

Prós: Local de trabalho agradável - campus universitário, alguns colegas, diversidade de projetos, equipe completa de projetos num mesmo local de trabalho.

Contras: chefes autoritários, falta de autonomia nas decisões, dificuldades de implantar sistemas de gestão de informações, dificuldade em implantar mudanças.

Conselhos para presidência: Investir em gestão de pessoas.

Universidade de São Paulo (USP)

Descrição:A Universidade de São Paulo (USP) é uma das três universidades públicas mantidas pelo governo do estado brasileiro de São Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais prestigiada do país, da Ibero-América e uma das mais prestigiadas do mundo. A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina, com aproximadamente 88 000 alunos matriculados. Ela possui doze campi, quatro deles em São Paulo11 (o campus principal é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira). Há campi nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Santos, Ribeirão Preto e dois em São Carlos. A USP está envolvida no ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento.